🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

Você sabe o que é link de pagamento e como utilizar?

À medida que as vendas no ambiente virtual foram aumentando sua popularidade, modificaram-se também os hábitos de consumo, buscando novas soluções para efetuar os pagamentos, sempre com praticidade e segurança. 

Uma dessas soluções é o link de pagamento, um sistema criado visando reduzir as barreiras para o cliente e o vendedor, mantendo a segurança na jornada de compra online, pois, com essa tecnologia, os clientes podem realizar seus pagamentos on-line de maneira prática, ágil e segura. 

Essa comodidade para gerar e receber pagamentos é positiva para o cliente e também para o empreendedor, pois contribui para otimizar a experiência no ambiente digital e elevar os níveis de fidelização para quem vende.

Pesquisas sobre o varejo on-line apontam que a tendência é que o número de compradores on-line ultrapasse a marca de 102 milhões até o ano de 2027.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Tais números ressaltam a importância das empresas se adaptarem ao cenário digital, que vem se tornando mais e mais presente no mercado, pois disponibilizar múltiplas opções de pagamento é uma estratégia que costuma atender às demandas do consumidor e garantir vantagem competitiva.

Se você ainda não conhece, não usa, não entende sobre o link de pagamento, preparamos o post de hoje para explicar como o sistema funciona na prática, seus benefícios e muito mais.

Meios de pagamento on-line – o que são e quais são eles

Meios de pagamento on-line são as transações de compra e venda realizadas na web através de meios digitais.

Eles ganharam popularidade em concomitância com as vendas on-line e o crescimento do número de consumidores que compram na internet. Com o aumento das vendas on-line, foi necessário o desenvolvimento de tecnologias que possibilitassem a realização dos pagamentos pela internet.

Essas tecnologias foram se modificando e melhorando os meios de pagamento on-line, oferecendo mais opções ao cliente e tornando possível para ele fazer suas compras pela internet de forma tranquila.

Confira abaixo os principais meios de pagamento on-line disponíveis. 

Pix

Verdadeiro fenômeno no Brasil – o PIX vem consolidando-se como o meio de pagamento instantâneo mais utilizado e que se projeta para o futuro como o substituto das transferências TED e DOC.

Para o cliente, o Pix mostra-se especialmente prático, já que o pagamento pode ser pelo smartphone,  sem a necessidade de inserção de dados bancários ou de cartão, além da transação ser feita sem custos extras.

E para quem vende, usar esse método de pagamento on-line vale muito a pena, já que as transferências por Pix podem ser realizadas de forma direta do cliente para o lojista.

Outro benefício é que o valor é disponibilizado ao lojista rapidamente após a conclusão da transação, auxiliando no controle financeiro.

Cartão de crédito

Meio de pagamento favorito de mais da metade dos consumidores que compram on-line e isso se deve pela praticidade de uso que oferece e também pela possibilidade de parcelamento para compras de valor mais avantajado.

Se os clientes gostam, para o lojista o pagamento em cartão de crédito também é bastante popular, pois a compra é concluída de imediato –  mas cabe um adendo – o lojista precisa avaliar cuidadosamente os prazos de recebimento dos valores e as taxas cobradas pelas operadoras para não ser prejudicado.

Boleto bancário

Tendo a marca do segundo lugar entre os meios de pagamento mais populares para compras on-line, o boleto bancário é bastante popular tanto entre os lojistas (já que boletos possuem as taxas de emissão relativamente baixas e não necessita de grande proteção dos dados dos clientes), quanto para os consumidores que não possuem cartão de crédito.

Porém, a desvantagem do boleto é que ele coloca para o consumidor um prazo determinado para pagar aquele boleto, o que pode resultar em desistência da compra ou até mesmo o esquecimento de efetuar o pagamento até a data estipulada.

O boleto ainda é muito popular entre os clientes pois quem compra pela primeira vez em uma loja prefere não compartilhar dados financeiros, além de funcionar como um “teste” de confiabilidade. 

Ele também é muito usado quando o valor da compra é baixo e o cliente prefere pagar à vista ou mesmo para agilizar o processo de compra, pois o boleto não exige uma grande quantidade de informações para ser emitido.

Carteiras digitais

São aplicativos que possibilitam que o cliente faça seu pagamento tanto em lojas físicas quanto virtuais apenas com o smartphone.  Essa opção vem caindo no agrado dos clientes.

Além de que para o empreendedor  torna-se uma opção bacana, pois ao aceitar carteiras digitais a loja melhora a experiência do usuário, oferece processo de check out mais rápido e sem a necessidade de preencher formulários.

Isso porque toda a transação é feita no celular do cliente. Destaque também para os pagamentos feitos com carteiras digitais, que têm maior segurança contra fraudes.

Cartão de débito

Este meio de pagamento on-line vem crescendo significativamente, de forma que futuramente se projeta que os boletos bancários serão substituídos por pagamentos no cartão de débito e no Pix.

Especialmente para e-commerces, esta é uma opção de pagamento on-line muito vantajosa, pois com os pagamentos realizados no débito o valor é liberado mais rapidamente para a empresa.

Quais são os meios de pagamento mais utilizados atualmente no Brasil?

Os três meios de pagamento on-line mais usados aqui no Brasil segundo pesquisa da Opinion Box são:

  • Cartão de crédito com 80% dos votos;
  • Seguido pelo Pix que abrange 77% da preferência;
  • E colocando em terceiro, o cartão de débito com 66%. 

O QR code também apareceu de forma significativa nesta pesquisa, sendo utilizado por 41% dos entrevistados para realizar ou receber pagamentos via Pix.

O que é um link de pagamento, como ele funciona e quais seus benefícios

Links de pagamento são um meio de pagamento on-line que possibilitam ao vendedor enviar uma URL personalizada para o cliente, autorizando a realização de uma transação de pagamento por cartão de crédito, boleto ou Pix.

E o melhor, sem a necessidade de uma maquininha.

Porém, só podem aceitar pagamentos em link, lojas e comércios que possuem um aparelho devidamente certificado, que faz a conexão entre a operadora e a bandeira do cliente de forma a liberar os valores com sucesso.

Essa ferramenta possibilita ao vendedor o envio de um link de pagamento totalmente personalizado para cada cliente, que gera uma página protegida por criptografia para efetuar a transação.

A diferença do link é que ele não necessita da instalação de um gateway de pagamento, o lojista consegue vender pelas redes sociais ou apps de mensagem, sem perder a praticidade ou colocar a segurança do cliente em risco.

Como funciona?

Com a evolução das vendas on-line, houve também a evolução dos links de pagamento, facilitando que qualquer vendedor consiga emiti-lo aos seus clientes. Após gerada, a URL terá um valor programado e a descrição da transação e dos produtos vendidos. 

O link de pagamento é prático também para o cliente, que não precisa ter nenhum sistema ou realizar login em sites para efetuar o pagamento, pois com o recebimento do link, basta ir para a página e seguir para o pagamento sem contratempos.

Esse meio possibilita ao cliente escolher a forma de pagamento desejada sem nem mesmo inserir o valor, que vai junto ao link de pagamento automaticamente.  Na finalização da compra, o consumidor recebe seus produtos/serviços à distância e o vendedor recebe o valor no prazo do contrato.

Pagamentos via link são indicados especialmente para quem não possui loja virtual com gateway programado, ou que utiliza outros canais de vendas e busca ampliar suas possibilidades de pagamento para os clientes.

Benefícios de utilizar link de pagamento nas suas vendas

Ter uma solução tecnológica pensada para simplificar os pagamentos on-line e melhorar a experiência de compra, é o que faz do link de pagamento super vantajoso não apenas para o consumidor, mas também para a empresa.

Selecionamos os principais benefícios para você, veja abaixo.

Aumento das vendas diretas

O link de pagamento facilita o processo de compra para os clientes, possibilitando a venda por mais canais, como o Whatsapp ou através das redes sociais.

Melhora na experiência de compra

Links de pagamentos evitam o processo de emissão de boletos ou dependência de transferências bancárias, pois só é preciso que você envie a simples URL para o cliente efetuar o pagamento com facilidade e segurança. 

Essa praticidade faz com que a experiência seja ainda melhor para o comprador, pois garante agilidade na conclusão das transações e reduz as etapas da compra, com uma operação segura, que não demanda o compartilhamento de informações financeiras pessoais com o vendedor. 

Outra vantagem é realizar transações de qualquer local, horário e utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet, de forma que o cliente ganha autonomia e comodidade, melhorando sua experiência de compra.

Amplia a credibilidade da empresa

Gerar um link personalizado para pagamento é mais seguro e profissional do que pedir transferências para uma conta pessoal, o que aumenta a confiabilidade da transação e a credibilidade da empresa.

O link é uma forma de oficializar o pagamento, principalmente para quem vende de forma direta pelo WhatsApp ou redes sociais.

Inclusive, ao optar por pagamentos via link, você mostra preocupação com a comodidade e satisfação dos clientes, fortalecendo seu relacionamento com eles e favorecendo a fidelização.

Oferece maior segurança e transparência nas transações

O pagamento por link não faz necessário que o cliente informe seus dados bancários e ainda permite que ele escolha qual será a modalidade da transação de acordo com sua preferência, garantindo maior transparência na operação.

Lembrando também que cada link gerado oferece total confidencialidade e as informações sobre o pagamento ficam armazenadas na plataforma utilizada pelo lojista, além de serem sistemas seguros e que transmitem essa confiabilidade ao cliente, dando mais autonomia a ele no processo.

Recuperação de carrinhos abandonados

Processos de check out muito demorados representam 73% dos motivos para abandono de carrinho.

Então, ao contar com a opção do link para pagamento, seu negócio consegue reduzir o número de etapas e dados solicitados no check out, e oferece opções variadas para a transação.

A praticidade garantida por este processo simplificado e por formas de pagamento mais acessíveis contribuem para minimizar a taxa de carrinhos abandonados no seu e-commerce e inclusive serve  como aliado na recuperação de carrinhos abandonados, operando como uma ferramenta importante na estratégia de remarketing.

Seu sonho é contar com a opção de link de pagamento?

Então não precisa mais ser só um sonho! Com o Bling, o ERP que cabe no seu sonho, a opção de link de pagamento está ao seu alcance, pois o sistema possibilita esse meio de pagamento através da Bling Conta Digital.

Pagamentos on-line possibilitam ao seu negócio oferecer novidades e facilidades para melhorar a satisfação  dos compradores e aumentar sua rentabilidade. 

Então aproveite o Cupom #lojaintegrada para ter 4 meses grátis do Bling e testar o link de pagamento do sistema.