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redes sociais loja virtual

Aprenda a usar as redes sociais para vender mais

As redes sociais vai além de um lugar para interação, ela também tem um grande potencial para anunciar e vender seus produtos.

Para criar uma marca e estabelecer-la como referência no mercado, uma das estratégias mais efetivas é o uso profissional das redes sociais para a atração de clientes. Aqui vamos te contar um pouco mais sobre o uso de técnicas de marketing de atração para gerar mais conversão e engajamento nas redes sociais da sua loja, já que ter seguidores é importante, mas é fundamental ter consumidores.

Vem com a gente!

O brasileiro dentro das redes sociais

O Brasil é o país mais influenciado por conteúdos de redes sociais. Segundo estudos da Forbes, o país que mais gasta tempo nas redes sociais, com uma média de 5,4 horas por dia. 

Mas esse tempo gasto não é apenas distribuindo likes. De acordo com a Social Miner, 56% dos consumidores pesquisam sobre avaliação de produtos nas redes sociais. Cerca de 74% das pessoas utilizam para fazer compras e 74% prefere comprar algo nos sites ou apps das lojas. 

Conheça os canais mais utilizados para as compras online:

  • 53% Google Shopping;
  • 50% Instagram;
  • 43% Facebook;
  • 42% WhatsApp;

Como funciona a jornada de compra do consumidor?

A jornada de compra se refere ao comportamento do consumidor para contratar um serviço ou comprar um produto. Basicamente, é o caminho que um potencial cliente percorre até realizar uma compra. 

ter uma loja virtual

É importante conhecer mais sobre isso para pensar em estratégias de marketing, comunicação e também vendas. Conheça as etapas desse processo:

  • Aprendizado e descoberta: momento em que há interesse e identificação da oportunidade de compra;
  • Reconhecimento: é quando o consumidor reconhece que tem um “problema” ou necessidade e busca por soluções;
  • Consideração: Etapa de identificar possíveis marcas/empresas que podem sanar sua necessidade anterior;
  • Decisão: Momento de avaliação das opções até a efetivação da compra;
  • Encantamento: Pós-venda, momento de fidelizar o cliente com atendimento e experiência.

Entenda como funciona o marketing de atração e as redes sociais

O marketing de atração é 62% mais barato que o marketing convencional. Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante para gerar interesse, agregar valor e fazer com que o seu cliente venha atrás do seu serviço/produto.

Entenda como essa estratégia pode ajudar a conquistar mais clientes para sua loja virtual. 

  • Educar a audiência: conteúdos que expliquem para seus seguidores o uso ou cuidado que ele deve ter com o seu produto. Conte pra ele o por que ele precisa daquilo.
  • Transforme-se em referência: mostre que você sabe do que está falando! Se você vende roupas, que tal mostrar um pouco dos bastidores da produção? Traga mais conteúdos sobre seu mercado.
  • Influenciar na decisão: por que alguém deveria comprar seus produtos ou serviços? Qual o seu diferencial? Gere gatilhos de ação.
  • Entenda seu funil de vendas: em que momento do funil cada cliente está? E esse conteúdo vai falar com qual desses momentos? Seja assertivo e saiba encaixar conteúdos para todos os momentos.

E quais são as vantagens disso? O marketing de atração auxilia nestas quatro grande ações que é aumentar a visibilidade da loja virtual, diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair o perfil de clientes ideal e que seu negócio seja relevante para o seu público-alvo. 

Como transformar seguidores em vendas?

Transformar seguidores em vendas é tarefa árdua, mas não é um bicho de sete cabeças!

Veja pelo lado bom: se alguém está seguindo a sua loja, é porque tem algum interesse na sua marca. Agora é hora de transformar essa identificação em conversão!

Tenha sempre claro que o seu conteúdo deve servir às necessidades dos seus clientes, então aproveite seu canal para entender o que seu público precisa e de quebra engaja-lo: use e abuse das enquetes, caixas de perguntas e stories humanizados.

Lembre-se de diversificar os formatos de conteúdo. Há várias maneiras de atingir seu público-alvo e diferentes formatos atingem diferentes propósitos e podem te ajudar a atingir objetivos mais específicos.

Neste momento, a jornada de compra é muito importante. Cada etapa da jornada pede por um tipo de conteúdo diferente e ações que você pode aplicar nas suas redes sociais. Vamos explicar melhor como o conteúdo pode ser trabalhado em cada etapa da jornada.

Aprendizado e descoberta

Ofereça conteúdos que realmente vão ajudar o seu consumidor a aprender mais sobre a sua dor ou desejo. Seja relevante, objetivo e claro e ajude o consumidor a entender melhor o que ele precisa.

Deixe a informação em evidência. Se você possui um blog ou redes sociais, entenda se os seus conteúdos estão organizados de uma forma acessível. Você pode utilizar os destaques, por exemplo, para organizar informações.

Outro ponto importante é que é preciso acompanhar a efetividade das ações. Portanto, observe métricas como a taxa de rejeição, visualização/likes, compartilhamentos e posts salvos. 

Reconhecimento

Diferenciar da concorrência é fundamental para se destacar. Por isso, reflita o que o seu produto tem de diferente de outros do mercado? Qual “problema” ele vai ajudar a sanar? 

Aposte em conteúdos que destaquem esse diferencial competitivo. Vale se atentar em fatores externos, como a pandemia, por exemplo. Explore canais diferentes, o inesperado pode trazer bons resultados. Tente diversificar formatos (stories, reels, feed) e plataformas Instagram, Youtube, TikTok), trazendo assim mais capilaridade e alcance, sem perder o conteúdo.

Nesta etapa, você pode acompanhar indicadores como cliques, compartilhamentos, posts salvos e likes. 

Consideração

Seu site é a vitrine da sua loja virtual! Considere aqui como o seu cliente vai encontrar informações dentro do seu site.

Monte um mapa de categorias intuitivo, trabalhe bem descritivo, fotos e páginas extras. Foque em responder, com conteúdos, as dúvidas que seu cliente possa ter sobre seu produto.

Os canais de atendimento também são cruciais para sua estratégia de vendas. Quando seu cliente decide finalizar uma compra é importante que ele conte com canais para um rápido atendimento, isso faz muita diferença na sua percepção de experiência.

Cerca de 35% dos consumidores acham que as empresas precisam responder em até 10 minutos uma solicitação durante a etapa de vendas e 33% estão dispostos a esperar até no máximo 1 hora. 

Aqui, você pode acompanhar o tempo de resposta, avaliação dos clientes no site ou plataformas próprias. Quantidade de perguntas realizadas – se tem muitas, vale revisitar as informações disponíveis no site e completá-las.

Decisão

Deixe clara toda e qualquer informação relevante. Trabalhe em uma página completa de política de troca. Valores e prazos de frete são fatores muito importantes da decisão.Facilite o processo de compra do seu cliente com a sacolinha do Instagram, por exemplo.

Menos é mais! Elimine empecilhos no caminho dos clientes. Ninguém gosta de ter que se esforçar muito para fechar uma compra, portanto, acabe todos os atritos possíveis que possam existir entre a decisão do seu consumidor e a conclusão da compra como: experiência do seu site, meios de pagamento e atendimento.

Pra se ter uma ideia, 81% dos brasileiros gastam mais em uma empresa que oferece uma boa experiência e 91% apontam a experiência como um importante fator de decisão de compra.

Nesta etapa é importante acompanhar o seu número de pedidos, receita aprovada, taxa de aprovação do meio de pagamento e número de carrinhos abandonados.

Encantamento

Ter um cliente é bom, mas ter um fã da sua loja virtual é melhor ainda. Afinal, essa fidelização gera compras recorrentes para o negócio. Por isso, invista para conquistar o seu cliente. 

Aqui vale soltar a imaginação: cartão personalizado, brinde, post nas redes sociais (gera

pertencimento), cupons… Tudo conta! Esse é o momento de encantar seu cliente e fazer com que ele se lembre de você. 

Não abandone seu cliente em nenhum momento. Dados apontam que 64% dos consumidores sentem que a empresa se preocupa com a sua experiência no momento da venda, mas só 42% sentem isso durante o pós-vendas. 

Não esqueça que erros acontecem, por isso é importante garantir que seu cliente vai conseguir resolver algo sem ter dor de cabeça, assim confirmamos que um problema não irá estragar toda a experiência que você construiu até aqui. 

Para acompanhar e medir os resultados vale observar os reposts nas redes sociais, taxa de recompra e comentários. 

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