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abandono de carrinho

8 desafios do abandono de carrinho no ecommerce e dicas de como revertê-los

O abandono de carrinho é um dos grandes desafio enfrentados pelas lojas virtuais, veja como evitar esse problema no seu negócio.

Que os lojistas enfrentam diversos desafios no dia a dia, a gente não precisa nem dizer, certo?

Seja em loja física ou virtual, as dificuldades para vender sempre aparecerão e o objetivo dos lojistas é sempre se reinventar e antecipar os desafios, para que as vendas não diminuam e para que o negócio não fique desestabilizado. 

É por isso que neste conteúdo vamos abordar um grande desafio dos lojistas focados no ecommerce: o abandono de carrinhos

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Totalmente ligado ao comportamento do consumidor e a relação dele com a loja online, este desafio é muito frequente no ecommerce. Entretanto, apesar de comum, ele também pode ser revertido: basta atenção, fazer uma análise da jornada do cliente e implementar ferramentas automatizadas dedicadas a este problema. 

Inclusive, este é um desafio que muitos lojistas deveriam ficar de olho, afinal, quando revertido, o abandono de carrinho pode gerar muitas vendas e melhorar o faturamento da loja

Vamos conferir qual a solução deste problema comum e ver como turbinar as vendas da sua loja virtual. 

Quais motivos fazem os consumidores abandonarem os carrinhos no ecommerce?

Vamos conferir dois dados para começarmos a entender este desafio comum:

  • 87% dos brasileiros desistem de suas compras em ecommerces devido a formulários longos e complexos e experiências ruins para fazer login na loja (segundo pesquisa feita pela empresa YouGov);
  • 61% é a taxa média de abandono de carrinhos em ecommerces no Brasil (segundo levantamento da empresa Enext). 

Só nestas duas informações já começamos a entender o desafio do abandono de carrinho, não é mesmo? 

Existem muitos motivos que fazem um consumidor abandonar o carrinho, mas no geral, a motivação está atrelada com uma experiência negativa que ele passou enquanto acessava a loja online.

Essa experiência pode ser logo no começo do acesso à loja, ou durante a navegação, ou já no checkout, momentos antes de concluir o pagamento. 

Apenas um pequeno detalhe pode impedir o seu cliente de finalizar a compra, conheça alguns deles. 

Problemas técnicos

Página travando ou demorando pra carregar pode ser uma questão muito importante para os seus clientes. Afinal é horrível querer ver um produto e a página com os detalhes dele e as suas fotos não carregam. Fique de olho em:

  • Bugs e erros do próprio sistema de ecommerce: Esteja sempre atento aos fornecedores da sua loja online e observe a disponibilidade do sistema, por exemplo, se ele cai com frequência, se fica com erros, etc;
  • Links quebrados: Precisa atualizar uma página de produto? Cuidado com o link;
  • Lentidão geral do site: O Google prioriza em seu ranqueamento (aparecer no topo das buscas) aqueles sites e lojas que oferecem carregamento rápido, pois isso melhora a experiência do usuário. Fique de olho!

Desafios durante a jornada de compra do consumidor 

Sabemos que muitas lojas online começam de forma simples e até improvisada, e vão melhorando os processos com o passar do tempo.

Não tem problema nenhum em seguir este caminho, entretanto, você sempre precisará ficar de olho para que nenhum destes imprevistos atrapalhem o desempenho da sua loja virtual

É essencial que seu consumidor tenha uma jornada simples, fácil, rápida e eficaz, que não gera dúvidas ou grande dificuldades para finalizar a compra. 

Por isso é importante ficar de olho nas etapas da jornada de compra, como: 

  • Processo de login na loja/site: são muitas perguntas? O formulário é longo? É muito complexo? É possível simplificar e encurtar?;
  • Checkout: é fácil chegar até o processo de pagamento? Existem impedimentos ou interrupções, como pop-ups, banners, notificações, anúncios, etc?;
  • Formas de pagamento: Você oferece grande variedade de formatos de pagamento ou tem restrições? Será que não oferecer um formato de pagamento, como por exemplo o PIX, está gerando abandono de carrinho e consequentemente perda de vendas? Avalie!;
  • Taxas inesperadas: parcelamento somente com juros? Desconto somente pagando à vista? Frete alto? Tudo isso significa aumento na taxa de abandono de carrinho, por isso, evite surpresas durante o check out. Torne sua loja transparente e apresente as condições de pagamento de forma antecipada e bem explicada;
  • Desistência em um mesmo produto: com as ferramentas certas, como o Recuperador de Carrinhos da Enviou, você consegue ver qual produto tem mais desistência entre os consumidores e gera mais abandono de carrinho na sua loja. 

Então, se você avaliou todos os pontos anteriores e mesmo assim existe abandono, verifique o desempenho só do produto e o que pode ser melhorado nele.  

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Abandono de carrinho: 3 dicas para evitar este problema e aumentar a conversão em vendas do seu ecommerce

Bem que avisamos que existem vários desafios no mundo do ecommerce, certo? 

Mas nem tudo está perdido: todos os desafios podem ser solucionados e ainda revertidos em muitas vendas para a loja online. Para isso, será necessário uma visão geral da loja e melhorias em vários pontos. Confira:

1 – Revise toda a jornada do cliente e pontos de contato

Citamos anteriormente várias possibilidades de pontos de atrito que podem ocorrer entre sua loja e o consumidor. 

Sabemos que podem ser apenas detalhes, mas para a pessoa que está comprando, pode ser que tenha atrapalhado e impedido de finalizar a compra. 

Nossa recomendação é revisar toda a jornada do seu cliente, passando por:

  • Canais de atração, como redes sociais e blog;
  • Canais de comunicação, como e-mails transacionais e de nutrição;
  • E por fim chegando no site: plataforma e-commerce, processo de checkout, formas de pagamento, etc;

Faça uma verdadeira auditoria de toda a sua loja!

Uma dica bônus é fazer por partes e até criar pesquisas entre os seus clientes fiéis sobre os aspectos da sua loja online. Nesta pesquisa, você pode perguntar se o consumidor sentiu dificuldades no fechamento da compra e se teria sugestões de melhorias.

2 – Avalie os valores cobrados, como frete e juros

A questão de valores pode ser um pouco mais delicada para alguns lojistas, mas mesmo assim, vale conferir.

Que tal pesquisar novos fornecedores para comparar com os valores que você paga atualmente? Talvez, você esteja pagando uma taxa mais alta para parcelamento de compras ou de máquina de cartão de crédito. 

O mercado oferece centenas de opções, então revise e negocie com frequência para garantir bons preços finais para seus consumidores e evitar assim desistências e abandono de carrinho. 

3 – Conte com uma ferramenta para recuperar carrinhos abandonados

Nada melhor do que contar com uma ferramenta automatizada que soluciona desafios específicos da sua loja, certo? 

O abandono de carrinho pode ser evitado através de melhorias gerais na sua loja, entretanto, a desistência é comum nos consumidores, principalmente naqueles que podem estar dando só uma “olhadinha” na sua loja e que não pretendem comprar naquele momento, seja devido ao valor ou ao momento.

Nesses casos, você não conseguirá evitar o abandono de carrinho, mas ainda poderá revertê-lo em uma compra através da ferramenta Recuperador de Carrinhos Abandonados da Enviou.

Pensada justamente para retomar uma venda que foi iniciada, esta ferramenta capta qual produto o consumidor abandonou e dispara até 5 e-mails personalizados para ele.

Nestes e-mails o produto é reapresentado e neles podem ser oferecidos até mesmo benefícios extras para que a compra seja concluída, como cupom de desconto, frete grátis e Cashback. 

A Enviou oferece uma das principais e maiores ferramentas recuperadoras de carrinho abandonado do mercado. Veja quantos diferenciais existem:

  • Possibilidade de ver a taxa de abandono de carrinhos;
  • Acompanhar os abandonos de carrinho em do seu e-commerce em tempo real;
  • Emissão de relatórios com os resultados das ações;
  • Relações e análises dos produtos que tem mais abandonos;
  • Entre vários outros diferenciais!

Não conseguiu evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce? Tudo bem, é só reverter com a ferramenta certa!

Como você viu, existem várias possibilidades para o abandono de carrinho acontecer, e todos eles estão atrelados com a experiência do cliente.

É essencial manter sua  loja atualizada e com a jornada do cliente funcional, para evitar desistências.

Entretanto, caso você já tenha otimizado sua loja e os abandonos continuam acontecendo (o que é totalmente normal), a opção mais eficaz será implementar um Recuperador de Carrinhos Abandonados, como a ferramenta da Enviou, que converte carrinhos em vendas através de e-mails direcionados e personalizados.

Não perca mais vendas e automatize sua loja online!

Ainda não tem um ecommerce? Não dê bobeira, abrir uma loja virtual com a Loja Integrada é moleza e você não paga nada por isso.