🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!

Divulgando as novidades da sua loja virtual nas redes sociais

A criação das redes sociais transformou a maneira como as pessoas se comunicam, interagem e se relacionam. Essa transformação mudou também a forma como as pessoas interagem com as marcas, pois permitiu uma maior aproximação com o cliente, surgindo uma nova forma de fidelizar.

Para isso, os e-commerces devem alimentar e preservar esses canais – e uma das melhores forma é divulgar as novidades da sua loja virtual para manter os clientes interessados.

blog_topicos_redes-sociais0

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Só postar de vez em quando sobre os produtos da sua loja virtual não é a estratégia mais inteligente para manter seus clientes interessados – e atrair outros. Há algumas boas práticas que podem ser realizadas por qualquer loja virtual:

blog_topicos_redes-sociais1

Quando houver lançamento de um novo produto, aproveite para exibir detalhes ou pistas de como ele será para instigar o internauta, despertar sua curiosidade e mantê-lo animado para o dia do lançamento. Que tal lançar um teaser, um pequeno vídeo mostrando apenas algumas funcionalidades ou aspectos do seu produto?

blog_topicos_redes-sociais2

As redes sociais permitem um relacionamento muito mais próximo com o cliente. Aproveite esse fato para colher opiniões, realizar pesquisas rápidas para engajamento (por exemplo: você prefere que o próximo produto seja lançado em quais cores?) e escutar o feedback e as avaliações enviadas. Além disso, quando receber um comentário, uma avaliação ou uma mensagem com uma reclamação, encare isso como uma oportunidade de reverter a situação e fidelizar o cliente – ele quer ser ouvido e respondido! Ou seja, interaja com o seu cliente sempre que ele falar com você.

blog_topicos_redes-sociais3

Aproxime-se dos seus clientes, deixando de lado aquela postura corporativa e apresentando os bastidores da loja, os colaboradores, a produção, a história e testemunhos de clientes satisfeitos.

blog_topicos_redes-sociais4

Se você também tem uma loja física, utilize as redes sociais para divulgar as novidades da loja virtual e incentivar o check-in, pelo celular, no estabelecimento.

blog_topicos_redes-sociais5

Nos posts que fizer sobre um produto, insira o link direto deste produto na loja. Isso aumentará o tráfego para o e-commerce e as chances de conversão. Atenção: estamos falando do link direto do produto, e não do link da loja virtual. Isso seria muito genérico e faria o cliente clicar várias vezes até encontrar o produto em questão. Além disso, que tal lançar pequenas promoções relâmpago para os seguidores do Instagram, por exemplo?

blog_topicos_redes-sociais6

Monitore o que está sendo falado sobre a sua marca – positiva ou negativamente – e mensure todas as ações que realizar para entender qual tipo de publicação traz mais retorno, quais precisam ser modificadas e quais não serão realizadas novamente.

blog_topicos_redes-sociais01

Existem várias redes sociais. Sua loja precisa estar presente em todas elas? Não necessariamente. Primeiro, verifique em quais redes sociais o seu público-alvo está presente. Ferramentas analíticas e pesquisas de campo ajudarão a fazer essa verificação. Após isso, avalie o tipo de cada rede social e quais recursos ela oferece para decidir qual combina mais para divulgar as novidades de sua loja virtual.

blog_topicos_redes-sociais7

Se você optar por esta rede social, não crie um perfil para a sua loja, mas sim uma fanpage. É ela que contém os recursos que são importantes para uma empresa. Por exemplo: link para o site, programação, mensuração de posts, insights e avaliações. Recentemente, o Facebook liberou uma atualização especial para e-commerce, com a qual é possível adicionar produtos para os internautas comprarem com mais facilidade. Saiba mais sobre a seção loja do Facebook.

blog_topicos_redes-sociais8

Com  gifs, imagens, links e textos, é possível promover sua loja. A interação com os clientes pede tempo real e linguagem direta, clara e descolada.

blog_topicos_redes-sociais9

Por priorizar a imagem e o vídeo, é ideal para empresas com forte apelo emocional. Use e abuse dos recursos visuais para divulgar a sua loja virtual, afinal, esse é um dos aspectos que mais chama a atenção dos internautas atualmente.

blog_topicos_redes-sociais10

Esta rede social é ideal para apresentar tutoriais, bastidores em detalhes e temas em que a loja é referência. Isto aumentará o engajamento e atrairá novos clientes. No começo, é possível ter vídeos mais simples em termos de equipamentos, produção e edição. No entanto, depois que o número de inscritos aumentar, é hora de investir.

blog_topicos_redes-sociais11

Queridinho do público jovem, o Snapchat é ótimo para trabalhar o engajamento com os clientes, apresentando lançamentos e o dia-a-dia da loja virtual.

Independente de qual rede social escolher, o importante é estar presente em algumas delas de forma ativa e frequente. De nada adianta querer estar em todas, se não tiver tempo hábil para, de fato, atualizar sua página, responder a comentários e interagir com o público de forma periódica.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o blog da Loja Integrada para ficar por dentro do mundo do e-commerce!