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o que é logística

Entenda o que é logística, como funciona, os tipos e sua importância

A logística é uma área fundamental da estrutura do negócio. Por isso, é importante que você a entenda completamente. Vem com a gente!

A logística é o motor que coloca qualquer negócio para funcionar, por assim dizer. Trata-se da área que fica responsável por processos, como armazenagem, transporte e entrega dos produtos à venda. Tudo isso para que os clientes recebam seus pedidos no melhor prazo e condição possível.

Nos últimos tempos, o ecommerce cresceu sem parar, quebrando recordes atrás de recordes. Com isso, o varejo ficou mais competitivo do que nunca. E os comerciantes precisam encontrar métodos eficazes para se destacar entre os concorrentes. Especialmente, no que diz respeito à experiência do consumidor.

Há várias áreas do negócio atreladas à qualidade da entrega. Porém, a logística é a principal. Cá entre nós, ninguém gosta de receber um produto que adquiriu em condições duvidosas ou vários dias depois do prazo de entrega estabelecido no momento da compra, né?

Para isso não acontecer, o setor de logística do negócio precisa ser eficiente. Caso contrário, os clientes vão se sentir totalmente insatisfeitos com a experiência de compra, colocando em risco não só suas vendas, mas também reputação no mercado.

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Logo abaixo, explicaremos tudo sobre logística. Desde o conceito básico da área, até seus tipos de aplicação. Desse modo, vamos ajudá-lo a entender melhor o setor e otimizá-lo. Com uma logística bem estruturada, acredite: os resultados do negócio serão expressivos.

O que é logística?

Logística nada mais é do que a gestão dos recursos comercializados por um negócio. É a área em que são administrados processos essenciais relacionados à entrega dos produtos. Então, para uma mercadoria chegar no destino, tempo e qualidade combinada com o cliente, depende muito da logística.

Fundamentalmente, o conceito de logística teve origem nas guerras. Os líderes militares precisavam transportar tropas, armamentos e alimentos para a zona de combate, planejando rotas estrategicamente. Isso porque, os locais eram distantes e o deslocamento de recursos frequente.

Durante a Primeira Revolução Industrial, o conceito foi adaptado para facilitar o trabalho de fabricação. Desde então, a logística foi sendo disseminada em vários contextos. E a evolução dos meios de comunicação, transporte e tecnologia a tornou indispensável.

No ecommerce, esse setor está ganhando cada vez mais importância. Uma vez que, o comportamento dos consumidores mudou radicalmente depois do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Quase todos compram pela internet e tem a experiência do cliente como fator mais decisivo para fazê-lo.

Assim, a logística é uma área determinante nas vendas e relevância do negócio, cumprindo um papel muito importante na sua estratégia. O objetivo é levar o produto para o cliente com rapidez, condições adequadas e por um custo relativamente baixo.

Como funciona uma logística de qualidade?

Por mais básica que pareça ser, a área de logística envolve várias frentes ao mesmo tempo. Elas precisam trabalhar de forma harmônica para que o setor seja eficaz e cumpra sua principal finalidade, isto é, garantir uma experiência de compra excelente para os consumidores.

Entre os pilares mais essenciais da logística, estão: armazenamento, transporte e entregas. Todos eles consideram o nível de demandas do negócio. Hoje em dia, porém, outros conhecimentos fazem parte da área, como tecnologia, estatística e economia.

Nesse contexto, a logística de qualidade é aquela que oferece para os consumidores eficiência na entrega. Só que, ao mesmo tempo, reduz ao máximo os custos dos processos da área, equilibrando resultados com a saúde financeira do negócio.

Quanto aos custos logísticos do ecommerce, por exemplo, o planejamento precisa contar com indicadores específicos. Desse modo, você pode identificar quais variáveis terá pelo caminho e quais são suas melhores opções para evitar ou reduzir perdas, como por transporte e movimentação.

Perdas por transporte

Perdas por transporte envolvem entregas sem programação, carros rodando sem necessidade e uso de sistemas ineficientes. Além disso, há uma série de situações que podem resultar em perdas para o negócio no setor de logística. Dentre as quais, destacamos:

  • acidentes;
  • roubos;
  • fraudes.

Perdas por movimentação

Perdas de movimentação, por sua vez, estão relacionadas aos processos que antecedem o transporte do produto para a entrega. Elas envolvem, por exemplo, orientações ou distribuição de tarefas equivocadas. Assim como, má gestão do estoque e falta de padronização no fluxo operacional do negócio.

Logística eficaz de produção

A logística de produção é um de tantos outros tipos da aplicação do conceito. A modalidade é voltada para o desenvolvimento do produto a partir de sua matéria-prima. Então, tem etapas de fabricação, montagem, transporte à empresa e armazenamento, antes de efetivamente ser entregue para o cliente.

E a logística de produção eficaz trabalha justamente em torno das duas perdas que destacamos no tópico anterior: transporte e movimentação. Para isso, há muitos negócios que optam por softwares que ajudam no monitoramento e análise do setor.

Mas apenas investir em tecnologias não é suficiente para lidar com os problemas que podem causar perdas significativas para o negócio. É necessário adotar medidas para enfrentar os riscos e otimizar os processos. Sobretudo, com três ferramentas específicas: mapeamento de processos, Curva ABC e cronoanálise.

Mapeamento de processos

Basicamente, o mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão que te ajuda a compreender amplamente o funcionamento da área de logística do negócio. Com isso, é possível aumentar sua capacidade de controle, identificando eventuais falhas em movimentação, transporte e armazenagem.

Em outras palavras, é um estudo aprofundado sobre cada uma das etapas do setor. Assim, você consegue perceber e corrigir melhor erros importantes, aplicar melhorias no que já está bom ou até mesmo reconstruir processos inteiros. Desse modo, fica mais fácil deixar tudo em harmonia.

Curva ABC

A Curva ABC serve para analisar e classificar os itens do estoque do ecommerce, considerando o nível de importância de cada produto. Sendo um dos métodos mais simples e conhecidos para controlar o estoque eficientemente. Ele é baseado no Princípio de Pareto, isto é, a relação 80/20.

80% das vendas de um negócio costumam ser originadas por somente 20% do seu estoque. Assim, há itens à venda mais importantes do que outros no ecommerce. E a Curva ABC te ajuda a categorizá-los corretamente para priorizar os produtos com mais potencial de compra.

Curva A

A Curva A representa os itens de maior importância para o negócio. Isso porque, o número de produtos listados é apenas 20% do estoque em média. Enquanto a quantidade de vendas é aproximadamente 80% do faturamento de todo o ecommerce.

Curva B

A Curva B faz menção aos itens de média importância do negócio. Ou seja, aqueles que não vendem mal, mas também não vendem tão bem assim. Mais ou menos 30% dos produtos estão nesta categoria e equivalem a cerca de 15% do faturamento.

Curva C

Por último, temos a Curva C. Ela diz respeito a maioria dos produtos do negócio, isto é, 50% do estoque. Sendo os itens à venda com menor importância no que é ofertado pelo ecommerce. Desse modo, os produtos da Curva C simbolizam 5% do faturamento em média.

Cronoanálise

A cronoanálise é o estudo que te ajuda a mensurar o tempo e movimentos da sua produção quantitativamente. Assim, é possível identificar eventuais perdas para o setor do negócio e trabalhar de forma precisa na otimização de processos essenciais.

O principal objetivo da cronoanálise é determinar quanto tempo e esforço o negócio precisa para realizar cada uma das suas atividades. Com números reais e não apenas indicadores. Para que, os processos do negócio sejam melhorados e a produção seja maior com menos tempo.

Principais etapas da logística

De forma geral, o setor de logística tem uma série de etapas importantes que precisam de muita atenção por parte dos gestores. Elas devem ser feitas da melhor forma possível para que você entregue os produtos em menor tempo, ofereça uma experiência encantadora para os clientes e ainda gaste pouco.

Armazenamento

Uma das principais etapas da logística é o armazenamento. Trata-se do controle do que entra e sai dos armazéns do negócio. Os produtos precisam ser organizados inteligentemente. Sobretudo, para evitar qualquer desperdício de materiais.

Neste contexto, é importante contar com ferramentas de gerenciamento de armazenagem. Elas conseguem reduzir ou eliminar por completo possíveis erros, deixar cada prateleira em ordem e até mesmo controlar o clima para que itens sensíveis mantenham sua condição ideal.

Centralização da informação

Para ter uma logística eficiente no negócio, outra etapa importante é a centralização da informação. Ou seja, concentrar todos os dados mais relevantes, que se relacionam com a área de logística, num só lugar para que os colaboradores tenham fácil acesso e compreensão.

A agilidade para acessar informações é mais importante do que você imagina. A comunicação entre os processos de logística fica muito mais assertiva. O que evita erros, necessidade de retrabalho, atrasos nas entregas, dentre outros problemas.

Para isso, também é interessante usar sistemas tecnológicos, como o ERP (Enterprise Resourcing Planning), por exemplo. Trata-se de um software de gestão integrada, o qual reúne dados em um fluxo simplificado e máxima segurança.

Previsão da demanda

A previsão da demanda, por sua vez, é a etapa essencial para o alinhamento entre abastecimento das prateleiras do estoque e pedidos do negócio. Ela mostra qual é a quantidade mínima e máxima de produtos necessários para cada período do ano.

Essa relação é feita por meio dos registros de vendas do ecommerce. Então, a previsão de demanda pode ser chamada de gestão de compras também. O objetivo é não apenas ser preciso quanto a quantidade de produtos disponíveis, mas tomar melhores decisões estratégicas atreladas à logística.

Distribuição de produtos

A distribuição de produtos é talvez a etapa que requer mais atenção do ecommerce. Isso porque, apenas o planejamento correto garante que o transporte do negócio será eficiente. Ele envolve uma série de fatores, como, por exemplo:

  • veículos;
  • rotas;
  • carga e descarga;
  • frete.

Para acompanhar esses e outros aspectos da distribuição de produtos, mais precisamente, o uso de softwares de gerenciamento de transportes é recomendado. Eles ajudam a operação logística reunindo informações de atuação de motoristas, volume de entrega, documentos fiscais, dentre outros.

Tipos de logística mais usados

Além da logística de produção, há outros tipos de logística que são bastante usados pelos negócios. Por ser uma engrenagem tão fundamental do mercado varejista, o conceito precisou ser dividido em pelo menos quatro classes diferentes, incluindo: produção, distribuição, reversa e verde. Veja abaixo!

Logística de distribuição

A logística de distribuição é a opção em que o ponto central é a entrega do produto para o consumidor. Com isso, envolve essencialmente o planejamento de transporte. Desde questões de entrada e saída de mercadorias, até rotas de viagem, motoristas e rastreamento.

Entre os quatro principais tipos de logística, este é o que tem uma relação mais próxima com os clientes. Sendo assim, é necessário mais cuidado com a satisfação dos consumidores. Atraso nas entregas ou produtos em más condições, por exemplo, podem colocar tudo a perder.

Logística reversa

Por sua vez, a logística reversa é a que trabalha em função do retorno de produtos. Especialmente, quando o consumidor está insatisfeito e quer trocar o item por causa da sua má condição ou deseja devolvê-lo por motivos de atraso, por exemplo.

No ecommerce, essa situação é muito comum. Uma vez que, os clientes não podem ver ou experimentar o produto que adquiriu antes da entrega. Então, ficam mais suscetíveis a cometer erros no pedido. O que torna o planejamento de retorno muito importante.

Logística verde

Quanto à logística verde, é aquela que se dedica não só a bons resultados e economia, mas também a sustentabilidade, cuidando do meio ambiente. Para isso, medidas que reduzem o impacto ambiental são adotadas pelo negócio, a exemplo do encurtamento de rotas e a reciclagem.

Encurtamento de rotas

O encurtamento de rotas das transportadoras é uma ação que otimiza o tempo de entrega e reduz os custos do negócio, né? Contudo, a medida também diminui a emissão de gases poluentes. Sendo uma forma de preservar o meio ambiente.

Reciclagem ou reutilização de materiais dos produtos

Na logística verde, é interessante pensar na reciclagem e reutilização de materiais dos produtos. A iniciativa pode aumentar a capacidade produtiva do negócio e contribuir às pautas de sustentabilidade. Isso porque, não será necessário criar tudo do zero.

5 dicas para tornar a logística do seu negócio eficiente

Agora que você já sabe qual é o conceito de logística, como funciona e seus principais tipos, é hora de dar uma olhada nas nossas 5 dicas para tornar essa área do seu negócio mais eficiente. São direcionamentos básicos, mas que fazem toda a diferença, viu? Bora ver!

1. Preze por uma comunicação assertiva entre os processos

A comunicação entre os processos de logística do ecommerce é determinante para o desenrolar do setor. E, consequentemente, para a experiência dos consumidores na compra. Isso porque, impede que informações relevantes se percam.

Às vezes, o cliente pede mudanças no produto ou dá detalhes melhores após a compra, por exemplo. Neste caso, uma comunicação confusa entre os processos de entrega poderia deixar de lado esse dado tão importante. Com isso, a experiência de compra já seria de certa forma frustrante para o consumidor.

Sacou? Então, não durma no ponto e entre numa saia justa à toa. Promova mudanças comunicativas no setor de logística, deixando o ambiente o mais integrado possível. Só com o acesso à informação facilitado, você pode evitar erros como o do exemplo.

2. Invista em tecnologia

Para melhorar a comunicação entre os processos de logística, uma das melhores alternativas é investir em soluções tecnológicas. Existem softwares que centralizam informações e permitem que todos possam acessá-las e compreendê-las de forma fácil, simples e rápida.

Além disso, há sistemas de tecnologias que otimizam atividades, como a gestão de estoque, por exemplo. Com isso, você consegue monitorar a quantidade de produtos à disposição e mantê-los na condição mais adequada dentro do armazém. Assim como, identificar o que deve ser melhorado.

Quanto às entregas, o uso de softwares pode ser importante para reduzir os custos. O tempo de ociosidade da frota pode ser diminuído, o desempenho dos motoristas pode ser acompanhado mais de perto e a condição dos veículos podem ser analisadas mais precisamente, por exemplo.

3. Encontre bons fornecedores

Outra dica para tornar a logística do seu ecommerce mais eficiente é trabalhar com bons fornecedores. Especialmente, em relação à qualidade dos produtos e velocidade de entrega. Eles influenciam diretamente no desempenho do negócio no setor. Assim, uma má escolha pode resultar em problemas, como:

  • desorganização do estoque;
  • atraso nas entregas;
  • insatisfação dos clientes.

Mas como encontrar bons fornecedores? Existem alguns caminhos para isso. Faça uma vasta pesquisa nas plataformas digitais, por exemplo, buscando fornecedores bem avaliados e requisitados. Seja em mecanismos de busca, grupos nas redes sociais ou fóruns.

Encontrando 5, 6 ou 7 opções interessantes, entre em contato com cada um dos fornecedores, fazendo perguntas preparadas de antemão. Elas devem deixar claro quais vão realmente atender suas necessidades e te ajudar na construção de uma logística mais eficiente.

4. Fique de olho nas embalagens

Muitos não prestam atenção nisso, mas a condição da embalagem faz a diferença na entrega. Ainda que o produto fique completamente intacto, uma embalagem danificada pode pegar muito mal na percepção do cliente. Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica, né?

Para piorar, isso pode gerar um efeito cascata. Uma embalagem frágil pode danificar o produto vendido. O item, por sua vez, deverá ser trocado ou devolvido, aumentando seus custos. E o cliente insatisfeito pode alertar outros consumidores, dizendo para que não comprem de você.

5. Analise periodicamente os resultados

Uma área do negócio só pode se tornar efetiva se a estratégia for mensurada de tempos em tempos. Então, analise periodicamente os resultados da logística do ecommerce. Ainda mais quando você está promovendo novas práticas e soluções no setor.

Quando você começar a melhorar a comunicação entre os processos, observe quais benefícios o negócio teve com a ideia até então, por exemplo. Da mesma forma, observe o desempenho dos fornecedores. Eles estão seguindo o combinado? Entregam no prazo e condições ideais para você?

Tudo isso é importante para que você não só mantenha a logística do ecommerce funcionando bem, mas consiga melhorá-la cada vez mais. Com isso, a experiência dos clientes será encantadora comprando de você e seus resultados serão muito mais expressivos.

Vantagens e desvantagens de terceirizar a logística da sua empresa

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer contar com uma logística eficiente no negócio é sobre a terceirização. É vantajoso ou não terceirizar? A resposta é: depende. A princípio, talvez não seja algo tão interessante, mas ainda assim é possível fazê-lo em pequenos negócios.

A necessidade de terceirizar aparece mais quando o ecommerce começa a crescer. Novos desafios aparecem e forçam o negócio a contratar especialistas para não só cuidar do setor, mas também aprimorá-los por meio de sua ampla expertise.

Neste contexto, listamos abaixo 3 das principais vantagens de terceirizar a logística. Assim como, 3 das principais desvantagens de fazê-lo. Para que você coloque na balança, considerando a realidade do seu ecommerce, e decida o que é melhor.

Vantagens da terceirização

Estrutura

Com a terceirização, o setor de logística do negócio passa a ser menor, mais enxuto. Isso porque, você não vai precisar de tantos recursos para manter a atividade da área funcionando. Necessidades relacionadas à estrutura física e tecnologia ficam sob total responsabilidade da empresa contratada.

Eficiência

Quando você contrata terceiros para a logística do ecommerce, atividades complexas são entregues nas mãos de quem tem mais experiência no assunto, por exemplo. Então, a eficiência em cada um dos processos da área aumenta consideravelmente.

Redução de custos

Uma estrutura de logística mais enxuta no negócio resulta em menos custos. Ao terceirizar a distribuição dos produtos, por exemplo, não será preciso adquirir uma frota, preocupando-se com questões de manutenção ou até mesmo o salário dos motoristas contratados.

Desvantagens da terceirização

Integração das atividades

A integração das atividades é um pouco mais complicada quando você terceiriza a logística do ecommerce. A empresa contratada não conhece especificamente seus produtos e clientes, por exemplo. Com isso, a comunicação pode não ser tão assertiva quanto deveria.

Gestão de processos

Por mais que a logística seja terceirizada, o negócio precisa ficar de olho em praticamente tudo o que acontece na área. Você precisa, por exemplo, acompanhar entregas e ficar por dentro do estoque. Só que, essa gestão é um pouco mais difícil estando longe da execução das atividades.

Objetivos

Quando a terceirização da logística acontece, todo o setor passa a ficar nas mãos da empresa contratada. Então, os resultados do seu ecommerce depende também de um terceiro que, na maioria das vezes, não tem objetivos semelhantes aos do negócio. O que pode ser um problema depois de um tempo.

Conclusão

Por fim, a logística é uma das áreas mais determinantes para o sucesso de um negócio. Sem uma logística eficiente, todo o restante da operação fica comprometido. A qualidade do produto, o processo de vendas e o marketing, por exemplo, não conseguem esconder atrasos de entrega ou embalagens violadas.

Então, comece o quanto antes a concentrar seus esforços na logística do seu ecommerce. Esse é o grande motor que pode não só deixar seu negócio funcionando de forma estável, mas te levar a alcançar resultados cada vez mais expressivos.

Gostou deste conteúdo? Bom demais, né? Veja também: soluções de logística para quem está começando no ecommerce!