🔥 Conheça a Loja Integrada e comece a vender online hoje mesmo!
Ver Planos
danfe-nfe-exemplo

Nota Fiscal Eletrônica e DANFE Simplificado: como cotar fretes com a Kangu facilita a impressão desses documentos

É comum que muitas pessoas, sejam lojistas ou consumidores, tenham dúvidas sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e do DANFE Simplificado e suas respectivas diferenças.

Nesse artigo, você encontrará, além das principais diferenças e importância desses documentos, a nova melhoria de produto da Kangu, plataforma de envios parceira da Loja Integrada, para a impressão do DANFE Simplificado junto da etiqueta.

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) consiste em um documento fiscal digital,  utilizada para registrar transações comerciais ou a prestação de serviços entre empresas e substitui a antiga nota fiscal em papel. Sua emissão, transmissão, recebimento e armazenamento são feitos de forma virtual.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

A adoção da NF-e simplifica os processos de emissão, recepção e armazenamento de documentos fiscais, reduz a burocracia, combate a sonegação fiscal e facilita o compartilhamento de informações entre os órgãos fiscais e os contribuintes. 

O documento é obrigatório para a maioria das empresas que realizam operações de venda de produtos ou prestação de serviços, sendo necessária a sua emissão e transmissão para a Secretaria da Fazenda antes da efetivação da transação comercial.

O que é o DANFE Simplificado?

DANFE Simplificado é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica Simplificado, sendo acompanhado de forma impressa da Nota Fiscal Eletrônica.

O DANFE Simplificado é a versão, como o próprio nome sugere, simplificada do DANFE tradicional e da NF-e. Ele também é utilizado para registrar a venda de mercadorias ou prestação de serviços.

É importante lembrar que o DANFE Simplificado não substitui o uso da Nota Fiscal Eletrônica por não ter a mesma validade jurídica (mais abaixo você pode conferir as diferenças entre ambos os documentos). Entretanto, ele dispensa o uso da nota fiscal no transporte da mercadoria. Este processo traz segurança para o envio, pois não possui as informações como nome e valor do produto expostas. 

Como ter um parceiro logístico pode automatizar  o processo de envio com a Nota Fiscal Eletrônica

Como ambos os documentos são essenciais no transporte de mercadorias, integrar os processos de emissão a uma plataforma de envios torna tudo mais simples. 

A Kangu, plataforma de envios e empresa do Mercado Livre, colabora com a integração logística destes documentos junto ao seu e-commerce. 

Além de ser uma plataforma completa de envios mais baratos e com postagem simplificada, integrar a Kangu ao seu negócio facilita os processos de emissão e impressão da Nota Fiscal, pois as informações de cada mercadoria são coletadas e emitidas automaticamente no DANFE Simplificado.

Integrar a Kangu aos envios do seu e-commerce e utilizar o DANFE Simplificado junto da etiqueta do pedido auxilia e muito no seu processo de envio de notas, com benefícios como:

  • Redução de falhas operacionais e tempo de gestão;
  • Economia no custo com impressão (em uma simulação de 1.000 envios, há uma economia de mais de R$ 100);
  • Segurança dos dados durante o transporte. 

Diferenças entre Nota Fiscal Eletrônica e DANFE Simplificado

Embora sejam documentos usados concomitantemente em algumas situações, eles possuem finalidades e características distintas. Vamos conferir algumas delas:

Validade jurídica

A NF-e é um documento fiscal eletrônico que possui validade jurídica, comprova a compra e a venda de mercadorias e substitui a nota fiscal em papel. Já o DANFE Simplificado não possui esta validade jurídica, sendo apenas uma representação gráfica simplificada da NF-e em papel, que acompanha o transporte da mercadoria. 

Finalidade

A Nota Fiscal Eletrônica é o documento fiscal principal utilizado nas operações de venda de mercadorias ou prestação de serviços. Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao realizar qualquer operação comercial, inclusive os microempreendedores individuais (MEIs), o microempreendedor (ME) e as empresas de pequeno porte (EPPs) – a exceção para o MEI é quando o consumidor for pessoa física. Por outro lado, o DANFE Simplificado é utilizado apenas para acompanhar o transporte da mercadoria, com informações essenciais para a fiscalização e controle do envio.

Armazenamento

A Nota Fiscal Eletrônica é armazenada em ambiente virtual pelo emitente, sendo mantida à disposição do Fisco, órgão federal que fiscaliza pessoas física e jurídica no que se refere a impostos, pelo prazo de geralmente cinco anos. O DANFE Simplificado também deve ser mantido pelo prazo determinado pela legislação fiscal, porém, apenas durante o transporte da mercadoria.

Emissão

A NF-e é emitida de maneira virtual por meio de software autorizado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado do emitente. O DANFE Simplificado, por sua vez, é gerado automaticamente após a autorização da NF-e, e deve ser impresso em papel A4, em uma única via, para acompanhar o transporte da mercadoria.

Conteúdo

A NF-e é um documento completo com todas as informações necessárias para a validade fiscal da transação, como dados do emitente e destinatário, descrição dos produtos ou serviços, valores, tributos, entre outros. O DANFE Simplificado se restringe a uma representação gráfica simplificada da NF-e, com informações resumidas como a chave de acesso, data de emissão, destinatário, produtos e valores.

Facilite seus envios com a Kangu

Conheça a solução logística da Kangu de emissão de etiqueta com DANFE Simplificado durante a cotação em lote e facilite os processos envolvendo esses documentos, essenciais para o transporte eficiente das suas mercadorias. Cadastre-se na Kangu e simplifique a logística do seu e-commerce!