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Como criar imagens para anúncios que convertem!

As imagens têm um valor muito importante para as lojas virtuais. São elas que ajudam a suprir a falta de alguns sentidos que só podem ser usados no mundo físico — como olfato, tato e paladar. No caso dos anúncios, além de ter esta mesma função, as imagens ajudam a comunicar algo de forma rápida e clara. No texto de hoje, vamos falar sobre como criar imagens para anúncios e otimizar os seus resultados.

Saiba como criar imagens para anúncios incríveis

Dica para não designers

Talvez a maior dificuldade em editar imagens esteja no fato de que a maior parte dos lojistas não é designer e (acha que) não tem aptidão para isso. É claro que o ideal seria contratar alguém profissional neste ramo para lhe auxiliar, mas sabemos que nem sempre o orçamento permite. Por isso, você deve ser capaz de fazer esses ajustes.

A dica para quem não é designer e quer criar imagens para anúncios é pesquisar. A pesquisa e o estudo serão transformadores. Quanto mais você buscar por referências e estratégias, mais terá um olhar treinado para aquilo que é harmônico e atraente.

Crie um local para armazenar e consultar suas imagens preferidas, selecione paletas de cores para a marca e para as categorias de produtos, estude posicionamento de objetos e luz. Todo este conhecimento lhe ajudará a criar anúncios de forma mais fácil e eficiente.

Além disso, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas — vamos falar sobre elas mais adiante neste post!

Como fazer imagens incríveis de forma simples

Abaixo separamos dicas práticas que podem lhe ajudar a criar imagens para anúncios atraentes e eficazes.

Use rostos
O olhar dos seres humanos são atraídos por outros olhares de outros seres humanos. Use imagens de rostos olhando para a câmera para criar um vínculo com o cliente.

Use fotos de pessoas com o seu produto
Isso ajudará os consumidores a compreender o uso e as dimensões do produto. Além disso, fica mais fácil criar um sentimento de identificação com a marca.

Use cores contrastantes
A imagem do seu anúncio precisa se destacar nos sites e redes sociais. Use cores contrastantes para chamar a atenção.

Use imagens que transmitam o benefício, e não o produto
Vamos supor que a sua loja venda sabonetes para o rosto. Este é o produto. O benefício entregue por ele é uma pele mais macia. Então, neste caso, uma aposta certeira seria a imagem de alguém acariciando o próprio rosto em vez de somente a foto do produto.

Ferramentas para lhe ajudar a criar imagens para anúncios

Há algumas ferramentas que podem ser muito úteis para criar imagens para anúncios. Elas podem lhe auxiliar em diferentes etapas. Abaixo, separamos algumas delas de acordo com suas principais funcionalidades.

Ferramentas para edição de imagens

1. Photoshop – a ferramenta mais completa e famosa para a edição de qualquer tipo de imagem.
2. Lightroom – recomendada para editar luz, cor, nitidez e outros elementos da imagem.
3. Illustrator – ideal para editar imagens em vetor, logos, ícones etc.
Essas três ferramentas são de propriedade da Adobe. Apesar de serem pagas (e terem um preço um pouco salgado), são completas. É necessário dedicação ou um treinamento específico para usá-las, se você tiver mais dificuldades, porém, é possível, sim, usá-las por quem não é designer ou um profissional da área.
4. Canva – ferramenta online com versão paga e gratuita. O Canva possui alguns modelos de templates prontos e permite edições básicas de imagens.
5. Pixlr – conta com a possibilidade de fazer ajustes de cor, corte, efeitos, filtros etc.

Loja de ícones, filtros, ilustrações e muito mais

Com estas lojas, você pode comprar itens prontos e não precisa criar tudo do zero. É uma mão na roda. Além disso, como são feitos por designers, os elementos podem dar um toque mais profissional ao seu layout.

1. Creative Market
2. Graphic River

Banco de imagens

Por fim, os bancos de imagens proporcionam facilidade, pois você não vai precisar tirar foto de todas as imagens que deseja para os anúncios. Alguns bancos com opções gratuitas e pagas são:

1. Unsplash
2. Pexels
3. Flickr
4. Free Pik

Regras para criar imagens para anúncios

Ao criar imagens para anúncios, é preciso respeitar algumas regras das plataformas que veicularão sua publicidade. São elas:

Facebook e a regra dos 20%

É comum que no anúncio se insira um texto, além da imagem. Para o Facebook, imagens com uma quantidade muito grande de texto deixam-na muito poluída. Por isso, antes de publicar o anúncio, a plataforma revisa todas as imagens e faz um alerta para aquelas que tenham mais de 20% do seu espaço ocupado por texto.

Há uma ferramenta do próprio Facebook para que as imagens sejam submetidas a uma análise prévia. Dessa forma, é possível verificar se a imagem tem ou não texto em mais de 20% do seu espaço. Se sim, você já pode fazer a adaptação antes de enviá-la com o anúncio.

É importante reforçar que esta regra serve para o texto que é escrito em cima da imagem, não para o texto que acompanha a descrição do anúncio nem o título.

Google

Como já abordamos aqui no blog, o Google prioriza muito os sites que entregam uma boa experiência online para os seus visitantes. Com os anúncios não é diferente. Se você criar imagens para anúncios que vão ser exibidos na plataforma do Google, invista em imagens responsivas. Ou seja, que serão bem exibidas tanto no desktop como em dispositivos móveis.

Tamanhos

Por fim, cada rede social possui um tamanho padrão de imagem. Respeite cada uma delas para que o seu anúncio ajuste-se perfeitamente. Os tamanhos de postagens do Instagram e Facebook são:

• Instagram
Quadrado
Resolução mínima (600 x 600 pixels)
Resolução máxima (1936 x 1936 pixels)

Paisagem
Resolução mínima (600 x 315 pixels)
Resolução máxima (1936 x 1936 pixels)

Vertical
Resolução mínima (600 x 750 pixels)
Resolução máxima (1936 x 1936 pixels)

Para vídeo
Quadrado – 1:1
Paisagem – 1.91:1
Vertical – 4:5

• Facebook
Depende do tipo de anúncio (imagem, carrossel canvas, multimídia etc). No site da Camila Porto, você consegue conferir com detalhes o tamanho de cada anúncio para Facebook.

Quando criamos um anúncio, lidamos com três principais elementos: texto, CTA (Call To Action) e imagem. No texto de hoje, focamos em criar imagens para anúncios. Agora, que tal saber mais sobre os anúncios para e-commerce de forma mais ampla?

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