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produção integrada com loja virtual

A importância de gerenciar sua produção integrada com o ecommerce

Acredite! Hoje em dia já existem inúmeras ferramentas para impulsionar o seu comércio físico e online, tudo centralizado em único lugar. 

Você não precisa mais usar dois sistemas diferentes para controlar as atividades da sua empresa, economizando tempo e dinheiro.

Gerenciar sua produção integrada ao seu ecommerce pode aumentar o potencial e seu sucesso nas vendas. Sobretudo quando se trata de um mercado competitivo e em expansão.

No texto de hoje vamos entender melhor como essa ação é tão importante pra você. Confira!

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Aqui você vai ver:

O que é gestão de ecommerce?

Ecommerce, termo em inglês para “comércio eletrônico”, diz respeito à comercialização de produtos e serviços pela internet, através de pagamentos online.  

Com a crescente globalização, é comum vermos fábricas e grandes indústrias adotando esse negócio para suas empresas, visto que o alcance do público é maior e perpassa barreiras geográficas.

Esse comércio pode ser feito por meio de lojas virtuais próprias de cada empreendimento ou pelos marketplaces, uma espécie de “shopping virtual”, nos quais é possível realizar a compra de vários tipos de produtos em um só lugar. 

Quando falamos em gestão de ecommerce, estamos nos referindo a todos os processos necessários para administrar um empreendimento online. A gestão de lojas virtuais tem características e desafios específicos.

Isso torna-se ainda mais complexo quando estamos falando de integrar a produção e as vendas online. A seguir, vamos entender um pouco melhor porque é tão importante manter a organização desses setores. 

Por que é importante integrar sua produção e o setor de vendas?

Para o ecommerce,  a integração entre os setores de produção e vendas é essencial para um bom funcionamento da sua empresa. A falta de comunicação entre estas duas áreas pode atrapalhar o negócio, gerando desperdícios desnecessários e prejuízo, como:

  • Demanda mal calculada: sem integração com a área de compras e vendas, a indústria corre dois riscos em relação às demandas: faltar matéria prima, atrasando a produção e entrega do produto ou exceder a quantidade de materiais. Este excesso de produto ocupa espaço não calculado no estoque e corre o risco de estragar, causando prejuízo financeiro à empresa.
  • Espera: a área de compras atrasou no pedido de matéria prima e, por falta de integração, não avisou ao setor de produção. O sistema produtivo da indústria é obrigado a esperar desnecessariamente, atrasado na entrega do produto. Por outro lado, se a produção também não avisa ao setor de vendas do seu atraso, os responsáveis pela área acabam atrasando a entrega do produto final. Contudo, com a integração, as áreas conseguem se antecipar e impedir atrasos e futuros problemas com os consumidores.
  • Excesso de produção: se o setor de vendas não comunica à produção a quantidade de produtos solicitados, pode acontecer um excesso de produção, causando prejuízos à indústria.

Produção: uma gestão mais eficiente

Agora que você já conhece os problemas enfrentados pela má gestão, é muito importante que o primeiro passo para uma empresa mudar esse cenário seja investir em um sistema integrado de gestão, ou seja, um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa). 

Este tipo de software integra todas as áreas do negócio como faturamento, balanço, compras, fluxo de caixa, cálculo de impostos, gestão de pessoal, etc.

Esse sistema de gestão é importante para qualquer negócio, mas no caso do ecommerce é ainda mais. O chamado ERP omnichannel pode integrar a gestão de canais físicos e online, otimizando processos para empresas e melhorando a experiência do cliente.

Tomemos como exemplo uma empresa especializada na venda de peças industriais, que possui lojas físicas e virtuais. Por meio do ERP, poderá centralizar processos em ambos os canais, como unificar estoques e pedidos e simplificar procedimentos administrativos.

Como fazer um ecommerce da sua fabrica dar certo? 

Se a gestão de lojas virtuais tem características que uma loja física não tem, como fazer um ecommerce dar certo na prática? 

Vamos conhecer 6 dicas que vão te ajudar a ter sucesso nessa jornada!

1) Escolha bem sua plataforma

Se em uma loja física o ponto de escolha é fundamental, em uma loja virtual, decidir qual plataforma usar é fundamental para garantir uma ótima experiência de compra para seus clientes. O site da sua empresa precisa ser funcional, simples e livre de problemas que dificultam a venda.

Além disso, existem diversos recursos que são muito importantes para garantir o sucesso do varejo digital. Por exemplo, a plataforma escolhida deve ter checkout simplificado, espaço de contato com o cliente e carrinho de compras.

Outro ponto importante é que seu sistema de ecommerce não tenha problemas como velocidade lenta, imagens pequenas, grande volume de publicidade e cores de fonte insuficientes. Se você acha difícil começar uma loja online do zero, uma boa solução é vender por meio de um marketplace.

2) Tenha um layout personalizado, atrativo e simples

As fábricas que optam por ter sua própria loja virtual precisam garantir que a plataforma seja atrativa e tenha um design atraente, simples e pessoal, além de ter um sistema funcional.

Dessa forma, os clientes poderão navegar de forma mais fácil e intuitiva, o que pode influenciar positivamente nas decisões de compra.

Além disso, a personalização do site também é importante, incluindo logotipos da empresa, padrões de cores e formas, tipografia e outros recursos de comunicação visual. Isso cria uma identificação afetiva e emocional da empresa com o público.

3) Faça a catalogação dos seus produtos

Ao procurar produtos no ecommerce, os usuários desejam praticidade e rapidez. Por isso, é importante categorizar todos os itens do segmento dentro da loja virtual, assim como outros produtos relacionados.

Por exemplo, uma papelaria virtual pode colocar uma caixa de estudo personalizada com um herói de quadrinhos na seção “Material escolar”, junto com outros itens como cadernos, lápis, canetas e muito mais. Essa é uma estratégia eficiente de venda que pode direcionar os clientes a comprar mais produtos.

Atualmente, existem ferramentas automatizadas para a catalogação de produtos que facilitam a organização da loja virtual. É importante também que todos os itens estejam acompanhados com uma foto e com as principais informações sobre os produtos.

4) Defina os meios de pagamento

Um ponto importante da gestão de ecommerce de varejo é avaliar bem quais as formas de pagamento que a sua loja virtual vai disponibilizar. Para isso, avalie o perfil dos seus clientes e as características específicas do produto ou serviço que você comercializa.

Se você vende para um público de classe mais baixa, é interessante disponibilizar, por exemplo, a opção boleto. Por outro lado, se você não trabalha com mensalidades, como é o caso de empresas de EAD ou serviços por assinatura, não é necessário que sua loja virtual tenha uma função para administrar pagamentos recorrentes. 

De toda forma, oferecer mais meios de pagamento, como crédito, débito, boleto, entre outros, é um fator positivo.  Em geral, ecommerces costumam oferecer mais opções e esse é um ponto valorizado pelos clientes.

5) Tenha um bom preço do produto e frete justo

Muitas pessoas procuram o ecommerce varejista pela vantagem de preço, já que muitas vezes os produtos online saem mais barato do que nas lojas físicas. Portanto, uma dica importante de gestão de ecommerce é levar em consideração esse fator na hora de precificar os seus itens.

Além disso, com os buscadores de preços na internet cada vez mais refinados e detalhados, o consumidor pode muito mais facilmente comparar os preços de diversas lojas. Quando um cliente busca, por exemplo, aparelhos de academia, vai encontrar diversas opções de equipamentos e uma grande diversidade de valores. 

A tendência do consumidor é começar pelos mais baratos, para depois verificar as especificações dos produtos. Por essa razão, o vendedor do ecommerce varejista precisa ficar atento às possibilidades do mercado, incluindo diminuição de preço dos produtos e oferecimento de frete grátis. 

6) Invista em marketing digital

Cada vez mais o ecommerce se baseia no marketing digital, principalmente, nas estratégias de inbound marketing. Isso porque o mercado de negócios online é o mais competitivo e as lojas  virtuais precisam estar presentes e fáceis de identificar.

Dentre as principais estratégias de marketing digital, destacam-se:

  • Publicidades e anúncios em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram…);
  • Produção de conteúdo em blogs corporativos;
  • Utilização de técnicas SEO para otimização em sites de busca;
  • Criação de promoções online e possibilidades de interação com usuário;
  • Elaboração de conteúdos para e-mail marketing e newsletter.

Como exemplo, imaginemos uma empresa de organização de casamentos que possui uma loja virtual onde divulga seus produtos e serviços, e um blog que disponibiliza informações sobre temas relacionados à sua área de atuação. Ao acessar esse conteúdo, os usuários entrarão em contato com os serviços da empresa e poderão se tornar clientes no futuro. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo.

Agora você já está pronto para começar a implementar essa nova realidade na sua empresa! É só seguir as dicas para obter melhores resultados.

Ainda não está convencido disso?

Bom, imagine a sua empresa como um relógio feito com diversas engrenagens. Cada uma dessas engrenagens é um setor da organização, se uma das partes estraga, todas as outras funções são comprometidas. Assim como no relógio, todas as áreas da empresa precisam atuar juntas por um objetivo maior.

Vivemos em um mundo competitivo agora e isso não podemos negar . No entanto, essa característica não existe apenas fora da empresa. Departamentos de uma mesma organização competem entre si por vários motivos, como orçamentos maiores, vantagens com diretores, etc. 

Se cavarmos mais fundo, percebemos que as pessoas no mesmo campo também competem entre si. Crescer em uma empresa, tirar folgas e horários flexíveis na melhor época do ano são algumas das situações que fazem os funcionários brigarem.

Uma empresa eficiente pode fazer mais com menos recursos e menos tempo. A integração entre departamentos por meio de ferramentas de gestão  substitui o trabalho burocrático e manual por processos informatizados, ágeis e seguros.

Além de reduzir custos operacionais e burocracia desnecessária, o sistema de gestão integrado também melhora a segurança das informações, pois todos os dados são hospedados em servidores e copiados diariamente.

A equipe Sensio ERP preparou esse post para mostrar a importância de pequenas e grandes empresas se manterem sempre atualizadas. 

Esperamos que tenham curtido o assunto. 

Até a próxima!