🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

O que é PCP?

Uma coisa é certa: o setor de produção faz parte da espinha dorsal de qualquer negócio. É o funcionamento de cada uma das etapas da área que determina o nível de qualidade dos itens, rapidez da confecção e a economia no processo, por exemplo. Por isso, aprender o que é PCP é mais do que necessário.

Para que a operação do negócio seja realmente efetiva, você precisa ser estratégico. O trabalho tem que ser condizente com a quantidade de demanda, a tomada de decisão deve ser feita com base em informações concretas, a capacidade de produção ser o bastante, dentre outras coisas.

Entretanto, somente uma metodologia que favoreça essa organização pode otimizar os processos do setor de produção do negócio. De modo que, você alcance o máximo de eficiência possível. É aí que entra o PCP, um método consolidado capaz de melhorar consideravelmente sua produtividade.

Logo abaixo, vamos te mostrar exatamente o que é PCP, seus principais objetivos, quais benefícios a metodologia traz para o negócio e muito mais. Acredite: usando o PCP, você pode revolucionar sua área de produção e expandir seus resultados.

Tenha uma excelente leitura!

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

O que é PCP?

Então, vamos lá. O que é PCP? PCP (Plano de Controle de Produção) nada mais é do que uma metodologia de gestão operacional focada essencialmente no processo produtivo do empreendimento. Ela envolve cada etapa do setor em uma estrutura eficiente, resultando em melhor qualidade, velocidade e economia.

O conceito de PCP surgiu há bastante tempo, isto é, durante a Primeira Revolução Industrial no século 18. À medida que os primeiros teares foram criados e trabalhadores passaram a executar suas atividades nas fábricas em vez do próprio lar, planejar e controlar a produção tornou-se necessário.

Assim, o PCP começou a ganhar forma. No entanto, só foi aprimorado de forma significativa no início do século 20. Sobretudo, quando Henry Ford transformou a indústria de automóveis com sua metodologia de produção em massa, marcando a Segunda Revolução Industrial.

Perto da metade do século 20, na década de 40 precisamente, foi a vez do Toyotismo (Sistema Toyota de Produção) usar e refinar o PCP. A ideia era prezar pelo atendimento da demanda, mas ao mesmo tempo eliminar o estoque da gigante automobilística.

Na década de 90, os primeiros sistemas digitalizados de PCP começaram a ser desenvolvidos por meio dos computadores, dando origem para o que é PCP atualmente. E toda a tecnologia que temos à disposição agora tornou o conceito ainda mais robusto, eficaz e completo aos negócios.

Entenda a importância do PCP para os empreendimentos

Ao compreender o que é PCP, é hora de entender para que o conceito serve. Você já deve ter percebido que a confecção de produtos é um setor complexo da empresa. Desde a preparação da matéria-prima, até o acabamento final da fabricação, há várias etapas importantes para os resultados da operação.

Elas precisam ser organizadas e controladas de forma estratégica a todo momento. Caso contrário, o volume de produção, atendimento de demandas e equilíbrio financeiro do empreendimento, por exemplo, vão pelos ares. Em outras palavras, o desempenho geral do negócio não será nada satisfatório.

Neste contexto, dá para dizer que o setor de produção faz parte da espinha dorsal de qualquer empresa. Para dar certo, porém, é necessário planejamento, programação e controle. O que pode ser realidade por meio de uma metodologia consolidada como o PCP.

Esse conceito é capaz de estruturar cada uma das etapas do processo produtivo, tornando o setor do empreendimento muito mais organizado, eficaz e econômico. E, consequentemente, o negócio passa a ter resultados e relevância cada vez maiores.

Principais objetivos do PCP

A aplicação do PCP nos empreendimentos funciona a partir de quatro objetivos da metodologia, incluindo: planejar a produção, programar equipamentos e insumos necessários, estabelecer uma sequência precisa de atividades e monitorar cada etapa.

Planejar a produção

O primeiro objetivo que compõe o que é PCP, ou seja, planejar a produção, está relacionado à quantos produtos precisam ser confeccionados, considerando a demanda e prazos de entrega do negócio. A produtividade e necessidades de mercado da empresa precisam estar suficientemente alinhadas.

Sendo assim, o estoque não fica desbalanceado ao ponto de faltar produtos para levar até seus clientes, nem esborratado com itens que ainda não foram comprados. Você mantém um equilíbrio entre ambos, evitando qualquer problema na experiência dos consumidores e prejuízos financeiros.

Programar equipamentos e insumos necessários

Além de planejar a produção, programar os equipamentos e insumos necessários para cumpri-la é fundamental. Esse é o segundo objetivo que constitui o que é PCP. O desempenho do setor não será mesmo se não houver matéria-prima o bastante para carregar determinado maquinário, né?

Assim também, os responsáveis por manusear os insumos, usar os equipamentos e manter o nível de qualidade do processo produtivo precisam da devida atenção por parte da empresa. E o PCP delimita esses e outros pontos para melhorar a parte prática do trabalho.

Estabelecer uma sequência precisa de atividades

Ainda falando sobre programação no PCP, uma questão importante é a sequência das atividades. Cada uma das etapas tem que ser ordenadas de forma correta e precisa. Isso porque, um simples equívoco na prioridade de produção pode comprometer a qualidade do produto em questão.

Além disso, pode acontecer de produtos diferentes passarem pela mesma etapa, por exemplo. Neste caso, é necessário priorizar um item em detrimento do outro, considerando essencialmente a velocidade necessária para a confecção desses itens.

Monitorar cada etapa

Por último, mas não menos importante, o que é PCP tem como objetivo o monitoramento de cada fase que compõe o processo produtivo da empresa. Um setor só pode funcionar adequadamente e ser aprimorado, caso seja acompanhado de perto.

No PCP, isso é entendido muito bem. O funcionamento das máquinas, a performance dos colaboradores, atendimento de demandas, qualidade dos produtos, dentre outras coisas, são analisadas constantemente para garantir a eficiência da produção do empreendimento.

Quais são os benefícios de usar o PCP?

Dito isso, quais são os benefícios exatos de usar o conceito de PCP no seu empreendimento? Como a metodologia melhora sua eficiência operacional, organizando, controlando e otimizando todo o setor? É o que você vai descobrir mais abaixo. Dá uma olhadinha!

Qualidade dos produtos

Sem dúvidas, um dos principais diferenciais de uma empresa é a qualidade dos seus produtos. Ainda mais nos dias de hoje em que a exigência dos consumidores é muito mais alta do que em outros tempos. Ao implementar o que é PCP, você pode melhorá-la consideravelmente.

O planejamento geral, ordem de prioridade, preparação de recursos e monitoramento constante das atividades, por exemplo, resultam em itens com melhores acabamentos, conformidade e durabilidade. O que aumenta a percepção de valor dos clientes.

Melhora a tomada de decisão

A tomada de decisão de um negócio só pode ser precisa quando é feita com base em informações concretas, isto é, que se refletem na realidade do empreendimento. Nesse sentido, o PCP cumpre um papel essencial, pois reúne os dados mais relevantes ao monitorar constantemente o processo produtivo.

Inclusive, esse suporte à gestão estratégica da empresa facilita a identificação de eventuais falhas na área. Assim como, a promoção de soluções que não só resolvam o problema em questão, mas também torne sua produtividade ainda melhor.

Alinhamento entre produção e vendas

O volume de produção da empresa deve ser alinhado com o restante dos setores da empresa. Sobretudo, com a área de vendas, porque comercializar e fechar a venda de um item indisponível no estoque pode ser um verdadeiro tiro no pé do empreendimento, por exemplo.

Além disso, caso o volume de produção seja maior do que o necessário, o estoque vai ficar cheio de itens parados. O que pode causar prejuízo financeiro para o negócio. Porém, o alinhamento entre fabricação e vendas proporcionado pelo o que é PCP garante a você o estoque ideal e te livra de qualquer dor de cabeça.

Economia

À medida que você aplica o que é PCP no seu negócio, o processo produtivo fica muito mais econômico. Por ser organizado e monitorado estrategicamente, o setor tem menos perdas e desperdícios. Assim como, menos tempo de atividade, já que a eficiência no setor leva a uma produção mais veloz.

Em outras palavras, a estruturação que o PCP oferece para a produtividade do empreendimento pode melhorar a qualidade dos produtos, decisões e equilíbrio do estoque. Porém, ainda reduz o custo operacional do negócio, fazendo mais com menos.

Como introduzir o PCP no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é PCP e a importância, objetivos e vantagens da metodologia, é hora de você entender como introduzir o PCP no seu negócio. Isso pode ser feito em 6 etapas. Mas adiantamos que não é nenhum bicho de sete cabeças, viu? Desde que você tenha cautela, não será tão difícil fazê-lo.

1. Previsibilidade de demanda

O primeiro passo para introduzir o que é PCP no seu negócio diz respeito à previsibilidade de demanda. Trata-se do quanto o negócio precisa produzir de cada item à venda para atender os pedidos dos consumidores em determinado período.

Essa análise de demanda é bastante subjetiva. Ou seja, depende da realidade e momento de cada empresa. Então, você deve buscar informações históricas em relação às vendas do negócio e considerar a sazonalidade dos produtos para usar com base.

Além disso, perceba quais itens da esteira de produtos vendem mais e pense no estoque ideal para cada um. Com isso, é possível mensurar o volume de produção necessário e preparar os equipamentos, materiais e colaboradores para colocar as mãos na massa.

2. Capacidade produtiva

Às vezes, a previsibilidade de demanda do empreendimento pode ser maior do que sua capacidade produtiva. Por isso, o próximo passo para introduzir o que é PCP na sua empresa é verificar equipamentos, insumos e mão de obra humana para iniciar o trabalho.

Caso a capacidade de produção do negócio ainda seja insuficiente para atender a demanda prevista, você deve planejar os ajustes necessários para mudar esse cenário. Quais máquinas estão faltando? Quais matérias-primas devem ser adquiridas? Pensar nisso de forma antecipada faz toda a diferença.

3. PAP

PAP (Planejamento Agregado de Produção) é um plano usado dentro da aplicação do conceito PCP com objetivo de chegar na melhor estratégia de produção possível para o seu negócio. Ele considera informações relacionadas com a atividade do setor, como, por exemplo:

  • volume de produção;
  • insumos disponíveis;
  • estoque;
  • mão de obra;
  • logística.

Trata-se de um documento anual que dá uma visão macro sobre a preparação da empresa para lidar com a demanda prevista. Porém, é revisado e atualizado mensalmente para que qualquer decisão tomada seja feita de acordo com suas necessidades.

4. PMP

O PMP (Plano Mestre de Produção), por sua vez, é integrado em o que é PCP para ajudar a determinar como o plano de produção será feito no curto prazo. Ele envolve a análise e direcionamento de recursos para o atendimento da demanda de determinado período.

Diferente do PAP, o PMP é mais detalhado. Então, é um plano que considera vários detalhes importantes do processo produtivo, a exemplo de compra de materiais, encomendas feitas aos fornecedores, manutenção de máquinas e contratos de colaboradores.

5. PDP

Já o PDP (Programação Detalhada de Produção) é o documento que o PCP usa para detalhar toda a operação diária do empreendimento. Ele se baseia nos dados adquiridos com o PAP e PMP, buscando a máxima eficiência na cadeia de produção do negócio.

Para isso, o documento de PDP relata o sequenciamento das etapas de produção, geração e liberação de ordens, uso dos equipamentos e gestão dos materiais ao longo das atividades, por exemplo. O que dá para a empresa um grande poder de análise de desempenho.

6. Controle do processo produtivo

Periodicamente, o processo produtivo deve ser monitorado para que possa ser controlado e otimizado. Toda a base informacional trazida quando se introduz o que é PCP facilita essa tarefa. Você pode, por exemplo, identificar ou evitar gargalos no setor de produção sem praticamente nenhuma dificuldade.

Assim também, você consegue estabelecer prazos cada vez mais precisos, porque entende perfeitamente qual é a demanda e a capacidade para cumpri-la, tomando decisões a partir de dados que são um espelho da realidade do empreendimento.

Melhores ferramentas para usar no PCP

Se você quer deixar o que é PCP e o processo produtivo do seu empreendimento mais efetivo, precisa conhecer as melhores ferramentas de gestão disponíveis no mercado. Dentre as quais, destacamos: Six Sigma, Kanban e Kaizen. Entenda abaixo seus diferenciais!

Six Sigma

Six Sigma é uma ferramenta de gestão reconhecida mundo afora criada pela Motorola. Ela proporciona uma grande otimização do processo produtivo da empresa. Especialmente, melhorando a eficiência e economia da operação e a qualidade dos itens.

Para alcançar esse objetivo, o uso do Six Sigma é feito essencialmente com a intenção de identificar problemas, encontrar soluções e aplicar melhorias no setor de produção do negócio. Assim, a eficiência operacional aumenta e acontece uma redução de custos.

Kanban

Por sua vez, o Kanban é o sistema de gestão baseado no uso de cartões, colunas e quadros. Ele mostra um panorama geral das atividades do setor de produção da empresa, com mecanismos que sinalizam como anda o fluxo de trabalho para que você possa controlá-lo.

O funcionamento do Kanban é muito simples de entender. Os cartões correspondentes às atividades do negócio ficam em colunas que apontam seus status. Conforme uma etapa da produção termina, o cartão pode ser movido para a coluna seguinte, até que a tarefa seja totalmente concluída.

Kaizen

Sobre o Kaizen, o trabalho eficiente da equipe é o ponto central da filosofia. O objetivo é promover mudanças pequenas e progressivas no processo produtivo do empreendimento. Sobretudo, no que diz respeito à valorização dos recursos em geral, tanto materiais quanto humanos.

Sendo assim, a aplicação do Kaizen dentro do setor de produção pode ser exemplificado na eliminação de resíduos, liderança humanizada e troca de impressões por documentos digitais. Trata-se de usar os recursos que você tem mãos sem desperdícios.

Conclusão

E aí, aprendeu o que é PCP e como introduzi-lo no seu negócio? Esperamos que sim. Se você quer tornar o processo produtivo mais eficiente e econômico, não pode deixar de lado em hipótese alguma uma metodologia tão robusta e consolidada como o PCP.

Como vimos, os objetivos do PCP vão de encontro às principais necessidades do setor de produção e trazem vantagens únicas para otimizá-lo completamente. O que melhora de forma significativa os resultados e relevância do empreendimento, por ser uma área que faz parte de sua espinha dorsal.

Então, coloque o conceito de PCP em prática o quanto antes no seu negócio. O alto nível de produtividade que você tanto quer, está nessa metodologia de gestão. Ela estrutura cada etapa do setor com estratégia e harmonia. Com isso, pode impulsionar seus resultados como nenhuma outra.

Gostou deste conteúdo sobre o que é PCP? Bom demais, né? Veja também: 7 tendências de tecnologia para seu ecommerce!