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7 dicas de marketing para a campanha de Natal

Dezembro chegou e não tem quem não associe este mês com o Natal. Esta data é muito esperada pelos consumidores por se tratar de um momento de confraternização e alegria com familiares e amigos e também pelos presentes. Quem não gosta, não é mesmo? Para os lojistas, a data é a mais importante pois fomenta muito o comércio. A sua loja está preparada? Confira as 7 dicas de marketing para a campanha de Natal.

1. Adapte o seu layout

O layout da sua loja é a primeira coisa que o cliente repara quando entra nela. Adaptar o layout com um tema natalino é uma ótima forma de mostrar aos clientes que a loja está no clima de Natal e cheia de produtos para a data. Você pode mudar completamente o template da loja ou trabalhar com itens pontuais. Por exemplo: colocar um chapéu de Papai Noel no logo ou o bom velhinho usando os seus produtos no banner principal. Apenas tome cuidado para não inserir itens demais e acabar carregando muito o site. Isso pode fazer com que ele fique muito lento e atrapalhe a sua usabilidade e navegabilidade.

2. Aprimore o momento de desembalar o presente

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Um dos momentos mais esperados no Natal é o de abrir os presentes. Aproveite esse fato para tornar esta hora ainda mais especial. Como? Uma sugestão bacana é colocar um cartão escrito à mão desejando boas festas para o cliente e sua família. Outra ideia legal é enviar, junto com o produto, um brinde natalino ou uma porção de bolachas típicas.

3. Cupons e condições especiais

Uma sacada de marketing para a campanha de Natal é oferecer cupons de desconto ou condições especiais de entrega. Para o primeiro, confirme se os descontos não comprometerão o lucro da loja. Para o segundo, confirme com o operador logístico se é possível. Do contrário, gerará frustração e reclamação por parte dos clientes.

4. Pense em quem vai presentear

Como a maioria dos clientes estará comprando para presentear outra pessoa, pense em todo o trajeto do presente e ofereça itens que podem facilitar para o cliente e tornar este momento mais especial e completo. Por exemplo, pacote de presente, embalagens especiais, cartões e outros elementos.

5. Ofereça a oportunidade de montagem de wishlist ou vale presente

Com a wishlist, o cliente pode escolher alguns itens e enviar para quem pretende presenteá-lo. Dessa forma, o compra-se o presente sem medo de errar. Além disso, o vale presente dá a segurança para o cliente comprar algo que pode ser trocado, posteriormente, por um objeto que o presenteado com certeza gostará.

6. Meça absolutamente tudo

Seja qual for a ação de marketing para a campanha de Natal que você escolher, meça tudo. Dessa forma, você poderá acompanhar como está sendo o resultado delas em tempo real e fazer os ajustes com o avião em voo, se preciso. Além disso, os números da campanha deste ano servirão de parâmetro para a campanha do ano seguinte. Com eles, você irá para a batalha muito mais preparado no Natal seguinte.

7. E depois do marketing para a campanha de Natal?

Como o Natal é uma época aquecida para o comércio e após a data ocorre um período de baixa nas compras, é comum que algumas lojas façam promoções para não deixar o fluxo de vendas cair tanto. Como é uma prática comum no mercado, os clientes até esperam que haja promoções após o Natal. Essa é uma tática interessante, pode ser estudada por você e aplicada, se for o caso.

Promoções, concursos e sorteios são outras boas opções de marketing para a campanha de Natal. O único cuidado que deve ser tomado é em relação ao lucro para verificar se a promoção não compromete o faturamento da loja.