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7 dicas para escolher um modelo de layout incrível

Sabe aquela frase “A primeira impressão é a que fica!”? Então, quando o assunto é loja virtual, ela é muito verdade. Isso porque assim que entrar em seu ecommerce o usuário precisa logo de cara encontrar motivos para continuar olhando. Uma das formas de fixar a atenção do usuário é oferecendo uma loja virtual com um ótimo layout.

Por ser uma etapa tão importante, é normal surgir algumas dúvidas no momento da escolha do seu layout. Mas estamos aqui para te ajudar a fazer essa escolha certeira e conquistar ótimos resultados.

Neste conteúdo você vai encontar dicas para escolher um layout incrível.

Para começar: o que é tema, layout ou template?

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O layout, tema ou template é um modelo pré-determinado de como ficará a sua loja virtual. Nele contém amostras de banners, categorias e produtos para você consiga visualizar a disposição de como ficará cada informação.

O tema pronto é excelente para quem deseja um visual atraente, elegante e com praticidade, pois não é necessário ter conhecimento de web design ou de programação para configurar o tema. Muito bom, né?

Vale lembrar, que o layout é somente o visual da loja, os cadastros de categorias, produtos e configurações em geral deverão ser feitos no painel da loja, e assim, elas serão refletidas automaticamente.

Em outras palavras, você vai precisar escolher o layout da sua loja virtual e depois que ele estiver nos trinques (seja criado por uma agência ou um modelo pronto), você vai precisar cadastrar as informações, como categoriais, produtos e demais configurações.

O layout certo da sua loja virtual faz a diferença?

Totalmente, principalmente em dois momentos:

  • Na atração do cliente. Uma loja visualmente bonita desperta no consumidor a vontade de conhecer mais a fundo a marca e seus produtos. Além disso, demonstra profissionalismo e passa credibilidade.
  • Na retenção do cliente. Um bom modelo de loja virtual contribui para uma boa experiência do usuário. Ele atua ativamente em itens como navegabilidade e usabilidade, possibilitando que o cliente encontre facilmente os produtos que procura, explore diferentes categorias e passe mais tempo no site.

Como escolher o melhor modelo para sua loja virtual?

Com tantas opções disponíveis, fica bem difícil saber qual é a ideal para a sua loja, não é mesmo? Confira abaixo as 7 dicas de itens a serem considerados ao escolher um modelo de loja virtual.

1. Design Responsivo

Se você viu um template que não possui a opção de design responsivo, já pode descartá-lo. Não ter um layout que se adapte a telas mobile não é uma opção. Segundo a 44ª edição do Webshoppers, cada vez mais os consumidores compram via mobile. Comparando 2021 com 2020 os resultados foram os seguintes:

  • Compras por celulares representaram mais da metade do faturamento total do ecommerce no Brasil;
  • O faturamento do mobile foi de 28,2 bi, um aumento de 28,4%;
  • Aumento de 8,7% e um total de 56,3 mi em número de pedido.

Além disso, o Google possui uma metodologia mobile-first index que posiciona primeiro a versão mobile dos sites nos seus resultados de busca. Portanto, busque templates que possuam versão mobile.

2. Estilo da sua loja

É claro que você pode fazer uma série de alterações no layout da sua loja se desejar. No entanto, para economizar seu tempo, o ideal é que você faça o menor número de mudanças possível. Então, busque aqueles templates que têm o estilo da sua loja virtual. Ou seja, que já combinam com o tipo de produto que você vende e com o público que pretende atingir.

Cada nicho necessita de recursos específicos, então escolha o tema com as principais funcionalidades para o seu negócio. O tema com o estilo da sua marca, com possibilidades de alterações das cores e banners, é muito mais fácil para atingir com maestria o seu público-alvo.

Muitas plataformas e agências possuem temas por tipo de negócio, produto ou finalidade.

3. Facilidade para editar

Certamente, por mais que o seu modelo combine com a sua loja, haverá itens para editar. Por exemplo: imagens, fontes e cores. O ideal é que você não precise dedicar muito tempo a esta tarefa. Por isso, foque naqueles templates que são fáceis de editar e que não exijam um grande conhecimento em web design para serem executados.

4. Imagem principal

Sabe a imagem de destaque da página inicial de uma loja virtual, o banner ou imagem estática— que é a primeira coisa que o consumidor vê quando abre o site? Dê bastante atenção a esse elemento, pois ele impactará a escolha do modelo de loja virtual.

Pode ser só uma imagem, uma imagem com texto, um slide com vários banners rotativos — o importante é que a mensagem seja clara e leve seu cliente para uma ação, preferencialmente a de compra. O vídeo pode ser uma opção também, mas ele demora mais para carregar sua página inicial, o que pode ser penalizado pelo Google ao te listar nas buscas orgânicas.

Uma boa ideia é visitar outros sites e lojas concorrentes para se inspirar e ver o que você consegue fazer melhor ou o que você pode evitar. Afinal, nem sempre o concorrente fará a coisa certa.

5. Barra de menu

A posição da barra de menu também impacta a escolha do modelo de loja virtual. O que funciona melhor para a sua loja? Um menu horizontal ou lateral? Você pode fazer testes com cada modelo e acompanhar o resultado no Analytics, por exemplo.

💡 Dica: recomenda-se que a barra de menu seja superior ou lateral, misturar as duas opções não é uma boa prática. Dê preferência para o menu superior na home e o lateral na página de produtos e categorias.

6. Posição do logo

Outro item a ser considerado é a posição do logotipo do seu negócio. Por exemplo, você quer que ele fique centralizado na página ou no canto superior?

💡 Dica: as boas práticas de layout recomendam que você deixe o logo alinhado à esquerda e o menu superior à sua direita. Dessa forma o logo não ocupa tanto espaço e o destaque fica para o menu de navegação do seu cliente.

7. Outras páginas

Por fim, lembre-se de que a sua loja virtual não contém apenas a Home (Página inicial). Analise todas as outras páginas disponíveis no modelo de loja virtual e confira se elas atendem às necessidades da sua marca.

Além disso, caso sinta que alguma informação ficou faltando, como as políticas de troca e devolução da sua loja, crie uma página extra para esse conteúdo. É uma ótima opção para deixar claro para seu cliente como funciona, antecipando caso ele tenha alguma dúvida. Sem contar, que o Google aprova lojas que tem suas políticas disponíveis para seus clientes.

💡 Dicas de ouro: Pontos de atenção para escolher o tema certo

  • Analise e estude os temas que mais lhe agradou, valide os pontos fracos e fortes e como pode impactar o seu cliente final;
  • Anote as referências de cada tema para conseguir eliminar os menos funcionais;
  • Priorize temas com possibilidades de alterações de cores, vitrines e funcionalidades, como: vídeo na home, banners entre seções, avaliações de clientes, timer de promoções e muito mais;
  • Nem sempre o tema com mais recursos que irá agregar valor, às vezes ele deixará a loja mais pesada e os recursos não são tão úteis para o seu nicho;
  • Lembre-se que seus clientes irão acessar de todos os dispositivos disponíveis, não foque somente no seu smartphone ou tamanho de tela do seu computador.

Na Loja Integrada, quais são as opções?

A gente sabe que o layout é super importante para uma loja virtual, por isso, a Loja Integrada oferece gratuitamente aos lojistas — independentemente do plano que possuam — várias facilidades na hora de escolher o seu template. Ao configurar o tema da loja, é possível escolher:

  • O tamanho do layout;
  • A disposição do logotipo;
  • A disposição dos itens da loja;
  • O lado em que a coluna lateral ficará;
  • O que exibir no menu superior;
  • As cores da loja;
  • O texto dos botões e a ação vinculada a cada um deles;
  • O estilo do tema;
  • O background;
  • As fontes;
  • A quantidade de produtos por linha;
  • A disposição das páginas de produtos e da vitrine;
  • E muito mais.

Com pouco investimento e com as possibilidades de alterações acima, você já tem opção de ter um layout padrão mais bonito e atraente para seu ecommerce. 

Pode ficar ainda melhor! Com o Layout Basic DevRocket você ainda ganha banners demonstrativos, sendo 3 full banners, 3 mini banners e 1 banner tarja, para alterar conforme desejar via .psd (arquivo Photoshop). 

O custo benefício é excelente para lojas iniciantes que desejam um visual clean e converta vendas.

3 opções de temas prontos para sua loja virtual

O modelo de tema Vip Moda, por exemplo, possui inúmeros recursos que agregam positivamente a sua loja virtual, ícones no menu, carrossel de categorias, timer régua, box de promoções, timer de produtos, WhatsApp nos produtos, selo pix, menu lateral no mobile e muito mais.

Perfeito para segmentos que precisam da funcionalidade tabela de medidas, o tema possui banners entre seções e consegue manter o foco nas promoções para que o cliente não perca nenhuma oferta, aumentando assim, o seu faturamento.

Outra sugestão inovadora e mais chamativa, é o tema Star. Ele tem o menu dropdown, possui dois produtos por linha no mobile, menu lateral no mobile e muitos banners. 

O box de promoções promove mais visibilidade aos produtos em ofertas, aumentando as vendas e proporcionando mais confiabilidade no consumidor final.

Mais clean e com foco na conversão de vendas, a linha de temas Flex proporciona banners entre seções, vídeo na home, depoimentos de clientes e muito mais beleza para a sua loja. Com possibilidade de alterar as cores do menu, barra topo, rodapé e newsletter separadamente, o Flex é de carregamento rápido, fácil configuração e perfeito para encantar novos consumidores.

Grande parte dos temas acompanham os banners prontos e para edição, assim, o custo benefício é claro, pois além do visual da loja, é possível adequar os banners para as suas informações e datas sazonais.

Agora que você já conhece todas as dicas para escolher o layout da sua loja virtual, você pode aproveitar 20% de desconto em todos os temas DevRocket com o cupom TEMASDEVROCKET20 e vender muito!

Aproveite também e baixe o pack de banners gratuitos para você aproveitar nas datas sazonais da sua loja virtual.

Agora que você já está por dentro de várias dicas para escolher o layout da sua loja virtual, que tal aprender a criar banners pro seu ecommerce? Confira o conteúdo que a gente criou pra te ajudar: Aprenda a criar banners para sua loja virtual.