🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!
terceirizar logística

Terceirizar a logística no ecommerce vale a pena?

Entenda se vale a pena ou não terceirizar a logística do seu ecommerce e veja algumas das suas principais vantagens e desvantagens.

Como se sabe, a forma como você alinha os trâmites logísticos do seu negócio exercerá forte impacto no grau satisfação do seu cliente. Nesse sentido, muitos empreendedores se questionam se vale a pena terceirizar a logística ou se faz mais sentido realizar esse procedimento por conta própria.

Dito isso, hoje resolvemos trazer um comparativo entre essas duas modalidades a fim de te ajudar a decidir com mais embasamento o que faz mais sentido para a sua loja virtual.

Quais as principais vantagens e desvantagens ao aderir a um sistema de logística próprio?

A princípio, como o nome já define, quando você opta por incorporar uma estrutura de logística própria ao seu ecommerce, todos os procedimentos envolvendo a separação e a distribuição dos seus produtos serão realizados pela sua própria empresa.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Diante desse cenário, a principal vantagem dessa modalidade fica por conta da autonomia obtida pela sua empresa diante de todas as etapas realizadas, o que por sua vez acaba facilitando a tomada de decisões com relação às entregas. Por esse motivo, a criação de uma equipe própria costuma trazer valor agregado.

Por outro lado, a logística própria exige uma capacitação específica para o manuseio de cargas e situações de risco, bem como abre espaços para problemas relacionados à escala e a obtenção de resultados, completamente diferente do esperado.

Além disso, essa modalidade demanda que a sua empresa tenha colaboradores voltados para o setor logístico e suas operações,  fazendo com que os custos passem a ser mais elevados, levando em consideração os gastos com admissões, demissões e treinamentos.

E quais são as principais vantagens e desvantagens ao terceirizar a logística do seu ecommerce?

De antemão, terceirizar a logística das lojas virtuais é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no meio digital. Nesse sentido, vale a pena ressaltar que existem muito mais prós do que contras relativos a essa modalidade.

Levando isso em consideração, dá uma olhadinha nas principais razões pelas quais diversos empreendedores preferem terceirizar a logística do seu negócio:

Redução de custos

A redução de gastos costuma ser o principal motivo pelo qual empresários digitais decidem terceirizar a logística. Isso porque ao delegar essa função a uma empresa especializada, você terá apenas os custos associados aos serviços que encomenda, que pesam muito menos dentro do orçamento.

Além disso, problemas associados ao transporte de mercadorias também são mais baratos, tendo em vista que os custos com combustível, pneus e manutenção geral não existem.

O controle simplificado facilita o seu trabalho como gestor

Em síntese, toda a gestão da logística envolvendo as operações, execução de processos e métodos de trabalho, são realizadas pelo próprio terceirizado, ficando sob sua responsabilidade a medição dos resultados e a verificação do cumprimento das metas estipuladas.

Serviço executado por profissionais especializados

Ao terceirizar a logística do seu ecommerce, você estará contratando uma empresa expert no setor e com um plantel de profissionais altamente qualificados para a função, além de utilizarem as melhores práticas de mercado durante a execução dos processos.

Equipamentos de qualidade

Além da expertise dos especialistas, eles também utilizam equipamentos específicos e veículos adequados para o serviço que pretendem realizar, o que também significa menor custo e menor carga de trabalho para a empresa, tendo em vista que ela não vai precisar arcar com os custos de manutenção e compra dos equipamentos.

Melhora a qualidade do serviço oferecido

Por fim, terceirizar a logística faz com que o crescimento do seu negócio se dê de forma mais rápida, já que você poderá se concentrar na sua atividade final da sua empresa, melhorando assim a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes.

Embora terceirizar a logística traga uma gama imensa de vantagens, ao falarmos das suas desvantagens, não podemos deixar de citar a dificuldade em achar uma empresa devidamente qualificada para realizar esse serviço.

Atualmente, existem diversas companhias disponíveis no mercado oferecendo soluções para cada tipo de negócio. Entretanto, nem todas essas empresas costumam entregar um serviço de qualidade e que de fato consiga agregar valor.

Desse modo, ao optar por terceirizar a logística, pesquise por empresas bem conceituadas no mercado e que possuam experiência no ramo de atuação no seu ecommerce. Esse é um ponto fundamental já que divergências envolvendo a cultura organizacional de cada companhia podem gerar complicações mais graves.

É preciso terceirizar a logística de todo o ecommerce?

A resposta para essa pergunta é não. Por mais que terceirizar a logística da sua loja virtual apresenta diversas vantagens, saiba que você não precisa delegar todas as funções que envolvem esse processo aos cuidados de uma empresa terceira.

Desse modo, avalie as deficiências do seu negócio e procure terceirizar somente o que for necessário.

Terceirizar somente o seu estoque pode ser uma boa ideia

Antes de mais nada vale esclarecer que existem dois tipos de terceirização no caso do estoque, que são:

  • Consignação: uma quantidade de produtos é “emprestada” e, o pagamento é feito somente por aqueles que forem vendidos e o restante é devolvido;
  • Dropshipping: esse é um processo de intermediação mais complexo, em que após o recebimento do pedido o lojista passa a necessidade para o fornecedor que fica responsável por despachar o produto em questão.

Nesse sentido, tenha em mente que a terceirização do seu estoque pode ser uma escolha interessante quando o seu capital de giro é baixo, existe pouco espaço para armazenamento ou não há serviço de distribuição.

Mas, por que terceirizar o seu estoque?

O estoque é o coração do seu ecommerce e a sua má gestão pode fazer com que o seu negócio não se desenvolva de forma saudável. Logo, de nada adianta investir em campanhas de marketing e publicidade se o seu estoque ainda se encontra completamente desorganizado.

Dito isso, confira alguns dos problemas gerados devido a má gestão do seu estoque:

  • Decepcionar o seu cliente que adquiriu um produto que na verdade já não existe mais no seu estoque;
  • Separação lenta e ineficiente em estoques grandes e desarrumados; Falhas na separação e envio dos produtos, bem como atrasos nessas questões;
  • Elevação do índice de reclamações e, consequentemente, comprometimento da imagem da empresa.

Em suma, fica claro o porquê é importante terceirizar o seu estoque e o quão vantajosa essa prática se mostra, facilitando a organização e o armazenamento dos produtos, principalmente no caso de itens mais volumosos, que requerem grandes espaços para acomodação.

Conclusão

Escolher entre terceirizar a logística do seu ecommerce ou não, acima de tudo, vai depender do momento em que a sua empresa se encontra e do quão bem estruturada ela está.

Pra fazer aquele resumão maneiro: ambas as modalidades podem impactar positivamente seu sistema de logística, cabendo a você decidir o que melhor se adequa às condições atuais do seu negócio.

Gostou do artigo? Aproveite para acessar o blog da Loja Integrada e conferir outros artigos como este.