🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
venda sem estoque

Venda sem estoque: como fazer dropshipping pela Loja Integrada

Descubra como fazer venda sem estoque e entenda como funciona uma loja virtual no formato dropshipping pela Loja Integrada.

Muitas vezes pensamos em abrir um negócio próprio, como uma loja virtual, mas temos receio de precisar de muitos recursos para estocar a mercadoria. Mas você sabia que é possível fazer venda sem estoque?

Esse é um formato muito comum e assertivo, porém, é primordial ter um bom planejamento, para que seu negócio prospere neste modelo de vendas, afinal, não haverá nenhum produto em mãos, e você não pode atrasar na entrega de suas vendas.

Então, se você tem esse espírito empreendedor e quer fazer dropshipping, fique com a gente até o final do artigo e saiba como colocar isso em prática.

Boa leitura!

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

O que é Dropshipping?

Resumidamente, o dropshipping é um modelo de gestão de logística, onde a loja recebe o pedido e já passa as informações diretamente para um fornecedor, que será responsável por separar e encaminhar o produto ao comprador.

Ou seja, o estoque não fica na loja e assim, o empreendedor não precisa se preocupar com espaço para armazenamento de materiais ou com o fluxo de entregas.

Muito usado no e-commerce, quando o dropshipping é bem feito, ele deixa o empresário com mais tempo para cuidar de outros assuntos dentro do seu negócio, como por exemplo alavancar as vendas e se dedicar a um excelente atendimento.

Qual a diferença entre dropshipping e cross docking?

Assim como o dropshipping, o cross docking é também um modelo de gestão logística que tem como foco reduzir estoque e aumentar a eficiência, de acordo com as demandas.

Porém, eles tem algumas diferenças.

A primeira delas é o custo. Na venda sem estoque (dropshipping), é possível iniciar um negócio com poucos recursos, pois você fará a venda e depois todo o processo de separação da mercadoria e envio será do fornecedor.

Apesar dessa facilidade, com o tempo, seu lucro pode ser maior se adotar o modelo de gestão de logística cross docking, a empresa mantém um estoque mínimo, controlado e pronto para ser expedido.

Outra diferença é que no cross docking, o relacionamento com o cliente é mais direto e fácil, uma vez que é você que faz o controle do processo do envio, os prazos e outras burocracias relacionadas à entrega dos produtos.

Com o dropshipping não há como ter esse controle, e a loja pode ter dificuldades para atualizar o cliente acerca das etapas de envio.

Tem mais uma diferença importante entre estes dois modelos. No dropshipping, como se trata de uma venda sem estoque, os produtos costumam vir de várias fontes, e no cross docking, ele será enviado de um único local (a sua loja). Então, o risco com a logistica costuma ser menor.

Como é possível entender, o dropshipping pode ser um modelo mais arriscado, enquanto o cross docking envolve um estoque mínimo, um custo maior e um trabalho de separação de produtos e envio.

Os dois modelos pedem uma grande organização da empresa para controle do envio e combate dos principais problemas inerentes à venda sem estoque, como produtos parados, falta de espaço internamente e altos custos.

Como fazer “Dropshipping” aqui na Loja Integrada

Aqui na Loja Integrada você pode criar a sua loja virtual e fazer sua venda sem estoque, através do dropshipping. Você vai se integrar com nossos parceiros para começar o seu e-commerce de forma rápida, sem a necessidade de investir muito. Então queremos te dar algumas dicas para fazer a venda sem estoque.

Defina seu nicho

Apesar de você começar seu ecommerce com venda sem estoque, é fundamental entender o mercado e para quem você quer vender.

Escolher o seu nicho com cuidado é o primeiro passo para aumentar suas chances de sucesso, afinal, o mercado digital oferece inúmeras oportunidades, mas é preciso estar preparado para atender o seu público-alvo.

Por isso, é importante pesquisar profundamente sobre o ramo que você quer atuar, para conhecer bem os produtos, ter os fornecedores certos e conseguir prestar o melhor atendimento possível para seus compradores.

Selecione bons fornecedores

Vender sem estoque significa que você terá que contar com excelentes fornecedores, que sejam seus reais parceiros para te ajudar com o seu fluxo de vendas sob demanda.

Assim, ao ter seus acordos comerciais, haverá a garantia que o produtor separe alguns itens para as suas vendas e também para conseguir negociações melhores.

Não será bom para o seu e-commerce se você começar a vender algo que não consegue entregar, então essa é uma parte importantíssima do seu caminho de sucesso com sua loja virtual

Avalie os produtos

Se você escolheu o nicho certo, é porque conhece os produtos que você vai comercializar na sua loja virtual. Entretanto, ao não ser o produtor e ter que contar com terceiros para te fornecer a mercadoria, é extremamente importante vender produtos que você já tenha testado e aprovado.

Assim, você pode garantir para seus compradores a qualidade dos itens vendidos no seu e-commerce, além de oferecer um serviço de atendimento personalizado, melhorando muito a experiência dos seus clientes.

É fundamental testar sempre os produtos antes de anunciar na sua loja, e se você não pode investir nesse momento, muitos fornecedores costumam enviar amostras grátis para que seus clientes possam fazer esses testes.

Se isso não é possível, uma boa alternativa é pesquisar sobre a experiência de compra de outros clientes no Google ou nas redes sociais.

Pesquise a concorrência

Hoje em dia a concorrência é grande em qualquer nicho de mercado, então, apenas entender sobre o produto e começar a vender não é suficiente para ter um negócio de sucesso.

Pesquise sua concorrência e veja o que está dando certo, quais são os produtos mais vendidos, as principais dúvidas dos clientes, enfim, qualquer informação que te ajude a estar mais preparado, é valiosa!

Analise também o volume de buscas dentro do tema no Google, o comportamento dos consumidores e, claro, da concorrência.

Como fazer venda sem estoque? Conheça os tipos de lojas online sem estoque

Muitas pessoas pesquisam sobre formas de vender sem estoque, então vamos falar agora de algumas formas de fazer isso, bem como as vantagens e desafios desse tipo de negócio.

  • Dropshipping;
  • Revenda e Programa de afiliados (você se associa a algum revendedor, anuncia os produtos e após a venda, recebe uma comissão);
  • Parceria com fornecedores (através de acordos comerciais, um fornecedor já separa alguns produtos para você vender e faz parceria para que você consiga oferecer melhores condições de compra);
  • Vendas sob demanda (você anuncia produtos que estão sendo armazenados por outras pessoas e quando há uma venda, esse parceiro que aloca os produtos é acionado para enviar a encomenda;
  • Venda e produtos digitais (comercialização de produtos diversos que podem ser adquiridos pela internet).

Agora que você já conhece os tipos de venda sem estoque, vamos falar das vantagens e desafios de trabalhar com o dropshipping.

Vantagens do Dropshipping

Baixo custo para iniciar o seu negócio

No dropshipping você não tem que investir em estoque, então nunca terá produtos parados que não vendem. Suas compras serão feitas à medida em que as vendas acontecem, então o seu custo inicial é bastante baixo.

Maior agilidade para implementar mudanças

Quer mudar o seu estoque? Com o dropshipping isso pode ser feito de forma muito rápida, já que você está fazendo venda sem estoque, e por isso basta apenas tirar do catálogo aqueles produtos que perceber que não estão vendendo e substituí-los por outros.

Maior leque de produtos

Se não existe a preocupação de ter espaço suficiente para colocar produtos estocados e investir nas compras antes de efetuar as vendas, é possível oferecer um leque grande de produtos aos seus clientes.

Só fique atento com o seu nicho Foque no seu público e ofereça produtos que eles possam se interessar.

Facilidade operacional

No dropshipping todo o trabalho de separação, embalagem e envio dos produtos fica por conta do fornecedor, e você pode usar todo o seu tempo para se dedicar a outras tarefas dentro do e-commerce, como as vendas e atendimento ao cliente.

Apesar de todas estas vantagens, vender sem estoque pode também trazer alguns desafios. Vamos agora falar sobre eles.

Maiores prazos de entrega

Lembre-se que ao fazer uma venda sem estoque, o produto não está em suas mãos, e você depende da agilidade de uma terceira pessoa.

Então, o tempo para o produto chegar no consumidor final pode ser maior do que o habitual, pois o fornecedor precisa de um prazo para fazer a gestão do envio a partir do momento que você passa a solicitação.

Por isso é fundamental ter fornecedores parceiros e confiáveis, porque assim você não terá problemas com os prazos de entrega.

Trocas e devoluções

Apesar de você não ser o responsável pela entrega, no caso de trocas ou devoluções, a negociação será com a sua loja, então você terá que entrar em contato com o seu fornecedor para intermediar essa logística reversa.

É preciso estar sempre atento às mudanças no catálogo do seu fornecedor, para vender os ítens sempre quando estão disponíveis.

Baixo controle de qualidade

Apesar de ser possível fazer testes nos produtos, sem o seu estoque, fica mais difícil garantir a qualidade de tudo o que é vendido. Mais uma vez entra a importância de ter fornecedores bons, que podem assegurar que os produtos sejam de boa qualidade.

Dependência do fornecedor

Obviamente vender sem estoque deixa você “nas mãos” dos fornecedores, ou seja, dependente do trabalho de qualidade deles.

Entretanto, isso não acontece apenas na venda sem estoque. Em qualquer negócio haverá a dependência de fábricas ou matéria-prima. Então, essa questão faz parte do desafio de qualquer empreendedor.

Venda de Produtos com estoque virtual

Agora que você já conhece os desafios e as vantagens do dropshipping, vamos falar dois exemplos de produtos que podem ser vendidos através deste modelo.

Acessórios

Moda é algo que sempre vende, e se esse é o seu nicho, pode ser uma excelente alternativa vender sem estoque. Aqui estamos falando de uma gama gigantesca de itens, como por exemplo brincos, pulseiras, etc.

Outra vantagem dos acessórios é que eles podem ser vendidos para homens e mulheres de diferentes perfis, para todos os gostos e bolsos.

Artigos de tecnologia

Este é um ramo de mercado que vende muito por lojas virtuais. Assim como os acessórios que citamos acima, também tem um leque enorme de produtos que podem ser explorados e gerar um lucro bastante interessante.

Uma excelente opção ao vender tecnologia por meio do dropshipping, é ter produtos mais escassos no mercado, ou que tenham um custo de aquisição mais baixo.

Produtos para pets

Este é um mercado que sempre está sempre crescendo, e por isso pode ser uma alternativa interessante para vender sem estoque.

O público que compra produtos para pets costuma estar disposto a gastar com produtos diferentes e que entregam um valor diferenciado, que trazem mais praticidade e garantam o conforto dos bichos de estimação.

Vender por dropshipping – Facilidade no envio / Logística Facilitada

Como falamos ao longo do artigo, uma das grandes facilidades do dropshipping é a logística facilitada, pois não é você que precisa se preocupar em cuidar dessa parte.

Certamente o estoque e logística são áreas sensíveis para a operação de um e-commerce, afinal, não é bom para o negócio atrasar o prazo de entrega ou enviar um produto errado.

Por esse motivo, além de ocupar muito tempo dos empresários, estas áreas também geram um custo alto. Porém, aqui no Brasil, grande parte dos lojistas usa os correios para as entregas, o que possibilita o transporte de produtos para qualquer parte do país.

Além disso, bons fornecedores podem contar com ótimos serviços de transporte de cargas particulares, com preços bem competitivos.

Então, no dropshipping, com a escolha de bons fornecedores, você poderá contar com pessoas que têm maior expertise nessas áreas e portanto sabem lidar melhor com os custos do armazenamento, o estoque, a negociação com transportadoras, e outras burocracias que envolvem esse trabalho.

Assim você pode se dedicar às suas vendas e ter mais excelência no atendimento ao seu cliente.

Gostou do nosso artigo? Então clique aqui e conheça as soluções de dropshipping da Loja Integrada e comece hoje mesmo o seu e-commerce com produtos para venda sem estoque!