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O que são redes sociais e como usá-las para vender na internet?

Segundo dados do IBGE, mais de 180 milhões de brasileiros possuem acesso à internet, e é muito provável que os seus clientes estejam consumindo mais conteúdo online a cada dia!

E as redes sociais fazem tanto sucesso justamente porque são formadas por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns, ou seja, as pessoas que consomem conteúdos em redes sociais se sentem representadas e pertencentes àquele ecossistema!

É justamente por isso que existem tantas redes sociais ativas, e cada uma com um determinado foco, justamente para atrair e agradar diversos perfis de pessoas diferentes, com interesses e valores diferentes.

As redes sociais trazem muitas facilidades e benefícios para o seu negócio, como ter uma comunicação muito mais rápida, íntima e direta com o seu público. Diferente de apenas ter a sua loja física, em que as pessoas precisam ir até um ponto para conferir seu produto, nas redes sociais você não tem limites de alcance!

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Estamos falando de divulgar seus produtos e serviços para mais pessoas, pelo Brasil todo. Consegue perceber o quanto isso é poderoso? Estamos falando de zero limitações geográficas para vender. O que significa poder alcançar clientes do mundo todo e levar para todos os lugares do Brasil o conceito da sua marca.

Porém justamente porque cada rede social é feita de pessoas que se identificam com aquele ambiente, com o estilo de postagens, com a forma de consumir conteúdo em cada uma delas, é que é importante definir quais as melhores redes sociais para o seu negócio!

A verdade é que não existe uma resposta pronta para isso porque a questão aqui é que tudo gira em torno de conhecer a sua audiência e saber como e por onde ela se comunica. Se ela está em determinada rede social e consome conteúdos em determinada rede social, é lá que sua empresa precisa estar!

De qualquer forma, se você quer saber como vender mais pelas redes sociais, vou elencar aqui algumas opções que eu acho super interessantes para o seu negócio online.

Confira algumas redes sociais:

Pinterest

O Pinterest é uma rede social onde grande parte das pessoas buscam inspirações, é uma rede social focada no “futuro” porque ali as pessoas buscam inspirações para desejos que ainda irão se concretizar – uma inspiração de look, a decoração para a casa nova, a organização de algum ambiente, ideias para algum evento importante… Por este motivo, o Pinterest é uma excelente porta de entrada para que potenciais clientes encontrem sua loja e produtos quando estiverem procurando por novas inspirações para projetos que ainda irão desenvolver.

Com foco em imagens, essa rede social é uma espécie de “vitrine” para o seu negócio online. No Pinterest você consegue divulgar seus produtos para nichos específicos e para pessoas que realmente procuram o que você busca.

Por exemplo, se você vende roupas para festas, colocá-las no Pinterest é uma estratégia interessante porque as pessoas buscarão por inspirações de looks para festas das quais ainda irão participar!

Instagram

O queridinho dos famosos, dos influenciadores… e dos empreendedores! O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo. Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas usando o aplicativo todos os dias.

Começou como uma rede social mais pessoal, mas a proposta do Instagram está cada vez mais voltada para empreendedores e negócios, principalmente com as funcionalidades como o Instagram Shopping e com o tráfego pago.

Além dos milhões de acessos diários e de funcionar também como uma vitrine para a sua loja, o Instagram é um espaço para você alcançar mais clientes e transmitir a o seu posicionamento de marca para a audiência que você deseja atingir. O Instagram é a rede social que representa o presente, o que está acontecendo hoje, agora, no seu negócio, e ter um negócio extremamente ativo nessa rede social gera conexão com a audiência e bastante credibilidade. Saber aproveitar todas as funcionalidades do aplicativo para atrair mais clientes, engajar com essas pessoas e gerar vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa da atualidade.

Facebook

O Facebook, assim como o Instagram, é uma das redes sociais mais utilizadas por negócios e marcas. Entre suas funcionalidades, a plataforma também busca facilitar o processo de compra para os usuários – e venda para os lojistas. Além de tornar a interação muito simples.

Com a facilidade de comprar dentro do próprio Facebook, criar grupos, fazer lives e tirar dúvidas diretamente pelo chat, tudo em um só lugar, a rede social pode sim ser muito interessante para o seu negócio, principalmente se a faixa etária do seu público alvo forem pessoas acima de 40 anos de idade.

As funcionalidades que podem te ajudar a vender mais no Facebook: Facebook Messenger, Grupos, Página do seu Negócio, Marketplace, entre outros.

Tik Tok

O TikTok é uma rede social criada para o compartilhamento de vídeos curtos. Geralmente, os vídeos têm de 15 até 60 segundos e são um sucesso entre os usuários dentro e fora da plataforma. Semelhante ao Snapchat e ao Reels do Instagram, o TikTok conta com diferentes opções para edições de vídeos e filtros, tendo grande poder de viralização.

WhatsApp

Sim, o WhatsApp também é uma rede social e, inclusive, muito poderosa para vendas.

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo indicada para quem tem negócios, porque oferece diversas funcionalidades como endereço da empresa, catálogos, envios de pagamentos, mensagens automáticas e aplicação de tags nos contatos para facilitar o atendimento e pós venda.  

Mas também há outras funcionalidades que podem te ajudar a vender mais no WhatsApp, como: as listas de transmissões, grupos e o WhatsApp Status.

Para ter uma ideia da força do WhatsApp, dados do site Statista de 2023 apontam a rede como o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Não só para se divertir e jogar conversa fora, mas para fechar negócios, portanto é de extrema importância que o seu negócio esteja no WhatsApp, e seja utilizado para oferecer uma excelente experiência de compras, de atendimento e pós venda.

Youtube

Outra estratégia para você que quer vender pelas redes sociais e ter resultados expressivos, é utilizar o poder do Youtube. Estamos falando da maior rede social de compartilhamento de vídeos na Internet – e um dos sites mais acessados do mundo.

De acordo com dados da Media Button, 85% das pessoas que usam a internet tende a comprar após assistir a um vídeo do produto. Ou seja, tudo isso mostra que o Youtube é sim poderoso para quem deseja vender pelas redes sociais e ter um negócio online de sucesso.

Além disso, estar no Youtube aumenta as suas chances de ser encontrado no Google, ajuda a trabalhar a sua influência, sua imagem e o seu posicionamento. São muitos benefícios para aqueles que se dedicam para gravar vídeos e compartilhar conteúdo de valor na plataforma.

Depois de falar tudo isso, quer saber qual a minha orientação para você?

Esteja onde o seu público está!

E como você vai saber essa informação? Simples: observando o comportamento dos seus clientes e pesquisando seus hábitos e interesses de forma constante.

Como vender pelas redes sociais

Segundo dados da Opinion Box Social Commerce de 2023, 44% dos consumidores entrevistados responderam que deixariam de comprar de uma marca que não tem um perfil ativo nas redes sociais, ou seja, quem até está presente, ou seja, tem uma conta naquela rede social, mas não é ativo, está perdendo negócios.

E o que é ter uma presença ativa?

1. Criar conteúdo relevante de forma frequente e consistente nos diversos formatos disponíveis;

Procure mostrar nos seus conteúdos, a mesma qualidade e excelência dos seus produtos e serviços. Nada de postar só por postar! Foque em compartilhar conteúdo de qualidade, atrativo e que conecte com a sua audiência, despertando o desejo de compra. Não importa em qual rede social você esteja conectado, um bom conteúdo deve sempre ser uma das suas principais prioridades.

Além de produzir um conteúdo de qualidade, também é interessante que você diversifique seus tipos de conteúdo e aposte em formatos diferentes. Se você quer vender pelas redes sociais, precisa saber que de nada adianta apenas “fazer mais do mesmo”.

Estar nas redes sociais exige que você encontre formas de se reinventar e chamar a atenção da sua audiência, para se diferenciar da concorrência e captar a atenção de mais clientes em potencial.

Além disso, é importante pensar que você lidará com diferentes tipos de pessoas: pessoas que gostam de ler mais (textos mais longos), que gostam de ler menos (textos mais curtos), que preferem vídeo, áudio, animações… por isso, a diversificação de conteúdo é uma estratégia interessante.

Quem deseja saber como vender mais pelas redes sociais, precisa estar ciente de uma coisa: é importante ter muita organização. Mas não só isso. Consistência também é a chave quando falamos de redes sociais. É um dos pilares para quem deseja ter um negócio de moda online de sucesso.

Defina a sua frequência ideal de postagens e crie um calendário editorial. Além de te ajudar na organização, esse calendário também vai te impedir de ficar travada por conta do famoso “branco” ou “bloqueio criativo”, o que pode fazer com que você fique sem postagens por alguns dias.

2. Interagir com os seguidores e responder às dúvidas e inbox dentro do mesmo período do dia, pelo menos;

A maior parte das vendas acontece por impulso, no calor da emoção, e se você demora a responder seus potenciais clientes, esse desejo da compra se perde. Além disso, uma rede social onde os seguidores comentam e ninguém responde gera a sensação de falta de cuidado e atenção, e até mesmo pode causar a perda da credibilidade da marca.

Outro ponto importante é que quem tem dúvida não compra, portanto qualquer ponto de contato mais próximo com seu potencial cliente é uma oportunidade de gerar mais desejo pelo produto, tirar dúvidas que ainda estão impedindo a tomada de decisão por parte do seguidor e conduzi-lo ao fechamento.

Além disso, o bom atendimento é um dos fatores primordiais para o fechamento das vendas e para o aumento da taxa de recompra – um cliente satisfeito indica seu produto ou serviço e também volta para comprar diversas outras vezes.

E agora eu te pergunto, em quais redes sociais o seu negócio precisa estar? E você tem conseguido manter essas redes sociais atualizadas, com volume e consistência, interagindo e respondendo aos comentários e dúvidas dos potenciais clientes?

Mais importante do que estar em todas as possíveis redes sociais, é elencar aquelas que mais fazem sentido para o seu publico alvo e fazer um trabalho bem feito de posicionamento de marca, criação de conteúdo, atendimento a cliente e vendas!