Como escolher o melhor ERP para o seu ecommerce?
Saiba o que é ERP para ecommerce e como identificar quando sua loja virtual precisa de um
O comércio eletrônico nunca esteve tão bem. No primeiro semestre de 2021, o ecommerce bateu recorde e atingiu a marca de R$ 53,4 bilhões em vendas, de acordo com dados da 44ª edição do WebShoppers, relatório da Ebit Nielsen em parceria com o Bexs. Por isso, cada vez mais, empresas apostam em plataformas virtuais para a venda de produtos.
Embora administrar uma loja online ofereça muitas vantagens em relação a uma física, nem tudo são flores e, por isso, é importante saber otimizar os processos de vendas. Para isso, a solução pode estar na integração de um ERP para ecommerce.
Essa integração permite a automação de muitas tarefas para gerenciar o negócio de forma mais eficiente. Se você quer entender o que é ERP e quer saber como escolher o melhor para a sua loja, continue lendo nosso post que vamos te contar tudo.
O que é um ERP para ecommerce?
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No começo do seu negócio, quando você recebe algumas dezenas de pedidos por dia, pode até conseguir gerenciar os processos manualmente. Porém, à medida que as vendas online aumentam e sua loja virtual cresce (o que todo mundo quer), isso pode virar uma baita dor de cabeça. Imagina administrar centenas ou milhares de pedidos e informações usando apenas uma planilha ou ferramentas simples?
É aí que entra o ERP, uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais.
As soluções de ERP ajudam a lidar com esses desafios, fornecendo uma única solução de software para a maioria das atividades de negócios: da contabilidade financeira ao processamento de pedidos, controle de estoque, compras, remessas e muito mais.
Prefere conteúdo em vídeo? A gente tem também! Confira a edição do #AprendiNaLI sobre ERP para ecommerce.
Como saber se preciso de um ERP?
Decidir quando é hora de atualizar para uma solução ERP para ecommerce pode ser uma dúvida comum. Uma empresa complexa com alto volume pode precisar adotar o ERP muito cedo, enquanto uma empresa com processos mais simples pode ficar satisfeita apenas com as funcionalidades oferecidas por sua plataforma de ecommerce.
Afinal, muitas plataformas, como a Loja Integrada, oferecem diversos recursos e ferramentas integradas que ajudam a administrar os negócios.
Uma das melhores maneiras de determinar se é hora de adotar um software de ERP é o retorno do investimento (ROI). Se um novo sistema ERP vai: ajudar você a lidar com os pontos problemáticos em seus processos; manter seu quadro de funcionários enxuto por meio da automação; ou aproveitar novas oportunidades de vendas, a decisão pode ser fácil.
Mas existem também alguns sinais de que está na hora de adotar um ERP, como:
- O gerenciamento de pedidos está se tornando incômodo;
- Seus pedidos estão chegando com muito atraso nos clientes;
- A contabilidade tem sido uma tarefa demorada e pouco eficiente;
- Você não tem certeza de quais são seus verdadeiros custos;
- Você está pensando em expandir suas operações;
- Processos manuais de gestão de estoque estão levando a erros.
Como escolher o melhor ERP para ecommerce?
Se você identificou dois ou mais sinais na gestão da sua loja virtual, pode ser a hora de procurar o seu ERP para ecommerce. Mas o que olhar em um fornecedor de software para tomar a melhor decisão? Veja abaixo algumas dicas.
1. Compreenda e liste as suas necessidades
Antes de escolher um ERP para ecommerce, você precisa estabelecer claramente os objetivos, requisitos e expectativas que você tem em relação à solução de ERP. Isso vai ajudar a restringir os recursos que você precisa procurar no software ERP.
Essa estratégia também garante que você consiga tomar uma decisão assertiva, com relação a custos, benefícios e qualidade.
2. Procure por flexibilidade e escalabilidade
A solução que está sendo fornecida deve ser flexível em termos de habilidade e capacidade, sempre tendo como base os seus requisitos.
Considerando a dinâmica do mundo atual, é interessante que o ERP tenha funções que ajudem você a receber e gerenciar pedidos, mesmo se estiver longe de seu computador.
Normalmente, os programas baseados em nuvem são considerados bastante flexíveis e escaláveis, permitindo que você aumente o uso do programa à medida que seu ecommerce cresce.
3. Procure um ERP compatível com sua plataforma
Como uma empresa de comércio eletrônico, você quer que a solução ERP selecionada funcione bem com o sistema usado pela sua empresa.
A integração e o fluxo de informações entre esses dois sistemas precisam ser contínuos e confiáveis, para que nenhuma informação seja perdida.
4. Dados e suporte para ajudar sua estratégia
O software ERP para ecommerce deve fornecer dados em tempo real que podem ajudar você a tomar decisões estratégicas para a sua loja virtual, além de gerar análises que ajudam a entender as áreas nas quais a sua loja virtual pode melhorar e crescer.
O suporte também é um recurso essencial que deve estar presente para garantir que o processo de implementação e uso do ERP seja tranquilo.
Continue aprendendo sobre ERP com os conteúdos a seguir:
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