Blog da Loja Integrada
mundo do ecommerce em abril 2021

O que rolou no mundo do ecommerce em abril

O mês passou voando e você não teve tempo de ver o que rolou no mundo do ecommerce em abril? Não se preocupe, a gente conta aqui!

Todo mês, a Loja Integrada prepara um post especial com as novidades que chegaram ao comércio online no mês anterior. Veja abaixo o que rolou em abril e fique de olho nas principais tendências para atualizar sua loja virtual!

Telegram permite pagamentos facilitados

O Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, maior concorrente atual do WhatsApp, lançou também sua funcionalidades de pagamentos dentro do próprio app. Mas essa não é bem uma novidade: o recurso já estava disponível no Telegram por meio de bots, antes mesmo do WhatsApp lançar o WhatsApp Pay.

No entanto, era um pouco trabalhoso para o usuário aceitar pagamentos utilizando os bots, fazendo o Telegram lançar agora uma atualização que permite fazer pagamentos em qualquer chat, diretamente.

No Brasil, o número de usuários do Telegram ainda é baixo se comparado ao do WhatsApp: o app está em 45% dos smartphones brasileiros, contra os 98% do aplicativo do Facebook, de acordo com dados do Panorama da Mobile Time e Opinion Box. Contudo, desde 2019, esse número vem crescendo na casa dos dois dígitos. Somando isso às diversas funcionalidades presentes no Telegram (e ausentes no WhatsApp), vale a pena ficar de olho no aplicativo!

Cresce comércio online de itens usados

A pesquisa “Brasil Digital: itens parados em casa”, encomendada pela OLX, mostrou que o brasileiro está usando cada dia mais a internet para vender itens de segunda mão. Não só isso, mas com a crise gerada pela pandemia, este tem sido um canal extra de renda para quem precisa.

De acordo com dados da pesquisa divulgados no E-commerce Brasil, 39% dos brasileiros já compraram um item usado pela internet — desses, 45% fizeram a primeira compra durante a pandemia. Os resultados da pesquisa mostraram que não só o comércio eletrônico de produtos novos foi impulsionado pela pandemia, como também o de usados.

Os números também podem indicar que o brasileiro está mais consciente sobre seus hábitos de consumo, e busca comprar produtos com uma melhor relação entre custo e benefício.

No entanto, os produtos novos ainda são os queridinhos de quem compra online. Segundo a pesquisa, quem comprou produtos novos pela internet o fez 14 vezes, contra apenas 7 vezes de quem comprou usados. Mas essa é mais uma tendência para ficar de olho nos próximos anos!

Acordo do Mercosul facilita operações de ecommerce

Mercosul: hora de aperfeiçoar - Agência CNI de Notícias

Um acordo entre os quatro países do bloco do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — vai facilitar o comércio eletrônico internacional. O acordo estabelece um marco jurídico comum para a comercialização de produtos pela internet entre os países do bloco.

Agora, empresas que prestam serviços digitais não precisam mais ter servidores instalados no país onde desejam prestar o serviço — por exemplo, uma empresa brasileira pode vender seu serviço para moradores da Argentina sem precisar ter um servidor instalado no nosso vizinho.

Outros pontos de destaque foram a legalização das assinaturas digitais para operações entre os países, o alinhamento das normas de proteção ao consumidor online e das normas de proteção dos dados pessoais.

Comércio eletrônico movimenta US$26,7 trilhões na pandemia

As medidas de distanciamento social têm acelerado a adoção do ecommerce. Um novo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD, comprovou exatamente isso.

Foram 26,7 trilhões de dólares comercializados desde o início da pandemia. A participação dos meios digitais no varejo também aumentou, passando de 16% em 2019 para 19% em 2020.

O relatório ainda mostrou que as empresas que mais se beneficiaram do período pandêmico foram aquelas que se dedicaram exclusivamente ao comércio online. A UNCTAD cita as gigantes Alibaba da China e Amazon dos EUA como exemplo desse movimento.

E aí, gostou de saber as novidades do mundo do ecommerce em abril? Fique de olho no nosso blog e saiba tudo sobre as principais tendências do comércio online!

Leia mais
Atendimento de loja virtual: como melhorar em tempos de isolamento?

Artigo anterior

Melhore o atendimento da loja virtual em tempos de isolamento

Leia mais
Lojista virtual usando máscara durante a pandemia, procurando por dicas de bem-estar

Próximo artigo

4 dicas de bem-estar para lojistas virtuais na pandemia

Deixe seu comentário