🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!
Como escolher o público certo para o seu negócio

Como escolher o público certo para o seu negócio?

Escolher o público certo para seu negócio, seja ele digital ou físico, é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Isso porque não adianta alocar verba para mídia, se você está investindo no público errado. É como indicar produtos de origem animal para vegetarianos. 

Entender seu público é fundamental para poder vender bem, criar campanhas direcionadas e entender como seu público fala e gosta de receber a comunicação, para que as vendas sejam melhor planejadas e criadas com objetivos. 

Não apenas pensando em campanhas, mas já entender o básico do seu público no planejamento geral do e-commerce é fundamental para entender o estilo do site, navegabilidade e até mesmo buscar formas de pagamentos mais atrativas. 

Então, como escolher o público certo para o seu negócio e como isso pode afetar diretamente as vendas e desempenho do negócio? 

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

Quem é a persona do seu negócio?

A persona do seu negócio é a cara da sua loja. Não precisa necessariamente ser uma celebridade ou famoso que vá ser contratado, mas sim, uma inspiração, a “cara da empresa”. 

Ao definir a persona do seu negócio, é interessante pensar em quem esta “cara da empresa” se comunica com. São com as classes ABC ou CDE? Qual o estilo dessa figura? É a mensagem que a empresa visa transmitir?

Como definir a persona do negócio?

Primeiro de tudo é entender qual produto você está vendendo e para quem pretende vender.

É preciso entender quem são as pessoas que a marca quer atingir, analisar a classe social que o preço do produto mira e entender os valores da marca.

O valor de venda dos seus produtos vai dizer bastante sobre a classe social para quem seu e-commerce vai vender.

As classes mais altas como A e B, tendem a gostar de coisas de estilo mais clean, cores frias que tragam um ar de modernidade.

Classes C e D tendem a se interessar por cores quentes e vivas.

Ou seja, vender um sapato, por exemplo, a um preço de R$150,00 ou maior significa que a classe social que vai tender a comprar seus produtos são as classes A e B, por isso os produtos precisam seguir a linha mais clean e na moda, que atendam os gostos desse público.

 Além disso, é preciso, também, pensar em quais situações seu produto pode encaixar na vida do consumidor.

Persona X Público – Alvo

Persona não é a mesma coisa que público-alvo.

O público-alvo é para quem seu e-commerce vai, ou pretende, vender os produtos. Aqui sim são as pessoas para quais o direcionamento precisa ser feito. Com o estudo de persona este processo fica mais completo, uma vez que é possível afunilar as campanhas e projetos. 

Vender online é sobre recomendar o produto certo, no momento certo e para a pessoa certa. E esse é o papel das campanhas: fazer testes, encontrar quem se interessa e oferecer produtos certos no momento certo. 

Aqui sim são os consumidores que você visa atingir, enquanto na persona são as pessoas “personalidade” do seu negócio. 

Como escolher o público para seu negócio?

A escolha do público varia muito com a proposta do seu negócio. 

Se são produtos de maior valor, se são necessidades ou simplesmente desejos de compra. Escolher o público para seu negócio é entender quem poderia comprar e porque gostariam de ter este produto. 

Como mencionei no começo do artigo, de pouco adianta oferecer produtos de origem animal à pessoas veganas. 

Pois dessa forma há apenas o desperdício de investimento em mídia e a taxa de abandono de carrinho fica demasiadamente alta. Entender seu público é fundamental para criação de estratégias não apenas de comunicação, mas visual também. 

Faça um estudo de público do seu negócio ou comece com pequenos testes. E-commerce é sobre testar o que pode dar certo. 

E fique atento às tendências que estão em constante mudança.