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[Webinar] Pagamentos digitais: conheça as boas práticas do mercado e tire todas as suas dúvidas

Conheça os principais métodos de pagamentos digitais utilizados no mercado e veja como eles podem impactar no fluxo de caixa da sua loja virtual.

Todos os dias são criadas lojas virtuais de vários segmentos. Mas, muitas vezes só depois da criação da loja vem a pergunta: e agora, qual método de pagamento utilizar?

Já vamos destacar uma informação super importante! Essa escolha afeta diretamente o fluxo de caixa do seu ecommerce, por isso, sua decisão vai refletir nos resultados do negócio já que se trata do mediador financeiro com os clientes. 

Atualmente, existem inúmeras tecnologias de pagamentos disponíveis no mercado. Afinal, qual é a melhor solução?

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Nada melhor do que chamar um especialista pra falar deste tema. Por isso, foi realizado o webinar “Pagamentos digitais: conheça as boas práticas do mercado e tire todas as suas dúvidas” realizado pela Loja Integrada em parceria com o site E-commerce Brasil, convidado. 

O convidado pra falar desse tema importantíssimo foi o Renato Lahud, Diretor Comercial de Payments da Loja Integrada, ele que tem uma grande experiência no mercado e já passou por empresas como o Citibank e PayPal. 

Os temas abordados neste webinar foram quais os meios de pagamentos existem, os mais utilizados, as suas vantagens, como é feita análise de fraude das transações e muito mais. Para assistir o conteúdo completo, aperte o play e aprenda tudo sobre pagamentos digitais. 

Se você não conseguir assistir o vídeo neste momento, fique tranquilo. Nós fizemos uma pequena transcrição de alguns trechos do webinar. 

Lembrando que o ideal é você assistir ao vídeo completo pra não perder nenhuma informação e ficar craque em métodos de pagamento pra sua loja virtual, combinado?

*A seguir, o texto é uma transcrição com ajustes sobre o conteúdo reproduzido no webinar do dia 06 de abril de 2022. Todas as informações são de direitos autorais da Loja Integrada e E-commerce Brasil. 

Você sabe o que é um meio de pagamento?

Meio de pagamentos são os métodos utilizados para o fechamento da venda é um recurso usado para a efetivação da troca financeira. Esse recurso é fundamental para quem trabalha no mundo digital com algum tipo de comercialização de serviços e/ou produtos.

Como a pandemia impactou nos meios de pagamento?

O isolamento social fez com que as pessoas adotassem cada vez mais a tecnologia e os canais de compras digitais. E consequentemente, a ter mais experiência com meios de pagamentos. 

Esse foi um momento importante na consolidação de alguns métodos de pagamento, principalmente, o Pix. Outro ponto foi a alta do QR Code, que apareceu bastante nas lives e eventos digitais pelo Brasil. Assim, as pessoas experimentaram novas formas de pagamento. 

Quais são os meios de pagamentos disponíveis?

Este mercado tem evoluído e desenvolvido de forma muito rápida, aderindo novos métodos. Apesar de ainda termos muitas formas tradicionais, elas vêm caindo em desuso com o surgimento de novas tecnologias. 

Hoje, as principais formas de pagamento disponíveis são: boleto bancário, cartão de crédito e débito, carteira digital, conta digital, Crypto, dinheiro, Pix e transferência

O boleto bancário, por exemplo, apesar de ser bem tradicional, ele ainda tem uma representatividade importante no mercado brasileiro. O Pix por ser mais recente, ele vem tomando uma relevância por parte dos consumidores, tanto no mundo online quanto no offline. 

As carteiras digitais vem aumentando sua participação, principalmente, por toda questão de segurança e estabilidade. Além de trazer uma nova experiência para os consumidores. 

Quais são os meios de pagamentos mais usados e relevantes no mundo digital?

O cartão de crédito continua sendo o meio mais utilizado e tradicional de pagamento. O cartão de débito, por sua vez, ainda é utilizado por alguns grandes players do mercado mesmo com uma pequena parcela de consumidores optando por este método. 

As carteiras digitais vêm se consolidando por apresentar mais segurança e proporcionar uma melhor jornada para o consumidor. Isso porque somente com um simples login, o usuário já efetua sua compra e não precisa inserir sempre os dados do seu cartão todas as vezes. 

O Pix como mencionado anteriormente, vem ganhando cada vez mais espaço. Já o boleto está caindo em desuso. 

E o dinheiro é usado, principalmente, por entregas e delivery. Apesar do cliente pagar no recebimento da sua compra com o dinheiro, ainda é considerada uma operação digital pelo fato do pedido ser realizado online por aplicativos, por exemplo. 

Veja um comparativo entre o Pix e o boleto

No webinar foi feita uma breve análise comparativa entre esses meios de pagamento, entenda porque o Pix está crescendo em relação ao boleto. 

Confirmação de pagamento

No Pix ela é instantânea e leva poucos segundos, assim já tem o resultado da operação e se ela está aprovada ou não. O boleto é confirmado em dois dias úteis até que o cliente faça o pagamento, o lojista fica com essa informação “perdida”, se realmente a venda foi efetuada ou não. 

Outro ponto, o cliente que fez uma compra por impulso deixe de fazer o pagamento e pode desistir da compra. 

Recebimento e Conversão 

O Pix é na hora e o lojista já pode usar no seu fluxo de caixa. E o boleto é após a confirmação, o que pode demorar até 48 horas. Isso faz com o Pix tenha uma conversão melhor de vendas, cerca de 75%. Já o boleto está na média de 40%. 

Gestão de estoque

Como o pagamento do Pix acontece na hora, o lojista tem um controle melhor do seu estoque. Ainda mais, quando se pensa em datas comemorativas como a Black Friday. 

Isso porque quando uma compra é feita por boleto, o lojista é “obrigado” a deixar aquele produto bloqueado por até 48 horas, enquanto a compra não é confirmada com o pagamento. Em caso de não aprovação, você pode deixar de estar fazendo uma venda, por exemplo. 

Atenção lojista! Você que ainda não oferece Pix na sua operação, recomendamos que isso seja feito, aumente as opções de pagamento em seu checkout e proporcione mais opções de escolha ao consumidor.

Por onde posso receber minhas vendas?

Hoje existem diversas opções de players de pagamento disponíveis no mercado como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, Moip, dentre outros. 

O Pagali é a solução de pagamentos desenvolvida pela Loja Integrada, que te dá a opção de receber pagamentos por Pix, boleto, cartão de crédito e link de pagamento. 

Conheça as principais soluções de pagamento do mercado 

Se você tem uma loja virtual ou pensa em vender pela internet, já deve ter ouvido falar sobre gateway, bandeira de cartão de crédito, adquirente e subadquirente, certo?

Esses são termos técnicos, mas é importante entender cada um deles para tomar boas decisões quando se trata de escolher um sistema de pagamentos para o seu ecommerce. Conheça a funcionalidade de cada um deles. 

Adquirente

A função é realizar a comunicação entre o estabelecimento e as bandeiras de cartão, como por exemplo MasterCard e Visa. Empresas como Cielo, Rede e Getnet fazem esse tipo de serviço.

Subadquirente

Está envolvida na transação realizada com cartão. Faz a intermediação entre os agentes envolvidos na compra (cliente, lojista, adquirente, gateway), oferece um serviço de proteção contra fraude e que promove a segurança de dados.

Gateway

É o que faz o vínculo entre as bandeiras de cartão de crédito e os adquirentes, ou seja, é aquela que efetiva o tráfego necessário de forma segura preservando as informações criptografadas para o fechamento da compra (checkout). 

Chargeback

É a contestação de uma compra, feita pelo portador junto ao emissor de cartão. Na prática, significa que um problema aconteceu no meio do caminho e o comprador pediu ao banco o seu dinheiro de volta.

Conciliador

O software que realiza o controle das taxas cobradas pelas empresas operadoras nos valores de antecipação de recebíveis e sobre as vendas. O sistema faz uma comparação entre os dados do contrato e as tarifas descontadas na efetivação da compra, o que evita cobranças indevidas.

O que é chargeback?

É a contestação de uma compra feita pelo portador junto ao emissor do cartão. Na prática, significa que um problema aconteceu no meio do caminho e o comprador pediu ao banco o seu dinheiro de volta. 

As situações mais comuns que podem originar um chargeback são a fraude deliberada, auto fraude, fraude amigável e desacordo comercial. Vale a pena ficar sempre ligado, essas ações impactam diretamente no fluxo de caixa da sua loja virtual. 

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