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Como fazer pesquisa de palavra-chave para e-commerce

Se você tem uma loja virtual e está envolvido nas metas de gerar tráfego, certamente já ouviu falar da importância da pesquisa de palavra-chave para e-commerce, já que isso impacta nas estratégias de SEO e no sucesso da loja. A seguir, será explicado como aplicar as palavras-chave de maneira eficaz e atingir os objetivos de marketing da loja.

O que é palavra-chave?

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Também chamadas de keywords, em inglês, são termos utilizados pelos seus clientes na hora de buscar certos produtos na web.

O que SEO tem a ver com palavra-chave?

Tudo! SEO (ou Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de uma página em uma busca orgânica a fim de gerar mais tráfego na página. Uma das práticas que fazem parte da otimização é a escolha de palavra-chave. Se uma página tiver a palavra-chave que é muito utilizada pelo internautas ao realizar uma busca, ela tem mais chances de aparecer numa posição melhor nos resultados de pesquisa e de ser mais relevante para quem realizou a busca.

Qual é a importância da pesquisa de palavra-chave para e-commerce?

Basicamente, na pesquisa de palavra-chave para e-commerce, você precisará combinar o conteúdo da página com as palavras utilizadas pelos clientes para que os buscadores entendam que a sua página é relevante para a busca que está sendo realizada. Quanto mais vezes isso acontecer, mais vezes a sua página será exibida e visitada. Consequentemente, maiores serão as suas chances de conversão.

4 dicas para fazer a pesquisa de palavra-chave para e-commerce

Para escolher a palavra-chave ideal para as páginas da sua loja virtual, siga as 4 dicas abaixo.

1. Brainstorm

Este termo – que significa tempestade cerebral em inglês – refere-se ao ato de jogar no papel todas as ideias que vierem à mente a respeito de um tema, neste caso, as palavras-chave de determinada página. Reflita sobre o conteúdo da página em questão e liste todas as possibilidades de palavras-chave para ela.

2. Coloque-se no lugar do cliente

Como você buscaria por aquele produto se o quisesse comprar? Por exemplo, você quer comprar um tênis de corrida. Você buscaria “tênis” ou “tênis para corrida”?

3. Não deixe-a muito ampla nem muito específica

A palavra-chave pode ser composta por uma palavra ou por mais de uma, chamada de long tail ou cauda longa. Afinal, o cliente pode pesquisar por “tênis”ou pode pesquisar por “tênis para corrida feminino”. Quanto mais específica for a sua palavra-chave, mais chances de ser assertivo. No entanto, se você for específico demais – usando a palavra-chave “tênis para corrida feminino rosa pisada neutra”, por exemplo – pode correr o risco de atingir pouquíssimas pessoas e não ser efetivo.

4. Não use o achismo

Não escolha palavras que você acha que são boas. Utilize as ferramentas abaixo para descobrir se elas efetivamente o são.

Ferramentas para fazer a pesquisa de palavra-chave para e-commerce

pesquisa de palavra-chave para e-commerce

Nem todo o trabalho precisa ser feito por você. Há ferramentas no mercado que podem lhe ajudar nesta tarefa.

Ferramentas para ter mais ideias

Quando as ideias se esgotarem, você pode recorrer, entre outras fontes, ao:

Google

O próprio buscador pode sugerir palavras à medida em que você inserir outras. Por exemplo, você pode digitar “tênis” e ele completar “para corrida”. Pronto! Aí você terá mais uma opção de palavra-chave.

Uber Suggest

Basta colocar uma ideia de palavra-chave que o sistema do Uber Suggest retorna com várias outras opções.

Ferramentas para analisar

Com algumas ideias de palavras na mão, é hora de avaliar quais devem ser escolhidas.

Google Trends

É uma ferramenta do maior buscador da Internet para analisar tendência e frequência de buscas. Nela, você pode inserir algumas palavras-chave que está considerando utilizar e analisar quais são mais usadas e em que época do ano elas têm pico de uso. Além disso, a ferramenta traz alguns tópicos relacionados aos termos pesquisados que podem indicar novas ideias de palavras-chave.

Planejador de palavras-chave do Google Adwords

Essa ferramenta exibe o volume de buscas com as palavras e qual é a concorrência por ela. Ou seja, o quanto outras empresas também a estão utilizando. Também é possível fazer um comparativo entre algumas palavras-chave para analisar aquelas com mais potencial. Para utilizá-la é preciso ter uma conta no Google Adwords.

Para seguir aprimorando as suas estratégias de SEO, confira o post O que é e como usar o SEO para loja virtual.