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Como automatizar o processamento dos pedidos de venda no ecommerce

Como automatizar o processamento de pedidos de venda no ecommerce?

Tão importante quanto pensar em estratégias pra atrair clientes e efetuar as vendas é fazer o processamento de pedidos das vendas do jeito certo. Sempre pensando em otimizar trabalho e automatizar processos, é importante pensar em um sistema de gestão pra que os pedidos de venda no ecommerce ocorram de maneira fluida. 

Afinal, manter as vendas organizadas é essencial pra lucratividade do negócio. A gestão e o controle de vendas é um dos pilares principais, e unificar através do ERP é um meio importante para ter uma visão mais ampla sobre o negócio.

Neste texto vamos entender um pouco mais sobre o processamento de pedidos de venda no ecommerce. Confira!

Controle de vendas: entenda o que é e como funciona

Controlar as vendas nada mais é do que ter a notificação do que está sendo vendido, status do estoque e finalização do pedido do cliente. 

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Quando uma venda é realizada em um canal de vendas e a pessoa lojista conta com um ERP integrado, o processo de venda já inicia, descontado automaticamente o item no estoque e seguindo com a emissão de notas fiscais, separação de pedidos e processo de entrega.

Por meio do controle de vendas é possível simplificar a gestão financeira e aumentar as possibilidades de vendas em múltiplos canais como uma estratégia para vender mais. 

Através do controle de vendas também é possível acompanhar o status dos pedidos de vendas e serviços e consultar relatórios gerenciais a qualquer momento. 

Outras vantagens do ERP no controle das vendas:

  • Poder gerenciar as vendas e equipe comerciais e centralizar as vendas realizadas e as propostas comerciais em um único lugar;
  • Centralizar sua carteira de pedido: seja em loja física, virtual, em ambas ou em venda em múltiplos canais, é possível centralizar os pedidos de venda através de um sistema ERP. 
  • Otimizar o trabalho da sua equipe onde cada membro da equipe pode registrar suas vendas de qualquer lugar e se torna possível elaborar propostas comerciais rapidamente;
  • Emitir notas fiscais e comprovantes de venda
  • Integrar suas vendas a sistemas de logística para realizar entrega de pedidos através dos Correios ou outras soluções logísticas. 
  • Armazenar dados dos clientes para otimizar o atendimento e também emitir notas fiscais e comprovantes de venda;
  • Acompanhar seus pedidos do início ao fim e toda a negociação fica registrada no sistema. 

Também é possível controlar as vendas de forma manual, através de planilhas, mas isso além de gerar mais trabalho também acaba abrindo margem para erros ou esquecimentos de registros, o que pode se tornar pouco efetivo para a área comercial e financeira da empresa. 

O controle de vendas com ERP torna o trabalho unificado e mais facilitado, já que todos os dados cadastrados no sistema se encontram e ficam centralizados. 

Automatizar para vender mais 

Quando o processamento de pedidos de venda fica automatizado, a pessoa empreendedora pode ter mais tempo pra pensar em estratégias de marketing e campanhas especiais, sem despender tempo para processos manuais. 

Um sistema de gestão ERP realiza integrações que facilitam a compreensão de fluxo de vendas e também o controle do seu estoque. Manter as informações centralizadas em um sistema único é outra vantagem importante assim como os seguintes pontos: 

Controle financeiro

É importante acompanhar as movimentações financeiras realizadas no caixa e bancos e organizar por categorias de receitas e despesas, conforme for necessário para facilitar o seu acompanhamento. 

Com o fluxo de caixa e o balancete, é possível garantir a documentação de entradas e saídas e saber com antecedência se há recursos disponíveis para garantir a saúde financeira do seu negócio. 

Emissão de notas fiscais

Também é possível emitir boletos registrados, manter um controle integrado de compras, vendas e prestação de serviços e acompanhar os resultados através de relatórios. 

Controle de estoque

Com a gestão do estoque é possível gerenciar seu catálogo de produtos, sincronizar seu estoque em múltiplos canais de venda e automatizar os lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda. 

Ou seja, para automatizar o processamento dos pedidos de venda, um ERP é fundamental já que facilita todos os processos e ainda sincroniza as compras, vendas, estoque e entregas.

A tecnologia é uma aliada para os negócios e é preciso se utilizar as ferramentas certas para que o trabalho seja facilitado e principalmente, que a experiência de compra do cliente seja a melhor possível. 

Se quiser continuar lendo um pouco mais sobre assuntos relacionados a ERP e gestão de um ecommerce, você pode conferir os seguintes conteúdos:

➡️ Qual a importância do Certificado Digital pro ecommerce?

➡️ O que é social commerce? Veja como apostar nele 

➡️ Sincronização de estoque para vender em múltiplos canais