Blog da Loja Integrada
parcerias no ecommerce (1)

Parcerias no ecommerce: como criar relações vantajosas pra todo mundo

Construir parcerias no ecommerce é um grande diferencial pro sucesso da sua loja virtual. Conheça os tipos de parceria e veja como começar as suas.

Você sabia que gerenciar uma loja virtual também envolve criar diferentes relacionamentos? Fazer parcerias é parte essencial de possuir um negócio digital nos dias de hoje. Mas como construir boas relações? Em outras palavras, como fazer boas parcerias no ecommerce? Continua com a gente pra saber!

O primeiro passo é entender que um ecommerce deve fazer parcerias em diferentes frentes. Não faz ideia de quais são elas? Então, segue aí que a gente vai contar!

Por que fazer parcerias no ecommerce é importante?

A verdade é que as parcerias no ecommerce permitem que sua loja cresça. Até mesmo marcas fortes, como TikTok e Shopify, continuam a expandir seu público e influência com a construção de relacionamentos.

Em 2020, essas duas marcas anunciaram sua parceria. Graças a isso, as empresas baseadas no Shopify podem incorporar nativamente seu comércio a uma das comunidades online mais proeminentes e ativas: o TikTok. Isso permitiu que os consumidores encontrassem o que queriam ali mesmo, na rede social que mais adoram.

É claro, isso não significa que você precise fazer parcerias com grandes marcas. Como falamos, são diversas as frentes em que um ecommerce pode construir relações vantajosas.

O importante é conhecer as principais opções e identificar aquelas que mais fazem sentido pro seu negócio no momento. Veja a seguir um pouco mais sobre os tipos de parceria!

Tipos de parceria no ecommerce: quais são?

Existem três tipos principais de parceria no ecommerce que serão vantajosas pro empreendedor digital que quer ver seu negócio crescer: fornecedores, influenciadores e venda cruzada.

Fornecedores

Sim! Seus fornecedores devem ser seus parceiros. Mais do que isso, eles são o seu principal parceiro! Afinal, sem eles você pode acabar sem itens no estoque ou com uma péssima imagem diante dos seus clientes.

Sua loja é tão boa quanto os produtos que vende. Isso porque a concorrência atualmente é grande — se um consumidor não achar seu produto bom o suficiente, ele ou ela certamente procurará uma loja que forneça aquilo que for melhor.

Por isso, ter um produto de qualidade hoje não é mais um diferencial, mas um ponto básico. E são seus fornecedores que vão proporcionar isso.

Pra criar boas relações, é importante:

  • Pesquisar bastante antes de firmar acordos. Procure informações sobre a empresa, sua reputação, histórico, opiniões de outros clientes etc.
  • A seguir, avalie o que ela oferece: prazos, condições, certificações, qualidade e outros elementos revelantes. 
  • Depois de contratar um fornecedor, continue acompanhando notícias e informações sobre a empresa. 
  • Por fim, mantenha sempre um canal aberto para a comunicação, com proatividade, feedback e disposição pra resolver problemas.

Influenciadores

Quem quer fazer negócios no mundo digital de hoje sabe que os influenciadores devem fazer parte da sua estratégia.

Atualmente, eles são uma das melhores formas de colocar sua marca na frente do público e construir a autoridade da sua loja virtual. No entanto, uma estratégia de sucesso passa por construir verdadeiras parcerias com os influenciadores.

Esse tipo de parceria pode ser construído oferecendo brindes ou comissões sobre a venda. Em troca, os influenciadores divulgam sua marca para seus seguidores.

A grande vantagem desse modelo é que os influenciadores mostram de fato o que é utilizar seu produto e como se sentem em relação a ele. E, como o nome já diz, opiniões positivas podem influenciar os seguidores a fazer uma compra.

Mas lembre-se de procurar influenciadores que tenham a ver com a marca e contem com o mesmo público que o seu. 

>> Aprofunde-se no assunto:

Venda cruzada

Por último, a venda cruzada (também conhecida como cross-selling) é outra parceria no ecommerce que você pode construir. Ela diz respeito às relações que sua loja virtual constrói com outras marcas que vendem itens complementares aos seus.

Dessa forma, você pode aproveitar o público e a autoridade de marca da loja parceira pra angariar clientes pro seu próprio ecommerce — e vice-versa.

Isso é geralmente feito por meio de uma permuta: o parceiro expõe seus produtos no próprio site e você expõe os produtos dele na sua loja virtual. Uma dica é mostrar ao consumidor os benefícios de complementar a compra com os produtos parceiros.

Dependendo da localidade da loja parceira e da logística, vocês podem até combinar um envio conjunto para que ambos economizem com o frete e ofereçam mais benefícios ao cliente.

A parceria no ecommerce é um grande diferencial pro sucesso da sua loja. Para saber mais sobre como construir as suas, você pode dar uma olhada nas 6 dicas para formar parcerias de sucesso que demos em um post exclusivo sobre o assunto!

Leia mais
dicas para validar a sua ideia antes de abrir uma loja virtual

Artigo anterior

4 dicas para validar a sua ideia antes de abrir uma loja virtual

Leia mais
marketing de conteúdo para ecommerce

Próximo artigo

4 dicas de marketing de conteúdo pra arrasar em 2021 (e depois)

Deixe seu comentário