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dicas para validar a sua ideia antes de abrir uma loja virtual

4 dicas para validar a sua ideia antes de abrir uma loja virtual

Muitas pessoas empreendedoras acham que para abrir um negócio online de sucesso, basta ter uma boa ideia e tirá-la do papel. Mas a realidade é um pouquinho mais complexa do que isso. Abrir sua loja virtual certamente é importante — mas, é apenas parte da equação para fazer seu negócio dar certo. Uma ação essencial e que vem antes da criação do ecommerce, é a necessidade de validar a sua ideia.

Esse procedimento existe há bastante tempo e é muito utilizado por empreendimentos que precisam arrecadar capital para investimento. Mesmo que este não seja o caso da sua loja virtual, o processo de validação pode ajudar você a entender mais sobre o seu futuro negócio, suas perspectivas, seus nichos de mercado e muito mais.

Abaixo, separamos 4 dicas para validar sua ideia antes de abrir uma loja virtual. Então, bora validar essa ideia? 👀

O que é a validação do modelo de negócio?

É um processo que fornece uma estrutura para você testar suposições. Ou seja, verificar quais produtos têm maior demanda dentro da sua área de atuação, quais são as lacunas de mercado, qual estratégia de marketing funciona melhor para o seu público, qual estilo deve ter sua loja virtual, entre outras coisas.

O objetivo de testar essas ideias é saber se realmente há demanda no mercado pelo seu produto/serviço e onde essa demanda está mais concentrada. Assim, você terá um alvo mais claro para mirar e saberá em quais diferenciais deve apostar para atrair clientes até seu ecommerce.

Como validar sua ideia antes de abrir a loja virtual?

Todo negócio é baseado em ideias, suposições e, claro, pesquisas. Mas a diferença está na capacidade de usar essas informações de forma assertiva para criar uma estratégia. Veja abaixo como validar suas ideias.

1. Anote metas, premissas e hipóteses

Anotar os objetivos do seu negócio é o primeiro passo para a validação. Para isso, pergunte a si mesmo(a):

  • Qual é o valor do meu produto?
  • Quem é o público-alvo e quais suposições fiz sobre ele?
  • O que diferencia meu produto dos existentes?
  • Quais hipóteses eu tenho sobre meu produto, preço e modelo de negócios?

Então, responder a essas perguntas pode ajudar você a entender mais a fundo o seu futuro ecommerce.

2. Avalie o tamanho e a participação do mercado

Faça uma estimativa do tamanho do seu mercado-alvo e da participação que você pode capturar. Ao fazer isso, você pode avaliar o potencial do seu ecommerce e justificar o seu lançamento.

Para produtos semelhantes ao seu, pesquise os dados de vendas e a fatia de mercado detida pelos lojistas atuais. Depois disso, determine onde seu produto se encaixa no mercado e avalie qual fatia sua loja pode abocanhar.

Uma forma de avaliar a validade de mercado da sua ideia de negócio é conferindo o volume de pesquisa mensal de termos relacionados ao seu produto. Você pode usar uma série de recursos para isso — o próprio Google oferece uma ferramenta, o Google Trends.

3. Conduza entrevistas de validação do cliente

Fazer entrevistas com o seu segmento de mercado-alvo pode ser uma maneira eficaz de aprender sobre o potencial do seu produto.

Pergunte aos clientes em potencial sobre suas motivações, preferências, necessidades e os produtos que usam atualmente. Você pode fazer isso com as pessoas próximas, como familiares e amigos, que você acredita estarem alinhadas ao seu futuro negócio. Outra opção é usar formulários, enquetes e até as redes sociais para ampliar sua pesquisa.

Então, volte na lista que você criou no primeiro passo e veja se as suposições ou hipóteses que você fez se enquadram nas respostas dos entrevistados. Tenha uma postura aberta ao feedback que você receber e registre-o para uso futuro.

4. Obtenha feedback de especialistas

O conselho de pessoas externas com experiência no mercado pode fornecer o feedback imparcial de que você precisa, bem como conexões para criar canais de distribuição e vendas.

Uma dica é utilizar a comunidade da Loja Integrada. Lá, você poderá conversar com outros lojistas e pedir opiniões sobre os possíveis resultados das suas ideias e hipóteses. Outra alternativa é contratar uma consultoria para fazer uma avaliação dos dados que você coletou.

É claro, essas são apenas algumas dicas iniciais para validar sua ideia antes de abrir a loja virtual. Para quem quer se aprofundar mais no assunto, indicamos o curso do Sebrae sobre “Como validar seu modelo de negócio”. É gratuito e leva apenas 4 horas.

Então, se você quer mais conteúdos sobre ecommerce, explore o blog da Loja Integrada. Temos inúmeros materiais valiosos tanto para quem está começando agora no mundo do comércio online quanto para lojistas mais experientes.

E, quando estiver tudo pronto para lançar seu negócio, abra sua loja virtual na Loja Integrada!

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