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Como um frete de qualidade impacta na sua loja virtual

Sempre que se fala em frete no e-commerce rapidamente associamos a entrega à figura de um grande vilão. Outros o consideram o maior desafio dos vendedores digitais. Porém, pouco se ouve sobre o potencial do transporte de encomendas de qualidade para alavancar um negócio.

Diferentemente de quem enxerga o frete apenas como uma dor de cabeça, o empreendedor que ver além pode transformar a dificuldade em uma oportunidade.

Continue esta leitura e iremos mostrar como você pode transformar seus envios no diferencial para colocar a sua loja virtual à frente da concorrência!

Faça do frete o seu aliado e não inimigo

Você sabia que o frete é responsável por 82,3% do abandono de carrinho? A informação da pesquisa E-commerce Trends, comprova a importância da entrega no fechamento do pedido. Principalmente, do preço. Mais do que isso, o dado da empresa de marketing, Rock Content, caracteriza um alerta: se o frete influencia na decisão de compra, então prepare-se para torná-lo um empurrão positivo.

Uma estratégia interessante pode ser investir na oferta de frete grátis. Entretanto, essa tática só pode ser colocada em prática com um planejamento detalhado das condições do benefício.

Claro que é inviável oferecer entrega gratuita em 100% das suas vendas. Seu faturamento jamais permitiria isso. Por outro lado, você pode determinar faixas que terão a isenção na taxa do envio, desde que a compra atinja determinado valor.

Um opção é estabelecer valores mínimos para os pedidos acima de R$ 200,00, por exemplo. A proposta é conceder essa oferta nos artigos de maior custo em seu e-commerce. Sabe o que é ainda melhor? Esta é apenas a primeira parte da tática. Você pode complementá-la oferecendo produtos relacionados aos já adicionados no carrinho e que, juntos, podem atingir o mínimo para ter o frete grátis.

Assim, podemos reduzir a chance do cliente desistir daquela compra por achar o frete caro. Isso sem falar em outra ótima consequência: o aumento do ticket médio. Afinal, o frete será um incentivo não só para comprar em sua loja, mas para gastar mais em suas páginas!

Aposte na qualidade para fidelizar clientes

Uma das grandes reclamações do público são entregas atrasadas. Portanto, os vendedores que agradarem neste quesito, não vão apenas se livrar de ter que responder a um cliente irritado. Serão reconhecidos pela agilidade em enviar o pedido até o destinatário.

Para isso, você precisa, obviamente, contar com opções variadas de transporte. Estar um passo à frente com uma estratégia clara e definida para reduzir possíveis problemas logísticos também vale a pena.

Imagine-se diante de uma paralisação dos Correios ou, uma nova greve dos caminhoneiros. Se você não estiver preparado para oferecer alternativas que evitem ou, no mínimo, minimizem a chance de atrasos, será um problema.

Certamente o consumidor irá lembrar da loja em que ele comprou um artigo que chegou atrasado durante algum bloqueio nos transportes. E sinceramente, será o seu e-commerce que ele terá em mente quando recordar do episódio do produto que demorou a chegar.

Evite transtornos e ganhe a confiança do público que verá você como um lojista que se superou na entrega. Ou seja, se durante um período conturbado, sua loja virtual manteve o prazo, é porque vale comprar nela!

O mesmo vale para momentos de aquecimento das vendas, como datas comemorativas, principalmente Black Friday e Natal. Inclusive, vamos aproveitar para falar mais sobre essa área a seguir.

Prepare-se para as grandes datas do calendário varejista

Datas comemorativas. Duas palavras que fazem brilhar o olho de qualquer lojista. E que requerem preparo antecipado para se ter sucesso, o que inclui o planejamento do frete.

A primeira coisa a se ter em mente é antecipar-se ao aumento da demanda. Afinal, lucrar mais exige se esforçar mais, não é mesmo? Saiba que o frete está entre os fatores essenciais para sua estratégia dar certo nas datas quentes do ano.

Sugerimos que você planeje com antecedência a logística de fretes para grandes eventos promocionais de todo o calendário. Se não for possível, pense pelo menos nos próximos e defina quais suas ações para manter a qualidade das entregas mesmo com a acentuação dos pedidos.

Comece com a avaliação dos pontos fracos e gargalos da sua política de transporte. Você utiliza uma única transportadora para enviar as mercadorias? Como garantir que os prazos de entrega serão mantidos mesmo com a intensificação das vendas? Estas são apenas algumas das perguntas que sua loja deve ter respondidas antes da chegada do aquecimento das vendas.

Encante com o Unboxing Experience

Outro diferencial relacionado às entregas é o Unboxing Experience. Basicamente, a expressão em inglês significa a experiência de desempacotar e vem crescendo no gosto do público. Entretanto, o que isso tem a ver com qualificar o seu frete? Tudo!

Imagine encontrar uma forma de encantar seu público com o frete. O Unboxing torna isso possível. Aposte em uma forma mais criativa para enviar seus produtos e torne o seu frete memorável. Com um pouco de criatividade, suas entregas serão mais do que meros transportes de volumes. Serão um momento surpreendente!

Pode parecer exagero, mas não é necessário muito investimento financeiro para personalizar suas embalagens. Assim como as faixas de frete grátis, vale apostar em tipos de customização mais básicos como até mesmo um bilhete com o nome do destinatário agradecendo-o pela compra.

Se encontrar tempo para usar a técnica em todos os pedidos é inviável para sua loja, foque nas datas comemorativas. O Unboxing Experience sinaliza uma ótima opção para encantar na entrega do presente que será um mimo extra.

Procure condições de frete mais competitivas

Agora que você viu como o frete pode ser um aliado com alto impacto na sua loja virtual, vamos dar outra dica para otimizar esse processo: desenvolva uma gestão de fretes assertiva. Não deixe para pensar no transporte aleatoriamente, conforme cada pedido chega à sua loja.

Com a tecnologia Melhor Envio, fica mais fácil cotar frete com Correios e múltiplas transportadoras privadas. Compare rapidamente diferentes condições de entrega e gere a etiqueta de postagem mais vantajosa para sua loja e seu público.

Tenha alternativas para escolher as opções de envio realmente competitivas para o seu negócio! Visite o site e conheça as ferramentas disponíveis na solução de fretes.

Este conteúdo é um blog post e foi produzido por Andressa Barbosa, do Blog Melhor Envio.

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