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Destaque sua marca na Black Friday com o marketing de causa

Um dos maiores desafios das lojas durante a Black Friday é se destacar aos olhos do consumidor. Afinal, durante a data, todas as lojas estarão dedicadas a chamar a sua atenção com descontos imperdíveis. É claro que sua loja deve se dedicar e se planejar para ter boas ofertas, mas e se, além disso, você pudesse atrair visitantes para seu e-commerce por meio do marketing de causa? Ficou curioso(a) para saber mais sobre o tema? Confira o texto de hoje da Série Black Friday 2019.

O que é o marketing de causa?

O marketing de causa é a divulgação das ações de um negócio em prol de alguma questão cultural, social, ambiental etc. Esse tipo de estratégia é uma forma de agregar valor à sua marca, colaborando para causar um impacto positivo no mundo, e também criar um diferencial para a sua empresa, como veremos a seguir.

Por que o marketing de causa é importante?

Há dois motivos principais para uma marca apostar no marketing de causa. São eles:

1. Criar um diferencial para a sua empresa

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O primeiro é construir um diferencial competitivo no mercado. Ao direcionar uma parte dos seus recursos para uma causa, a marca passa a ser vista com outros olhos pelos seus consumidores. De fato, é o que aponta o estudo Edelman Earned Brand de 2018. Segundo os dados, 69% dos entrevistados afirmaram que compram ou boicotam um marca de acordo com sua associação a uma questão social ou política — e os compradores orientados por causa já são maioria em todas faixas etárias e de renda.

Ou seja, ter uma causa que combine com a marca pode ser um fator decisivo para atrair um cliente. Duas lojas podem oferecer o mesmo produto, mas faz mais sentido comprar naquela que — além de um produto e serviço de qualidade — apoia determinada causa.

2. Agregar valor e gerar impacto positivo

Na realidade de mundo em que vivemos hoje, não dá mais para uma marca ser apenas uma marca, apenas vender os seus produtos, apenas gerar lucro. É preciso que as empresas deixem a sua pegada positiva no mundo. Portanto, essas ações não são apenas para atrair clientes, e sim para criar um ambiente comercial mais consciente.

Por que o marketing de causa é importante na Black Friday?

Como mencionamos no início do texto, a Black Friday é uma época de disputa acirrada pela atenção do consumidor. Além de descontos imperdíveis, uma forma de chamar a atenção é apresentando ao consumidor as causas que a loja apoia. Ou seja, além de comprar o produto desejado por um preço vantajoso, o cliente ainda pode colaborar com uma causa.

E isso ultrapassa a Black Friday em si, pois o marketing de causa ajuda o negócio a construir um diferencial a longo prazo, fortalecendo a reputação da loja, fidelizando clientes e ganhando a preferência dos consumidores por muitas datas.

5 exemplos de ações de marketing de causa

Em termos práticos, alguns exemplos de ações de marketing de causa que podem ser realizadas pela loja são:

1. Uma compra = uma doação

A cada compra, um determinado valor ou porcentagem é doado para uma causa.

2. Produtos sociais

A compra de determinados produtos é parcial ou totalmente destinada para uma causa.

3. Produto comprado = produto doado

A cada produto comprado, um igual é doado para uma causa ou um público necessitado.

4. Valor adicional doado

Junto com a compra, o cliente pode adicionar um valor ou arrendondar o troco para destinar a uma causa.

5. Dia da doação

Todo o valor ou uma parcela do valor comprado em determinado dia é destinado a uma causa.

Conheça O Pólen

Para colocar em prática o marketing de causa de forma rápida e descomplicada, a nossa sugestão é contar com a solução O Pólen. A plataforma conecta lojistas a causas e possibilita que os clientes contribuam com alguma ação. Funciona assim: você escolhe duas causas que estão conectadas com o propósito da sua marca. Ao efetuar uma compra, o cliente escolhe uma delas para doar. Em seguida, O Pólen destina a doação selecionada às instituições e faz um trabalho de acompanhamento do conteúdo de transparência gerado pelas mesmas.

Fica fácil, rápido e descomplicado para o cliente, o lojista e a instituição. E há ainda mais uma vantagem: O Pólen é parceiro da Loja Integrada, simplificando o processo de associação da solução com a sua loja virtual. Conheça O Pólen!