🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

Gestão do negócio na Black Friday: saiba como um ERP pode te ajudar

O tão falado Sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP, é uma grande ajuda para os lojistas. Afinal, é ele que automatiza ações repetitivas e mecânicas, coleta informações para auxiliar na tomada de decisão do negócio e ajuda a traçar um panorama da situação financeira da empresa. O que é pouco explorado ainda é o uso da plataforma para a Black Friday — tanto para o planejamento da data, como para a execução, o pós-venda e a análise de resultados. Confira todos os benefícios do ERP para a Black Friday no texto de hoje!

O que é ERP?

A sigla vem de Enterprise Resource Planning que, em tradução livre, significa Planejamento de recursos corporativos, mas é mais conhecido como Sistema integrado de gestão empresarial. Os ERPs são softwares que coletam, armazenam e integram informações de diversas áreas da empresa com a finalidade de facilitar o gerenciamento, a análise dos números e a automação de certos processos.

Como o ERP pode ser usado para gestão empresarial e financeira na Black Friday?

Durante a Black Friday, o ERP tem um papel muito especial para ajudar as áreas de gestão e finanças. Confira abaixo alguns benefícios que a plataforma pode oferecer durante a Black Friday:

1. Controle de estoque

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Um dos maiores pesadelos do lojista durante a Black Friday é vender um produto que não consta em estoque. Isso pode gerar uma grande dor de cabeça. Além de correr atrás do produto e arcar com as consequências — inclusive financeiras — que este erro é capaz de causar, a loja pode ainda gerar uma frustração no cliente que pode reclamar para seus amigos e conhecidos, pessoalmente ou publicamente, nas redes sociais e em outros sites, impactando a reputação da loja.

2. Projeção de vendas

O ERP armazena as vendas e pode lhe fornecer informações para decidir quais e quantos produtos comprar para a Black Friday. Uma estimativa assertiva e baseada em dados vai ajudá-lo(a) a estimar com mais precisão e evitar o prejuízo de comprar produtos que não serão vendidos ou em quantidades excessivas.

3. Precificação

A precificação correta é o que viabiliza que o lojista não tenha prejuízo na hora de dar desconto. Com os dados do ERP, é possível analisar o custo do produto, seus tributos e outros gastos que participam da formação de preço para saber a margem de desconto que é possível oferecer na Black Friday.

4. Comunicação com o cliente

O ERP contém as informações de contato dos clientes para que você consiga enviar e-mails e mensagens a fim de divulgar as promoções da data.

5. Automação de processos

Com o aumento de pedidos, fica impraticável emitir manualmente cada Nota Fiscal e cada etiqueta de rastreio. O segredo está em usar um ERP para automatizar estes processos mecânicos e necessários para o envio do produto. Além de otimizar a mão de obra e o tempo, isso diminui as chances de erros.

6. Analise os resultados da Black Friday

O ERP fornece dados de vendas durante a Black Friday que, aliados às informações sobre as campanhas de marketing, possibilitam analisar os resultados que a data trouxe. Dessa forma, você poderá aprender o que repetir e o que aprimorar no ano seguinte.

Conheça o Bling

Gostou da lógica de um ERP? Quer implementar um na sua empresa? Nossa sugestão é que você conheça o Bling. O sistema deles:

  • emite Nota Fiscal rapidamente;

Você só vai precisar fazer a configuração uma única vez.

  • controla o seu estoque;

Você vai ter todos os produtos controlados e organizados.

  • gerencia as suas vendas;

Caso você trabalhe com envio de orçamentos e de comissionamentos, a plataforma faz todos os cálculos para você.

  • controla o fluxo de caixa, bem como as contas e o orçamento da loja;

Todas as finanças estarão organizadas para você não se perder nas contas.

  • cadastra clientes, fornecedores e vendedores;

Para que todos os contatos fiquem organizados.

  • possui integração com os Correios;

Para emitir as etiquetas de rastreio de forma prática e fácil.

  • envia e controla o recebimento de pagamentos por boleto;

         Facilitando a cobrança e gerenciamento de boletos bancários.

  • oferece certificado digital

        Proporcionando segurança e confiança.

E para fechar com chave de ouro, o Bling é parceiro da Loja Integrada, o que facilita ainda mais as instalações e configurações. Conheça o Bling!