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previsão de demanda

A importância da previsão de demanda para o seu negócio

Na gestão de um negócio, existem várias maneiras de conquistar resultados melhores, e muitas vezes, antes de olhar para as vendas, precificação ou produto, ajustar processos e fluxos internos pode ser a solução para muitos problemas. Entre algumas dessas maneiras está a previsão de demanda.

Mas afinal, o que é isso? A previsão de demanda é um fator que está diretamente relacionado à gestão operacional de uma empresa. Quando bem administrada, pode não somente gerar economia, como também trazer mais eficiência, assertividade e, até mesmo, lucratividade para a sua empresa.

Em outras palavras, quando você se preocupa em ter previsão de demanda na sua loja virtual, além de organizar sua gestão em vários aspectos, você também pode ganhar mais dinheiro!

Confira, neste conteúdo, como a previsibilidade das demandas do seu ecommerce impacta os seus resultados no fim das contas.

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Aqui você vai ver:

O que é previsão de demanda?

Mais do que saber com antecedência o volume de estoque necessário para operar com tranquilidade durante determinado período, a previsão de demanda diz respeito ao controle de suprimentos do seu negócio.

Na prática, trata-se de uma análise que impacta praticamente todas as áreas que compõem uma empresa, do financeiro e comercial, até o estoque, logística e gestão fiscal. Ou seja, sua relevância é alta e merece muita atenção. Por isso, seja uma pessoa atenta aos detalhes!

Esse levantamento, que tem como objetivo prever as necessidades futuras, é feito a partir de comparativos com o desempenho da empresa no mesmo período do ano anterior ou de datas similares. Além disso, essa análise leva em conta todo o contexto do segmento no mercado, o que significa estar atento às tendências e possíveis novas oportunidades.

Então, nada de querer usar bola de cristal ou ir no famoso “eu acho”. Você precisar buscar números reais, ta?

Vantagens de operar com previsibilidade o seu ecommerce

Quando o assunto é otimizar processos e resultados de uma empresa, não existe receita de bolo, mas organização e previsibilidade são fatores que estão sempre presentes. A gestão de uma rotina de operações eficiente exige uma visão ampla e consciente do passado e do presente para projetar o futuro com assertividade. A seguir, confira algumas das principais vantagens de contar com a previsão de demandas.

Evitar furos de estoque

Sem dúvidas, a previsibilidade é a maior aliada de um estoque organizado e eficiente. Mapeando os períodos de maiores movimentações, é possível antecipar o reforço do estoque para datas de maior apelo comercial, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e etc.

Garantia da melhor experiência para o seu cliente

Com o estoque e processos logísticos em dia, seu cliente conta com a segurança de ter o produto adquirido sem longas esperas, aumentando significativamente o potencial de recompra devido à boa experiência.

Bora de exemplo? Imagine que sua empresa realizou a venda de um produto com estoque zerado para 2 clientes diferentes. Além de precisar contornar a situação desagradável da falta de produto, seus clientes podem ficar insatisfeitos e não comprar mais de sua empresa. Uma situação pela qual nenhum empreendedor gostaria de passar.

Com a previsão de demandas, casos como esse são minimizados, trazendo reflexos positivos para a experiência do consumidor.

Volume certo no momento certo

Ruptura na disponibilidade de um produto não é o único problema em casos de abastecimentos de estoques imprecisos. Produtos demais também representam um risco por vários fatores. 

Sem perspectivas de saída ou com dados não confiáveis, o setor de compras pode despender uma alta quantia de recursos de forma desnecessária e comprometer a saúde financeira da empresa.

Espaço físico em depósitos também costuma ser um fator relevante na hora de administrar o estoque de um negócio, e não estar atento à sazonalidade de cada produto pode gerar grandes problemas. 

Imagine que em uma determinada data, sua empresa terá uma grande saída do produto A. Caso o seu depósito não esteja preparado para receber esse carregamento, por estar cheio de produtos B, além de correr o risco de perder vendas futuras, seus investimentos nos produtos A podem não reverter os resultados pretendidos.   

Quando o assunto são produtos perecíveis, trabalhar sem previsão de demanda é um risco ainda mais alto, pois seu investimento pode, literalmente, parar na lata do lixo.

Dessa forma, investir tempo e recursos em análises para antecipar-se às altas e baixas demandas é uma medida extremamente positiva para o seu negócio, gerando impactos em todas as frentes, direta ou indiretamente.

Maior segurança e assertividade na rotina

Trabalhar com previsibilidade de demandas diminui as bolas de neve operacionais. Em outras palavras, prever demandas evita que um problema no suprimento de estoque acabe gerando problemas maiores lá na frente.

Vamos voltar ao exemplo prático da venda de um produto com estoque zerado para 2 clientes diferentes. Quando esse produto estiver disponível, além das demandas do dia a dia, os pedidos em atraso deverão ser priorizados, o que poderá gerar novos atrasos e insatisfações de clientes que, em primeira instância, não tinham relação alguma com o caso.

Essas bolas de neve podem crescer cada vez mais, impactando os setores de vendas, produção, compras, logística e por aí em diante. Por isso, quanto maior e mais precisa for a previsibilidade, maior será a sua segurança e eficiência de operação.

Dicas para operar com previsão de demandas

Já sabemos que não há fórmula mágica para todos os tipos de negócio, mas algumas dicas são amplamente aplicáveis e podem fazer toda a diferença na administração da sua loja virtual.

Tenha tudo registrado e com fácil acesso

O primeiro passo pode até parecer bobo, mas é muito importante. Todas as movimentações do seu negócio devem estar registradas e com acesso à mão. Notas de entrada e saída, abastecimento de estoque, envios, volume de vendas e toda informação relacionada à sua empresa devem estar registradas e em dia. 

Mas tenha muita atenção com a organização desses registros. Planilhas perdidas em seu computador ou cadernos financeiros esquecidos em um arquivo não ajudam em nada na hora da análise de dados.

Analise o seu segmento e os registros da sua empresa

Conhecer bem o mercado é um grande diferencial no mapeamento da previsão de demandas, portanto invista nessa estratégia. Cada negócio apresenta as suas particularidades, e quanto maior for o seu conhecimento de causa, mais rápido e preciso será o seu levantamento.

Olhar para a concorrência pode ajudar negócios que estão iniciando suas operações e não têm números próprios para avaliar. Contudo, vale ter muita cautela na hora de balizar as suas aquisições em dados de outras empresas, porque cada quadro deve ser avaliado no detalhe.

Com o histórico de vendas e outros indicativos relevantes, sua empresa pode fazer o mapeamento dos períodos de maior demanda e preparar as operações para atender da melhor forma a rotina de acordo com o volume, seja ele maior ou menor.  

Faça um planejamento estratégico

Analisados os dados, é hora de montar um plano de ação para otimizar a previsibilidade da sua empresa. Voltar a atenção às datas comemorativas relevantes para o seu segmento, bem como aos picos e baixas mapeados na análise é um bom começo para traçar uma estratégia assertiva.

Nessa fase, o mais importante é não perder de vista o principal objetivo, que é operar com fluidez, prevendo o volume de demandas com precisão e garantindo uma operação eficiente.

Um ERP pode ajudar?

Sem dúvidas, um ERP é um grande aliado na organização da sua rotina de trabalho. Com um sistema completo, você centraliza as informações do seu negócio e têm fácil acesso a dados fundamentais para a boa gestão da sua empresa.

O Tiny é um ERP do ecossistema olist, que conta com um módulo voltado especialmente à previsão de demandas, chamado de Necessidades de Compra. Com ele, é possível comparar volumes de movimentações de períodos diferentes em poucos cliques e muito mais.

A extensão permite que o Tiny indique a quantidade de produtos ideal para suprir a demanda da sua empresa com base no desempenho dos últimos 3 meses de operação. Muito bom, né? Assim, o sistema ajuda a evitar rupturas de estoque inesperadas, além de compartilhar indicativos confiáveis para o planejamento de ações futuras.

Isso significa mais liberdade através da automatização de processos, além de segurança para uma projeção saudável do seu negócio.    

Conclusão

Quando o assunto é gestão, é possível “prever o futuro” através de organização e do apoio de ferramentas certas. Dessa forma, ser uma pessoa atenta às movimentações do seu segmento e ao histórico do seu negócio é fundamental.

Com previsão de demandas, você assegura economia, melhor experiência para o seu cliente, tomadas de decisão mais assertivas e seguras, além de um crescimento sustentável para o seu negócio.

💡 Uma outra ferramenta que pode te ajudar a deixar as ações do seu ecommerce organizadas é o Calendário do Ecommerce criado pela Loja Integrada.

Além de todas as datas importantes para o setor, ele também destaca períodos que você precisa de atenção, apresenta dicas de ações. Calma que não para por aí! Nessa ferramenta você também vai encontrar um modelo de planejamento e um vídeo explicando todos os detalhes para você usar da melhora forma. Massa, né?

É uma ferramenta grátis, que você pode baixar clicando aqui.