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ERP para ecommerce como escolher o melhor pra sua loja

ERP para ecommerce: como escolher o melhor pra sua loja?

Saiba o que é ERP para ecommerce e como identificar quando sua loja virtual precisa de um

O comércio eletrônico nunca esteve tão bem. No primeiro semestre de 2021, o ecommerce bateu recorde e atingiu a marca de R$ 53,4 bilhões em vendas, de acordo com dados da 44ª edição do WebShoppers, relatório da Ebit Nielsen em parceria com o Bexs. Por isso, cada vez mais, empresas apostam em plataformas virtuais para a venda de produtos.

Embora administrar uma loja online ofereça muitas vantagens em relação a uma física, nem tudo são flores e, por isso, é importante saber otimizar os processos de vendas. Para isso, a solução pode estar na integração de um ERP para ecommerce.

Essa integração permite a automação de muitas tarefas para gerenciar o negócio de forma mais eficiente. Se você quer entender o que é ERP e quer saber como escolher o melhor para a sua loja, continue lendo nosso post que vamos te contar tudo.

O que é um ERP para ecommerce?

​​No começo do seu negócio, quando você recebe algumas dezenas de pedidos por dia, pode até conseguir gerenciar os processos manualmente. Porém, à medida que as vendas online aumentam e sua loja virtual cresce (o que todo mundo quer), isso pode virar uma baita dor de cabeça. Imagina administrar centenas ou milhares de pedidos e informações usando apenas uma planilha ou ferramentas simples?

É aí que entra o ERP, uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais.

As soluções de ERP ajudam a lidar com esses desafios, fornecendo uma única solução de software para a maioria das atividades de negócios: da contabilidade financeira ao processamento de pedidos, controle de estoque, compras, remessas e muito mais.

Como saber se preciso de um ERP?

Decidir quando é hora de atualizar para uma solução ERP para ecommerce pode ser uma dúvida comum. Uma empresa complexa com alto volume pode precisar adotar o ERP muito cedo, enquanto uma empresa com processos mais simples pode ficar satisfeita apenas com as funcionalidades oferecidas por sua plataforma de ecommerce.

Afinal, muitas plataformas, como a Loja Integrada, oferecem diversos recursos e ferramentas integradas que ajudam a administrar os negócios.

Uma das melhores maneiras de determinar se é hora de adotar um software de ERP é o retorno do investimento (ROI). Se um novo sistema ERP vai: ajudar você a lidar com os pontos problemáticos em seus processos; manter seu quadro de funcionários enxuto por meio da automação; ou aproveitar novas oportunidades de vendas, a decisão pode ser fácil.

Mas existem também alguns sinais de que está na hora de adotar um ERP, como:

  • O gerenciamento de pedidos está se tornando incômodo;
  • Seus pedidos estão chegando com muito atraso nos clientes;
  • A contabilidade tem sido uma tarefa demorada e pouco eficiente;
  • Você não tem certeza de quais são seus verdadeiros custos;
  • Você está pensando em expandir suas operações;
  • Processos manuais de gestão de estoque estão levando a erros.

Como escolher o melhor ERP para ecommerce?

Se você identificou dois ou mais sinais na gestão da sua loja virtual, pode ser a hora de procurar o seu ERP para ecommerce. Mas o que olhar em um fornecedor de software para tomar a melhor decisão? Veja abaixo algumas dicas.

1. Compreenda e liste as suas necessidades

Antes de escolher um ERP para ecommerce, você precisa estabelecer claramente os objetivos, requisitos e expectativas que você tem em relação à solução de ERP. Isso vai ajudar a restringir os recursos que você precisa procurar no software ERP.

Essa estratégia também garante que você consiga tomar uma decisão assertiva, com relação a custos, benefícios e qualidade.

2. Procure por flexibilidade e escalabilidade

A solução que está sendo fornecida deve ser flexível em termos de habilidade e capacidade, sempre tendo como base os seus requisitos.

Considerando a dinâmica do mundo atual, é interessante que o ERP tenha funções que ajudem você a receber e gerenciar pedidos, mesmo se estiver longe de seu computador.

Normalmente, os programas baseados em nuvem são considerados bastante flexíveis e escaláveis, permitindo que você aumente o uso do programa à medida que seu ecommerce cresce.

3. Procure um ERP compatível com sua plataforma

Como uma empresa de comércio eletrônico, você quer que a solução ERP selecionada funcione bem com o sistema usado pela sua empresa.

A integração e o fluxo de informações entre esses dois sistemas precisam ser contínuos e confiáveis, para que nenhuma informação seja perdida.

4. Dados e suporte para ajudar sua estratégia

O software ERP para ecommerce deve fornecer dados em tempo real que podem ajudar você a tomar decisões estratégicas para a sua loja virtual, além de gerar análises que ajudam a entender as áreas nas quais a sua loja virtual pode melhorar e crescer.

O suporte também é um recurso essencial que deve estar presente para garantir que o processo de implementação e uso do ERP seja tranquilo.

Um parceiro da Loja Integrada que atende a todos esses requisitos é o Tiny ERP. E, para melhorar ainda mais sua situação, o Tiny está com uma promoção para os lojistas com plano pago da Loja Integrada até o final de agosto de 2021. São 6 meses de desconto na assinatura do ERP para ecommerce do Tiny.

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