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First In, First Out – Descubra o que é o FIFO

Entenda o que é FIFO e como a metodologia é importante para a gestão de estoque do seu negócio.

Geralmente, a forma de armazenar mercadorias e a gestão de estoque é um grande desafio para os negócios. Neste quesito, entender sobre o FIFO e outras metodologias de logística é fundamental para otimizar os processos.

O estoque é parte fundamental da cadeia de suprimentos e ter uma organização nessa parte, vai reduzir custos e impactar na saúde financeira da empresa. 

Afinal, falhas nos processos do estoque, onde os ativos ficam armazenados, geram problemas de entrega, desperdício de produtos, gastos desnecessários, entre outros problemas.

Então, se você é um empreendedor que tem estoque e quer saber mais sobre o FIFO, acompanhe todas as informações desse artigo e comece hoje mesmo a mudar o seu método de gestão de estoque.

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Aqui você vai ver:

O que é FIFO, suas vantagens e como utilizar

Em tradução livre, a sigla significa: primeiro a entrar, primeiro a sair – em inglês – first in, first out. Em poucas palavras, o FIFO é um método de gestão de estoque onde as mercadorias produzidas ou adquiridas antes, devem ser as primeiras a serem usadas ou vendidas.

Resumidamente, estamos falando de um sistema de armazenagem onde a prioridade de venda e de uso é dos itens que chegaram primeiro ao estoque, ou seja, que estão armazenados a mais tempo.

Quais são as vantagens do FIFO

Para uma boa gestão de estoque, ter um método de armazenagem adequado para o negócio é fundamental. Isso pode ter uma relação direta com a eficiência do dia a dia da empresa, e também impactar nos resultados financeiros.

Obviamente tudo deve ser muito bem pensado, e fatores importantes como tipo de produto, infraestrutura e demanda de mercado devem ser levados em consideração.

Entre outras vantagens, o uso da metodologia FIFO para o estoque ajuda na prevenção de erros e torna a cadeia de suprimentos mais eficiente.

Além disso, com regras claras sobre como proceder quando  novas mercadorias chegam, a rotatividade do estoque fica melhor e consequentemente existe uma qualidade maior nas entregas.

Outro ponto importante é que o FIFO permite ter um maior controle das mercadorias, já que é preciso vender ou usar tudo o que chegou primeiro, e ainda confere uma organização muito maior quanto à saída e entrada de produtos e, assim, evitando a perda de mercadorias.

Certamente todo esse controle garante um melhor fluxo de caixa e aumento do capital de giro. Mas não é só isso.

Se você ainda tem dúvidas sobre utilizar ou não o FIFO na sua empresa e como ele pode melhorar a logística do seu negócio, vamos listar outros benefícios da metodologia.

Custo-benefício

Esta é certamente uma das maiores vantagens do uso da metodologia FIFO, já que todos os produtos que estão com uma data de validade mais próxima ou a mais tempo no estoque, terão uma saída mais rápida.

Assim, problemas como a necessidade de comprar em grande volumes, são minimizados, pois o uso do método oferece uma maior organização, impulsionando o fluxo de venda e o faturamento da empresa.

Além disso, o FIFO permite eliminar custos com grandes espaços físicos.

Como consequência, também torna-se possível cortar custos com grandes armazéns, já que há menor necessidade de espaço.

Mais agilidade dos processos

O método de gestão de estoque FIFO facilita o processo de entrada, saída, localização e separação de produtos. Desta forma, a equipe que cuida do estoque não perde tempo procurando pelos produtos, e pode focar em outras atividades importantes para a empresa.

Diminuição da chance de erros

Com uma metodologia que segue regras, os erros na entrada, saída, separação e armazenamento dos produtos são bastante minimizados.

Maior facilidade na precificação dos produtos

Com o método FIFO, fica mais fácil para o gestor equilibrar os custos de entrada e preço de saída dos produtos, o que facilita muito a precificação.

Melhoria na organização dos produtos

Já que os produtos que chegam antes precisam ser vendidos ou utilizados antes, a metodologia FIFO deixa tudo mais organizado. Desta forma, é mais fácil identificar possíveis problemas no estoque e corrigir estes pontos com agilidade, antes que se tornem mais críticos.

Quando utilizar o FIFO

O FIFO é uma metodologia excelente para fazer a gestão de estoque das empresas que possuem a necessidade de ter uma maior dinâmica nos giros do estoque.

Com a automação dos processos de armazenamento e organização do recebimento dos produtos, este é um método ideal para os negócios que trabalham com produtos com prazos de validade, como por exemplo quem trabalha com alimentos, medicamentos e outros produtos perecíveis.

Mas não apenas estes segmentos podem usar o FIFO. Outros tipos de negócio que querem evitar desperdícios e reduzir problemas com a gestão do estoque podem aplicar o método, como por exemplo com o estoque de produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

O que é FEFO e quais são as suas vantagens

Em tradução livre, a sigla significa: primeiro a vender, primeiro a sair (first expire, first out). Então, nesse método de gestão de estoque, o principal controle é com o prazo de validade dos produtos.

Apesar de ter um nome parecido com o FIFO, o foco é outro, pois esse método é bastante indicado para produtos de alto giro e mais perecíveis. Além disso, existe outra diferença entre os dois métodos, no que se refere a diferença na variação de preços dos insumos e produtos, principalmente em casos de inflação ou deflação.

Em outras palavras, com um giro de estoque mais rápido, existe uma chance menor das mudanças externas impactarem com mais força os valores destes produtos.

Vantagens do método FEFO

Assim como o FIFO, o método FEFO também traz diversos benefícios em sua utilização. Alguns destaques das vantagens estão em evitar que os produtos vendidos fiquem obsoletos, o que pode gerar custos e perdas para a saúde financeira da empresa.

Outra grande vantagem do FEFO é que dificilmente as mercadorias ficarão fora da validade ou em mau estado, o que ajuda o trabalho das pessoas que lidam com os produtos. Além disso, a imagem da marca é fortalecida, visto que apenas mercadorias em bom estado são enviadas aos compradores.

O que é LIFO, suas vantagens e como utilizar o método

A sigla LIFO vem de do inglês “Last in, First Out”, o que em tradução livre significa “último a entrar, primeiro a sair”).

Trata-se de um método de gestão de estoque exatamente oposto ao FIFO, e é indicado para garantir uma maior rotatividade de estoque de produtos com prazos de validade mais longos. Em outras palavras, as mercadorias mais antigas vão para o fundo da prateleira enquanto as novas ficam na borda, para atrair mais clientes.

É um método ideal para segmentos onde as mercadorias recentes são usadas como uma estratégia para aumentar as vendas, como por exemplo na indústria da moda, onde as últimas coleções são mais procuradas.

Uma loja focada na moda que não oferece mercadorias novas para seus clientes, pode fazer com que eles migrem para a concorrência, então essa é uma das principais vantagens de usar o método LIFO.

Isso não significa que não é possível deixar as mercadorias antigas à venda, mas sim apenas usar os produtos novos para atração dos clientes.

Importância de uma boa gestão de estoque

O estoque pode ser considerado um dos principais ativos de uma empresa, já que é lá que ficam todos os itens para venda. Ele precisa ser muito bem gerenciado para evitar desperdício de materiais, compras desnecessárias e também para fortalecer a relação da empresa com o público.

Não é ideal para o negócio faltar ou sobrar produtos. Itens em excesso significam gastos desnecessários e a chance de ficarem obsoletos ou fora do vencimento, enquanto a falta de produtos pode impactar negativamente nas vendas.

Então, podemos concluir que a gestão de estoque é fundamental para a manutenção da empresa. Com o uso da metodologia certa, que pode ser a FIFO, FEFO ou LIFO, certamente sua empresa contará com uma maior agilidade de operação e consequentemente uma melhor saúde financeira.

Além disso, uma boa gestão de estoque garante um processo de expedição mais ágil e facilita a operação da produção.

Diante das opções, como escolher o melhor método para ter uma boa gestão de estoque?

Para fazer essa escolha, a primeira providência que o gestor deve ter é avaliar o tipo de produto com o qual a empresa trabalha e precisa armazenar antes de vender. É a partir dessa informação que você poderá eliminar a metodologia que não funcionaria para o seu negócio.

Além de olhar para o produto, é de suma importância observar o tamanho do espaço que a empresa disponibiliza para o armazenamento e definir um layout que facilite a gestão de estoque.

Algo importante na hora de considerar o método de gestão de estoque mais adequado para o seu negócio é que um não necessariamente exclui o outro, ou seja, é perfeitamente possível combinar os métodos entre si.

Isso pode ser útil para as empresas que vendem produtos variados como por exemplo uma rede de supermercados, que pode aplicar a metodologia FEFO para o estoque de perecíveis e o método LIFO para os eletrônicos.

De qualquer forma, o mais importante é escolher o método de gerenciamento de estoque que seja mais adequado e que, com essa organização, você tenha um estoque eficiente, que colabore com a otimização dos processos e consequentemente com a boa saúde financeira da empresa.

Conclusão

Durante todo o nosso artigo falamos sobre o LIFO, FIFO e FEFO, que são três metodologias de gestão de estoque consolidadas e muito utilizadas no mercado. E não importa o tamanho da empresa. Ter um estoque organizado faz toda a diferença para os negócios que querem reduzir custos, otimizar o tempo de trabalho e evitar gastos desnecessários.

Para os gestores que querem tirar o melhor de tudo o que estes métodos proporcionam é fundamental combiná-los com a utilização de um sistema de gestão de estoque eficiente.

Hoje em dia as organizações podem eliminar diversos processos manuais e também utilizar sistemas de gestão para registrar e organizar todas as informações sobre o negócio.

Especialmente para estoques maiores, isso é fundamental, pois é de suma importância integrar o estoque com os demais setores da empresa, como por exemplo o setor de logística, financeiro, vendas e compras.

Desta forma, as decisões são tomadas de forma inteligente, baseadas nos dados do estoque que corresponde sempre à realidade.

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