🔥 Conheça a Loja Integrada e comece a vender online hoje mesmo!
Ver Planos
encontrar fornecedores

Dicas para encontrar fornecedores de qualidade para sua loja virtual

Encontrar fornecedores pode parecer uma tarefa difícil. Mas com algumas dicas é possível fechar excelentes parcerias. Confira neste conteúdo!

O sucesso de uma loja virtual iniciante depende de vários fatores que merecem ser trazidos à tona. Dentre eles, encontrar fornecedores confiáveis e qualificados que atendam suas necessidades. Inclusive, este, pode ser um dos mais desafiadores.

A escolha de quais parceiros vão abastecer o estoque do seu ecommerce reflete na qualidade dos produtos, na experiência dos consumidores e na imagem que sua marca terá para novos clientes. Nesse sentido, encontrar fornecedores que não prezam por um bom serviço, você vai ter que lidar com dores de cabeça, como:

  • pagar custos extras;
  • ficar sem estoque;
  • receber avaliações negativas.

Portanto, confira abaixo dicas que vão te ajudar a encontrar fornecedores que realmente valham a pena, com preços acessíveis, bons produtos e comprometimento em relação aos prazos estabelecidos pela sua loja.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

7 dicas para encontrar fornecedores nota dez

Segundo dados da Neotrust, publicados pela revista Ecommerce Brasil, o ecommerce brasileiro alcançou seu faturamento recorde em 2021, mais de R$161 bilhões. Ou seja, um crescimento de 27% relacionado com o ano anterior. Além disso, projeções da pesquisa apontam que este número aumente para cerca de R$175 bilhões no ano de 2022.

Com os dados, é possível entender, o quanto o comércio online é promissor e cresce cada dia mais. No entanto, para destacar sua loja virtual em meio a tanta concorrência, você precisa se diferenciar e criar estratégias para gerar mais competitividade. E encontar fornecedores de qualidade pode ser um processo fundamental nessa jornada.

Prezar por um serviço de qualidade já é um bom começo para tornar seu ecommerce relevante, satisfazendo os clientes tanto com a qualidade do produto, como no processo de compra.

Isso envolve diretamente os fornecedores que abastecem seu estoque. Ainda que não pareça num primeiro momento, eles são determinantes para garantir o sucesso de uma venda. Aliás, a escolha destes profissionais influencia no ecommerce, inclusive, afetando sua reputação.

Como encontrar os melhores fornecedores para sua loja virtual

1. Conheça o produto

Antes de mais nada, nossa primeira dica é que você conheça os produtos que precisa de forma detalhada, tanto em qualidade, quanto no preço. Essa será a base utilizada para encontrar fornecedores bons para o seu negócio. Nesta etapa, você poderá analisar e desccartar produtos de baixa qualidade ou que estão com valores acima da média de mercado.

2. Faça uma pesquisa aprofundada no Google

Ao contrário do que muitos pensam, não basta jogar no Google “melhores fornecedores” e analisar os resultados da primeira página para encontrar fornecedores ideais para o que você precisa. É interessante pesquisar por diferentes termos relacionados com o seu nicho, para então mapear possíveis parcerias.

Por exemplo, em vez de pesquisar fornecedores de “x produto” ou “fornecedores de utensílios para casa e decoração”, você pode usar várias combinações de palavra-chave, como:

  • atacadistas para casa e decoração;
  • distribuidora de artigos para casa;
  • objetos de decoração para revender.

Inclusive, caso o segmento da sua loja virtual seja de casa e decoração, conteúdo completo sobre fornecedores de casa e decoração que irá te ajudar a encontrar bons fornecedores na área.

Outra dica legal para encontrar fornecedores no Google, é pesquisar por uma das palavras-chave e ir até o final da primeira página, até onde aparecem as pesquisas relacionadas. Lá você vai encontrar outras sugestões de pesquisas que o próprio Google dá. Por exemplo, a gente fez a pesquisa no Google usando a palavra-chave “atacadistas para casa e decoração”, aí lá no final da página de resultados apareceu as seguintes sugestões:

O ponto é: encontrar fornecedores bons no Google pode ser como procurar agulha no palheiro. Isso porque, são inúmeros prestadores deste tipo de serviço presentes na internet No entanto, é o modo como você pesquisa que vai dizer se você irá realmente encontrá-los ou não. Sendo assim, faça uma pesquisa bem aprofundada e tenha mais sucesso na sua busca.

3. Pesquise bons fornecedores em fóruns ou grupos de ecommerce

Você pode achar fornecedores de produtos para revenda em fóruns da internet ou em grupos nas mídias sociais de ecommerce, viu? Nessas plataformas, analise quais fornecedores receberam mais avaliações positivas, além de reviews escritos por clientes sobre o serviço prestado. Ainda que você não consiga encontrar o que procura, poderá conhecer algum site para achar bons fornecedores.

4. Vá em eventos do segmento

Outra dica é participar de eventos realizados para o seu segmento, seja workshops, palestras, conferências ou feiras, por exemplo. Lá você poderá encontrar um montante de fornecedores confiáveis, se aproximando de empreendedores do setor para compartilhar experiências e indicações ou falando diretamente com os fornecedores presentes no local. Como a maioria desses eventos são pagos, os profissionais que estão ali tendem a ser mais qualificados.

5. Fale com o fabricante

Você também pode falar diretamente com os fabricantes dos produtos necessários para sua loja virtual e encontrar bons fornecedores. Geralmente, eles possuem uma lista de fornecedores que distribuem seus produtos no atacado.

6. Procure fornecedores locais

Muitas vezes, você não vai precisar ir tão longe para encontrar fornecedores qualificados, pois eles podem estar na sua cidade. Procure por fornecedores locais. Com eles, você agiliza a entrega da sua mercadoria, além de reduzir os custos de logística. Sem contar que essa proximidade entre vocês torna a comunicação e resolução de eventuais problemas mais fáceis. Então, não deixe de buscar parcerias na sua cidade também, tá?

7. Peça indicações

Os empreendedores que você conhece também podem ajudá-lo na tarefa de encontrar os melhores fornecedores. Caso você não tenha muitos contatos, vale a pena investir no networking para receber boas recomendações, indo em eventos, como mencionamos anteriormente ou marcando um café com aqueles que conectam-se de alguma forma com a proposta da sua loja virtual.

✨ Dica bônus!

Em um dos eventos realizados pela Loja Integrada, Eliedson Jardim, lojista de sucesso e super especialista em vendas, deu um ótima dica para encontrar fornecedores.

Você pode comprar produtos similares ao que pretende vender, ou até materiais que vai precisar para criar o seu produto, e olhar nas especificações do produto as empresas responsáveis. Isso mesmo! Você pode olhar na etiqueta do produto o nome da empresa fornecedora e, as vezes, até as informações de contato.

A importância de uma comunicação assertiva para encontrar os melhores fornecedores

À medida que você consegue formar uma lista de possíveis fornecedores de qualidade, é importante conversar com os que se destacaram, para então definir quais serão contratados. Nessa etapa, sua comunicação precisará ser assertiva para extrair o máximo de informações relevantes de cada um.

Na conversa, é interessante destacar pelo menos três aspectos com os prováveis fornecedores da sua loja virtual como critério de escolha: qualidade de produto, preço e capacidade de entrega.

Qualidade

Um bom fornecedor preza pela qualidade nos produtos que ele oferece para revenda. Assim, solicite amostras da mercadoria para verificar se vale a pena contratá-lo.

Preço

O preço, por sua vez, também deve ser perguntado na conversa com o fornecedor, juntamente com as formas de pagamento disponibilizadas por ele. Alguns extrapolam o valor médio de seus produtos, assim como também podem ser inflexíveis nos meios de pagamento.

💡 A dica é: compare os preços dos produtos de cada potencial fornecedor da sua lista e a maneira de adquiri-los. Somente depois, escolha o que mais te agrada nesses aspectos ― sem perder a qualidade é claro.

Capacidade de entrega

De nada adianta ter um ótimo custo-benefício, se não há comprometimento por parte do fornecedor na entrega dos produtos. Por isso, não deixe de pontuar os prazos de entrega quando contatá-lo, pedindo provas sociais da satisfação de outros clientes com o seu serviço.

Além disso, vá direto ao ponto na interação com os fornecedores, sem rodeios para economizar seu tempo, e analise o atendimento como um todo, percebendo qual é sua expertise em relação aos produtos que tem. Tudo isso vai contribuir para você escolher excelentes fornecedores.

Vale pontuar que é importante você contar com mais de um parceiro. Porque caso aconteça algum problema que inviabilize a entrega das mercadorias, o funcionamento normal da sua loja virtual não será afetado.

Conclusão

De fato, encontrar os melhores fornecedores para sua loja virtual é um processo desafiador. Mas seguindo todas estas dicas da LI, é possível fechar excelentes parcerias, garantindo não só a qualidade dos seus produtos, mas uma experiência nota dez para os seus clientes.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e veja também o nosso conteúdo sobre como melhorar o atendimento do seu ecommerce com o Whatsapp!