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7 estratégias de marketing digital para alavancar seu negócio

Se você tem uma loja virtual, com certeza entende a importância de atrair visitantes e conquistá-los!

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico publicados por O Tempo, o número de lojas virtuais praticamente dobrou até metade de 2020. Ou seja, a concorrência é cada vez mais acirrada! Para se destacar, portanto, você precisa fornecer um valor excepcional aos clientes durante todas as etapas do ciclo de compra.

Para isso, você precisa incorporar técnicas de criação de conteúdo, geração de leads e formação de relacionamentos com estratégias eficientes de marketing digital.

Somente ter uma página ou perfis em redes sociais não é o suficiente para que a sua loja tenha visibilidade e conversão. Pensando nisso, separamos neste post sete estratégias de marketing digital para alavancar o seu negócio!

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Aqui você vai ver:

Por que o seu ecommerce precisa de estratégias de marketing digital?

Vamos ser sinceros: o cenário competitivo é desafiador para os varejistas na internet.

Com os gigantes do comércio eletrônico vendendo uma ampla variedade de itens e considerando os diversos critérios para um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa, você precisa ter excelentes estratégias para que o seu ecommerce seja encontrado pelo seu público-alvo. 

Experiência de compra, valor agregado, serviços diferenciados, comunicação personalizada, visual atraente… São várias as frentes em que você pode trabalhar para se destacar da concorrência e conquistar o coração do seu cliente. Que tal conhecer algumas ideias para aplicar já?

Estratégias de marketing digital para ecommerce: 7 ideias

1. Conheça o seu público

A primeira —  e talvez mais importante — das estratégias de marketing digital para alavancar o seu negócio é conhecer o seu público de forma concreta. Muitas empresas optam por utilizar metodologias tradicionais de propaganda, como anúncios pagos e promoções nas redes sociais. Porém, você também pode investir em uma comunicação mais segmentada e personalizada para quem você deseja atrair.

Conhecer o seu público mais a fundo pode ajudar a realizar todas as tarefas abaixo de forma mais efetiva e assertiva. É importante saber de que forma o seu público interage na internet, seja por meio de redes digitais, plataformas de compra online e até mesmo em ferramentas de busca. Quanto mais informação, melhor.

Um bom primeiro passo é criar uma buyer persona, uma representação fictícia de um cliente do seu negócio. 

2. Aposte no email marketing

Pode até parecer ultrapassado, mas o email ainda é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes. Ele permite que você, lojista, tenha um canal direto com quem quer se relacionar com sua marca.  

O email marketing pode ser usado para divulgar novos produtos, oferecer descontos e outros serviços como acompanhamento de pedido e avaliação da compra. Também pode ser usado para o envio de newsletter, uma forma de educar o público-alvo sobre o valor da sua marca e mantê-los sempre atualizados sobre os assuntos do setor.

3. Seja atuante nas redes sociais

As redes sociais deixaram de ser somente redes de conexão entre pessoas para abrir espaço para os negócios. Segundo pesquisa feita pela MindMiners, 54% dos consumidores seguem os perfis de suas marcas preferidas nas redes sociais e 21% os usam como fonte de pesquisa antes de fazer uma compra. 

Estar nas redes pode abrir ainda mais o leque de propaganda da sua empresa, atraindo cada vez mais clientes com investimentos consideravelmente baixos. As mídias sociais servem ainda para interações, atendimento e avaliações da qualidade do seu negócio, que podem servir de diferencial para que o seu produto ou serviço seja o escolhido. 

4. Interaja com o seu público

A forma como ocorre o atendimento ao cliente é um ponto crucial na escolha do consumidor. No cenário virtual, em que há menos interações do que no atendimento presencial, isso pode ser um pouco mais complicado de demonstrar para impulsionar os clientes. 

Portanto, é importante se dedicar! Essa interação digital com o público ocorre de diversas formas, desde o próprio atendimento via chat, email, telefone até respostas e comentários em publicações nas redes sociais ou blogs. 

5. Invista em produção de conteúdo

Além de vender na internet, você deve produzir conteúdos interessantes para o seu público. que possam tirar dúvidas e mostrar curiosidades sobre aquele segmento em que você atua. Busque conhecimento sobre como deve ser feito o marketing de conteúdo para produzir materiais relevantes e que agreguem valor à sua marca. 

Os conteúdos são feitos de forma estratégica para alimentar o interesse dos clientes no assunto e apresentar as soluções que você possui para dores que eles têm ou possam vir a ter futuramente. Um bom ponto de partida para saber mais sobre marketing de conteúdo é aprendendo sobre a jornada de compra do consumidor.

6. Use o SEO a seu favor

O SEO — Search Engine Optimization — é a parte das estratégias de marketing digital que cuida da otimização para os mecanismos de pesquisa, como o Google. São técnicas de rankeamento, ou posicionamento nos resultados de busca, que podem alavancar a sua presença na Web. Elas vão desde uma diagramação mais limpa da sua página ao uso correto de palavras-chave na produção dos conteúdos que mencionamos no tópico anterior. 

Além disso, é possível realizar o link building do seu conteúdo por meio de outras plataformas, como sites de notícias, blogs etc. O acesso por meio desses links gera tráfego orgânico para a sua página, aumentando a nota do seu site e ganhando mais destaque nos resultados de pesquisa do Google, Bing, Yahoo etc. 

7. Invista em tecnologia Mobile

Talvez investir em um aplicativo exija recursos que você não tem no momento. Muitas vezes, não é necessário ter o seu próprio app, mas, sem sombra de dúvidas, você deve trabalhar com páginas que sejam adaptadas para o acesso via smartphone e tablets. 

Segundo pesquisa realizada pela FIS publicada pelo E-commerce Brasil, em 2018, aproximadamente 29% das compras feitas pela internet foram feitas por meio de dispositivos móveis. Se o seu site ou plataforma social não possui uma boa funcionalidade com aparelhos móveis, você provavelmente está perdendo clientes para a concorrência.

Estar presente no cenário digital por si só já é uma grande vantagem e pode ser o caminho certo para ampliar as suas vendas e desenvolver o seu negócio, mas seguir as estratégias de marketing digital é essencial para garantir o seu destaque.