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Como levar o negócio do físico para o digital, por Alê Moraes

A empreendedora, influencer e especialista em modas online, Alê Moraes, é a nossa convidada e vai dar dicas de ouro pra você conquistar o seu espaço no mercado e começar a vender no digital. Continue a leitura!

Se você já tem uma loja física, mas ainda não vende online, você está perdendo uma grande oportunidade de multiplicar seus ganhos e diversificar seus canais de vendas!  

Começar pode parecer complicado à primeira vista, mas não é um bicho de sete cabeças. Vender online para todo o Brasil pode ser mais simples do que parece. Principalmente se você tem o direcionamento certo!

Por isso, reuni aqui nesse conteúdo alguns aspectos que você precisa ter em mente para começar no digital. Vamos lá?

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A primeira etapa no processo de levar seu negócio físico para o online é o planejamento, e dentro do planejamento eu ressalto os seguintes pontos de atenção: definir com o máximo de clareza qual será o seu público-alvo e definir qual será o seu mix de produtos, priorizando aqueles produtos que já estão validados na loja física. 

criar loja virtual

A clareza de público-alvo é fundamental para se comunicar com a audiência certa, já que, vender online, você tem a oportunidade de alcançar centenas de milhares de pessoas. Mas mostrar os seus produtos para quem não é o seu público, é perda de tempo e dinheiro. Além disso, essa definição será o fio condutor de todos os demais aspectos do negócio online:

  • Qual será o mix de produtos?
  • Como será a comunicação com essa audiência?
  • Quais conteúdos serão úteis para essas pessoas?
  • Quais influenciadoras conversam com esse mesmo público que você deseja atingir?
  • Como os anúncios serão segmentados para serem veiculados para as pessoas certas?

Consegue perceber que está tudo associado a essa clareza e definição do público-alvo? Então jamais pule essa etapa do planejamento! Por mais trabalhoso que seja definir seu público, isso vai te poupar muitos erros lá na frente!

Lembre-se também que nas vendas online é importante ter mais profundidade de estoque do que variedade. Imagine só o trabalho de tirar fotos de qualidade, subir os produtos no site com medidas e descrição detalhada, otimizar os anúncios e ter apenas um item de cada no estoque? Fora a frustração do cliente ao entrar no site e não encontrar a quantidade ou tamanho desejados daquele determinado produto.

O próximo aspecto importante das vendas online é a audiência, ou seja, alcançar as pessoas que teriam interesse no seu produto. Se ninguém conhece a sua loja, como as pessoas irão comprar nela?

E é aqui que entra uma estratégia que eu chamo de “fofoqueira na janela” – ou seja, ter o máximo de pessoas falando da sua marca para uma audiência similar ao público que você deseja atingir!

Então vamos aos passos dessa estratégia!

Comece de dentro para fora

Faça parcerias com negócios em cidades vizinhas, principalmente, porque a logística será facilitada ao vender para regiões próximas a você. Tem algum conhecido que tem um negócio complementar ao seu em uma cidade perto de você? Faça posts colaborativos no Instagram da marca, faça lives em dupla e até mesmo campanhas de vendas onde, ao comprar na loja do parceiro, o cliente ganha algum benefício para comprar na sua loja.

Busque influenciadores que estão nas cidades próximas, para que eles falem sobre a sua loja online. E lembre-se: influenciador não é necessariamente uma blogueira de moda. Influenciador é qualquer pessoa que conversa com o público que você deseja atingir. Por exemplo: você vende pasta de amendoim? Uma confeiteira que compartilha suas receitas no Instagram pode ser uma influenciadora para o seu negócio, ao usar seus produtos como ingrediente.

Além disso, faça entregas na sua cidade e regiões próximas com condições atrativas de frete, além de oferecer a logística reversa como uma forma de deixar o cliente tranquilo em relação a devoluções e trocas de mercadorias.

Crie posts com temas compartilháveis

No seu planejamento de postagens para o Instagram da sua marca, não se esqueça de pensar nos conteúdos de topo de funil, ou seja, aqueles feitos com intuito de atrair novos seguidores. 

Conteúdo de topo de funil geralmente é de um tema mais aberto, relacionado a interesses mais amplos do seu público-alvo, e que serão compartilhados com pessoas que têm os mesmos interesses.

Por exemplo: você vende artigos para bebê? Um meme de maternidade será um ótimo post de topo de funil, porque será compartilhado com diversas mães, que são o seu público-alvo. Ou então um carrossel falando do signo de cada bebê, ou de cada mãe. Lembre-se de colocar a seguinte chamada para ação na legenda do post: “clique no aviãozinho e compartilhe esse post com outras mães”.

Marcações estratégicas nos stories

Mapeie negócios complementares ao seu, que estão em outras cidades do país, onde sua logística é favorável, e acompanhe os conteúdos dessas marcas por um tempo. Caso você realmente goste do conteúdo ou consuma aquele produto, faça um story elogiando a marca de forma genuína! Ao receber esse elogio, há grandes chances da marca te repostar nos stories, ou seja, sua loja será vista pelos seguidores desse Instagram!

Quer um exemplo prático? Vamos supor que você venda suplementos e produtos para uma alimentação saudável. Você pode fazer stories marcando alguma personal trainer, dizendo que faz os exercícios que ela indica e que adora! Se ela te repostar, você vai aparecer para uma grande quantidade de pessoas que tem interesse em malhar, e possivelmente tem interesse também em alimentação saudável e suplementos. Vale ouro essa estratégia!

Anúncios

A ferramenta de criar anúncios e impulsionar anúncios através de alguma rede social pode facilitar a sua visibilidade.

Mas comece de forma pequena, criando anúncios para sua cidade e cidades vizinhas. Faça o básico para gerar uma boa visibilidade e depois partir para algo mais grandioso. Como falei antes: de dentro para fora. Sempre lembrando das regiões onde seu frete é mais competitivo

Depois, conforme você for crescendo, pode ir criando anúncios segmentados para regiões que você deseja começar a atingir. E assim, aos poucos, com um plano de ação e consistência, você vai crescendo e fazendo vendas diariamente.

Frete

Outro ponto importante para o seu negócio, é estar por dentro do preço de fretes para os seus produtos. Nem sempre uma cidade do outro lado do país terá a logística favorecida nessa questão.

Logo, é melhor começar por onde o frete é mais barato para as suas mercadorias. Através desse estudo, você terá uma probabilidade de vender online mais produtos.

A gente sabe que às vezes deixamos de comprar algum produto que está num precinho camarada por conta do frete, não é mesmo?

Pense a longo prazo

A ideia de prezar pelo longo prazo deve ser viva em seu negócio. Ninguém começa a ganhar dinheiro da noite para o dia de maneira rápida e isso é normal.

Ou seja, você deve projetar em seu negócio o quanto você pretende ganhar e em quanto tempo você deseja ter esse retorno. Mas não seja apressada. Evite colocar prazos como “daqui a duas semanas” ou algo semelhante.

Às vezes, um negócio bem-sucedido acaba levando um bom tempo de meses e até anos. Porém, você vai ter que projetar os seus objetivos antes de tudo.

Preze pelo cliente

Um ou o fator mais importante de vender online para todo o Brasil é prezar pelo cliente

Responda com rapidez, seja proativo no seu atendimento, envie o código de rastreio da mercadoria o mais rápido possível e aproveite para pedir feedbacks sobre os produtos e sobre seu atendimento. Ter depoimentos de pessoas elogiando seu negócio online gera bastante credibilidade e confiança, o que é um aspecto muito importante nas vendas online.

Então, o que você está esperando? É hora de expandir sua loja física para o digital e começar a vender para o Brasil todo, todos os dias!