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Taxa de aprovação para loja virtual: entenda tudo!

Além da conhecida taxa de conversão, que mensura a quantidade de pessoas que realizaram a ação desejada na sua loja, há uma outra métrica muito importante a se considerar. Estamos falando da taxa de aprovação. Ela interfere no sucesso do seu negócio online e — mais que isso — pode lhe dar uma noção muito clara de como está o cenário da etapa de pagamento da sua loja virtual. Confira tudo sobre a taxa de aprovação no texto de hoje.

O que é taxa de aprovação?

Após percorrer a jornada de compra, colocar os produtos no carrinho e inserir os dados de entrega e de pagamento, ainda há mais uma etapa: a aprovação desta compra por parte da operadora de cartão de crédito ou sistema de pagamento. A taxa de aprovação, portanto, calcula o percentual de pessoas que tiveram seus pagamentos aprovados em comparação ao universo total daquelas que efetuaram alguma compra.

Como a taxa de aprovação impacta seu negócio online?

Como a taxa de aprovação calcula a quantidade de pessoas que efetivamente compraram, ela reflete a situação da loja no que diz respeito à etapa de pagamento. Se há um volume alto de pessoas convertendo — ou seja, finalizando a compra —, mas não tendo seus pagamentos aprovados, isso pode ser um sinal de que há algum problema na etapa de pagamento. É preciso explorar por que tantas pessoas convertem, mas não conseguem pagar. Será que é um problema da loja? Será que é a plataforma de pagamento? Como lidar com isso?

O que fazer para aumentar minha taxa de aprovação?

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Para aumentar a taxa de aprovação, há 4 passos que você pode seguir. São eles:

1. Combater e prevenir fraudes

Infelizmente, há muitas pessoas mal intencionadas no mercado de e-commerce. Elas se dedicam a aplicar golpes e efetuar compras fraudulentas. Às vezes, usam cartões roubados ou dados de pagamento clonados. O fato é que sempre é uma boa ideia ter soluções de segurança e antifraude para garantir que a sua loja não seja o alvo deste tipo de operação. Afinal, elas podem contribuir negativamente para a sua taxa de aprovação e reputação do seu negócio.

Segundo  Rafael Lichtenecker, Gerente de Meios de Pagamento do Mercado Pago, soluções como o 3Ds 2.0 e tokenização tem uma importância significativa para dar mais segurança às transações. “Essas duas ferramentas, aliadas, é como o chip&pin no mundo offline. Enquanto a solução do 3Ds autentica a transação, a outra tokeniza o cartão, trazendo maior segurança para o cliente e para os emissores”

2. Facilitar a vida do consumidor

Outro item que pode levar o consumidor a ter o seu pagamento reprovado é a inserção de dados de forma errada. Por isso, habilitar o preenchimento automático de compras anteriores, por exemplo, é um recurso para facilitar a vida do consumidor e elevar a taxa de aprovação da sua loja. “Adicionalmente, quanto menos dados o cliente preenche, melhor para a aprovação. No Mercado Pago, por exemplo, gravamos os dados do cartão do  cliente, de modo que as próximas compras podem ser feitas sem a necessidade de digitá-los novamente”, diz Rafael

3. Optar por soluções multirrede

Soluções multirrede são aquelas que, quando uma rede de pagamento nega a transação, o sistema já recorre à próxima. Dessa forma, ela aumenta as chances de um pagamento ser aprovado e, consequentemente, aumenta a taxa de aprovação da loja.

4. Dar atenção aos boletos

O caso do boletos é um pouco mais delicado. Neste caso, não há uma operadora de cartão de crédito, por exemplo, para dizer que os dados estão corretos e registrar a compra. A aprovação é, na verdade, a liquidação do valor, ou seja, o pagamento. Se a maior parte dos pagamentos são via boleto, é preciso tomar alguns cuidados extras.

Há, por exemplo, aqueles consumidores que geram o boleto para reservar o produto e pensar se realmente querem efetuar a compra. Neste caso, o ideal é reduzir o prazo de vencimento do boleto — para evitar espaço para dúvidas e liberar o estoque para outra compra, caso não seja pago. Há também quem simplesmente se esqueça de pagar e, neste caso, enviar lembretes para finalizar o pagamento e/ou instigar o senso de urgência neste tipo de compra pode ser a solução.

Como vimos, a taxa de aprovação é amiga da taxa de conversão. Certamente, depois deste texto, você vai ficar atento(a) a ambas. No entanto, não são apenas estas que devem ser acompanhadas de perto na sua loja virtual. Conheça 5 métricas do e-commerce para ficar de olho e também o Mercado Pago, que é a solução de pagamento que falamos no texto.