Blog da Loja Integrada
como criar ótimos conteúdos para sua newsletter

Newsletter para e-commerce: crie conteúdos incríveis!

Uma das formas de comunicação que tem mais potencial para ser explorada é a newsletter para e-commerce. Não se trata de um simples e-mail marketing, mas de uma mensagem periódica bem estruturada e planejada especialmente para levar conteúdo de qualidade aos seus contatos.

Confira no texto de hoje como criar a sua estratégia de newsletter e nutrir o relacionamento com seus clientes!

O que é newsletter?

A newsletter é uma série de e-mails cujo maior objetivo é o relacionamento. A newsletter é enviada para os clientes e contatos do seu negócio que pediram para fazer parte do mailing

Importante: sempre envie e-mails para apenas para quem se inscreveu para receber novidades sua.

O conteúdo desse tipo de comunicação geralmente é informativo ou educativo, com curiosidades ou dados relevantes para o segmento em que o seu negócio atua.

Além de ser uma ótima forma de se tornar referência para as pessoas interessadas no seu ramo de mercado, a newsletter é uma oportunidade de manter contato frequente, nutrir a relação, aproximar-se dos consumidores e incentivar a conversão no seu e-commerce.

7 elementos de uma newsletter para e-commerce (e como trabalhar cada um)

Basicamente, a newsletter é composta pelos seguintes elementos:

1. Periodicidade

Envie a sua newsletter de forma periódica. Isso trará consistência para a sua estratégia, fazendo com que seu contato aguarde por sua mensagem.

Essa frequência de envio pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. A melhor forma de descobrir qual é a periodicidade ideal é testando ou mesmo dando a opção para o seu contato escolher ao se inscrever.

Analise algumas métricas, como taxa de abertura e/ou de clique, para ajustar melhor dia e horário para envio entre outros fatores.

2. Segmentação

É natural que haja diversos perfis de contato no seu mailing e é preferível que cada um deles receba o tipo de newsletter adequado.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de óculos escuros, pode ser interessante enviar uma newsletter falando sobre os cuidados de armazenamento e bom uso do produto para um cliente que comprou um óculos novo há poucos dias. Por outro lado, para o cliente que abandonou carrinho, dicas de como combinar o óculos com o seu estilo e/ou formato de rosto faz mais sentido, não é mesmo?

A segmentação na estratégia da newsletter é o que viabiliza a relevância dos conteúdos. Confira aqui algumas formas possíveis de segmentar o seu mailing.

3. Título/Assunto do e-mail

No título, que vai ser inserido no assunto do e-mail, é importante ser atrativo e direto. Você tem de 20 a 41 caracteres para cativas o usuário e incentivá-lo a abrir a mensagem. Desafiador, não é?

No texto Títulos que convertem: 5 estratégias para escrever os seus, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão.

4. Layout

O layout da newsletter de e-commerce tem grande impacto em quatro pontos:

• A forma como os elementos da mensagem são dispostos ajudam o leitor a seguir uma ordem lógica de leitura;
• O layout é uma oportunidade de expressar a identidade visual da marca;
• Cores e contrastes ajudam a dar destaque para a CTA e incentivar a ação desejada;
• Um layout responsivo permite a leitura do e-mail no formato mobile.

No texto Design de e-mail marketing: conquiste o destinatário, destacamos 12 elementos a serem trabalhados no layout da newsletter para e-commerce e duas dicas para escolher templates prontos — uma ótima opção para quem não quer ou não tem tempo para criar um modelo do zero.

5. Conteúdo

No elemento conteúdo, devemos levar em conta as informações que serão apresentadas para o seu público e o tipo de texto que pode ser veiculado.

Alguns exemplos de conteúdos são:

• Novidades da loja
• Promoções
• Apresentação de produtos
• Resumo ou trecho de posts para incentivar o leitor a visitar o blog
• Histórias da loja ou de uma coleção específica que está sendo desenvolvida
• Curiosidades sobre os colaboradores, parceiros ou fornecedores
• Novidades e informações sobre o mercado em que se atua
• Dicas de utilização dos produtos

Você pode elaborar uma estratégia de newsletter com um tipo ou uma combinação de diferentes tipos de conteúdo. Como mencionamos acima, é importante ter em mente a segmentação e a relevância dos conteúdos para cada perfil de público que compõe a sua base de contatos.

Na redação dos textos, é importante usar o tom de voz da marca. Como a newsletter para e-commerce é periódica, usar o mesmo estilo de linguagem trará uniformidade para a comunicação. Além disso, isso ajuda o usuário a se identificar com a marca.

6. Imagens, vídeos e GIFs

Imagens, vídeos e GIFs numa newsletter de e-commerce são importantes para:

• Dar equilíbrio para a mensagem. Um e-mail somente com grandes blocos de texto tem menos chance de ser lido
• Ajudar a complementar a mensagem
• Ilustrar o que se deseja transmitir com o conteúdo. Muitas vezes, apenas com texto é difícil expressarmos emoções, sentimentos e humor. Imagens, vídeos e GIFs ajudam a comunicar nossa mensagem em diferentes níveis

7. CTA

CTA é a sigla para Call To Action, que significa chamada para a ação. São botões, textos e links que indicam para o usuário o que deve ser feito em seguida. No caso da newsletter para e-commerce, pode ser um botão “Compre agora” em uma oferta de produto, “Leia o post completo” para um conteúdo do blog, “Saiba mais” para uma página de promoção na sua loja entre outros.

Quando enviamos uma mensagem, queremos que o usuário execute alguma ação, e não só abra o e-mail. Por isso, vale a pena conferir nossas dicas sobre como fazer uma boa chamada para ação.

Agora que você já sabe como criar uma campanha de newsletter para e-commerce incrível, aprimore ainda mais seus conhecimentos sobre o tema conferindo 7 dicas valiosas de como aproveitar ao máximo a newsletter para a sua loja.

Leia mais
dicas baratas para divulgar seu ecommerce - Loja Integrada

Artigo anterior

9 ideias práticas e baratas para divulgar seu negócio online!

Leia mais
Como gerar senso de urgência para o seu negócio já!

Próximo artigo

Como gerar senso de urgência para o seu negócio já!

Deixe seu comentário