🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!
loja física e online

Os desafios de gerenciar uma loja física e online ao mesmo tempo

Veja como empresas encaram a gestão de lojas físicas e online ao mesmo tempo 

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças para o cenário de ecommerce, mas uma das principais foi a alta migração de lojas físicas para o meio digital. Com isso, empreendedores que nunca antes se aventuraram na internet tiveram que aprender em tempo recorde como divulgar suas lojas e vender também online.

Mas esses não são os únicos desafios enfrentados. Há muito, mesmo empreendedores já estabelecidos em ambos os canais se esforçam para conciliar o gerenciamento de uma loja online e uma física. 

Gerenciar estoque, controlar preços, registrar vendas e fazer um bom atendimento são alguns dos elementos básicos para manter o bom funcionamento da empresa. Mas, além disso, uma gestão integrada e eficaz do online e do físico permite que o consumidor possa escolher, com liberdade e confiança, o ambiente que melhor lhe atende, e pular de um para o outro sem perceber obstáculos no caminho. O resultado é uma experiência de compra aprimorada e mais oportunidades de venda para o lojista.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Para entender melhor sobre esses processos, vamos mostrar alguns dos desafios de integrar sua loja online e física, mas também vamos dar dicas de como superá-los! Confira!

Os desafios de integração entre a loja online e a física

Quando uma empresa adiciona um canal online aos meios de distribuição convencionais, há alguns desafios que ela costuma enfrentar para desenvolver a coesão entre os dois tipos de ambientes.

Ao vender produtos por meio de um site, a empresa ganha a oportunidade de atingir um novo público de clientes em potencial, ao mesmo tempo em que aceita o risco de ter clientes em mais canais de vendas para gerenciar.

Portanto, a estratégia do canal online deve estar alinhada com a estratégia de negócios dos canais offline, para que trabalhem juntos a fim de satisfazer o cliente, evitar quebras de experiência e maximizar a receita. Se não houver uma boa integração, o lojista pode acabar se sobrecarregando, confundindo os estoques e frustrando todos os envolvidos no processo.

Veja alguns dos principais desafios:

Ofertas de produtos:


uma empresa pode oferecer a mesma gama de produtos por meio de ambos os canais ou um leque de produtos exclusivos de cada ambiente. Essa decisão deve ser tomada com base nas características e preferências do público-alvo, bem como na relação entre seus parceiros, como fabricantes, transportadoras, depósitos de estoque e colaboradores.

Controle de preço:


quando os canais online são adicionados aos offline, ou vice-versa, a estratégia de preços torna-se crítica e os lojistas precisam decidir como precificar as ofertas de um canal em comparação com outro. Essas decisões também dependem dos fatores mencionados acima (fabricantes, transportadoras, estoque etc.) e podem afetar a impressão do cliente. Por exemplo, oferecer preços mais baixos no seu e-commerce pode criar um incentivo para comprar online, mas também confundir ou criar desconfiança em alguns clientes. Por isso, é importante analisar e ser transparente com o cliente!

Gestão do estoque:


por último, temos a questão do inventário. Quando você vende os mesmos produtos tanto em uma loja online quanto offline, seu estoque provavelmente é o mesmo para os dois canais. Isso significa que um cliente pode comprar um item pela internet ao mesmo tempo que outro procura o produto na loja física, o que pode resultar na chamada “quebra de estoque”, quando o site dizia que o produto existia mas, na verdade, ele tinha acabado de esgotar por causa da loja física.

Casar a gestão dos pedidos no online e na loja física é essencial para evitar falta de estoque e possíveis frustrações. Portanto, é indispensável ter informações que sejam atualizadas em tempo real entre os dois canais.

Sistema único: superando os desafios de trabalhar nos dois canais

Apesar das melhores estratégias e políticas, o conflito de canais pode surgir e deve ser gerenciado de maneira adequada. Algumas lojas costumam contar com um sistema de coordenação e controle para ajudar a loja online e a física a se complementarem, juntamente com informações de inventário precisas. Isso possibilita o maior alcance do negócio, um gerenciamento eficaz e clientes satisfeitos.

Por exemplo, induzir um cliente a fazer um pedido digital e depois retirar o item na loja mais próxima pode estimular o movimento ali na loja e fornecer aos clientes oportunidades adicionais de compra. 

Além disso, um sistema único permite controlar a gestão de estoque, política de preços, registrar vendas e gerar relatórios integrados, tudo em tempo real. 

As empresas têm uma grande oportunidade ao optar por vender tanto online quanto offline. No entanto, para gerenciar e integrar seus canais com eficiência, é fundamental que a administração esteja ciente dos conflitos que podem surgir entre os dois, abordando-os durante seu planejamento.

Ferramentas e recursos

A tecnologia está à disposição para ajudar em todos esses processos! Um bom exemplo é a iZettle, um sistema para gestão de vendas projetado especialmente para integrar sua gestão, com recursos para monitorar o estoque, realizar pagamentos, emitir nota fiscal e muito mais. Que tal conhecer mais sobre os benefícios da iZettle?