Além de ter uma boa ideia, dedicação e contar com a plataforma de ecommerce ideal, pra você ter sucesso com o seu negócio, é muito importante usar aplicativos na sua loja virtual. Eles facilitam a sua vida, te ajudam a melhoras as vendas e melhoram a experiência dos clientes.

Isso acontece porque o dia a dia da gestão de um ecommerce é bem cheio. São muitos fatores que não podem sair do nosso radar. E pra acompanhar tudo, com qualidade é fundamental contar com aplicativos certos.

Os aplicativos vão ajudar, por exemplo: nas vendas, gestão de estoque, controle financeiro, nos envios, nas estratégias de marketing e muito mais.

Então, pega papel e caneta, ou abre o bloco de notas, pra anotar tudo tim-tim-por-tim-tim. Que a seguir vou listar os principais tipos de aplicativos para lojas virtuais. Bora, lá!

Principais tipos de aplicativos pra sua loja virtual

Antes de começarmos essa lista incrível, vale destacar que os tipos de aplicativos que vamos citar são os fundamentais. Aqueles que não podem faltar de jeito nenhum! Mas existe outras categorias de aplicativos que também são bem importantes para o funcionamento de uma loja virtual.

Se você quiser pode acessar a Loja de Aplicativos da Loja Integrada e conferir todos eles.

ERP

O primeiro tipo de aplicativo para ecommerce que vale nossa atenção é o ERP.

ERP é um sigla em inglês que significa Planejamento de Recursos Empresariais (enterprise resource planning). A maneira mais simples de definir ERP é pensar em todos os processos centrais necessários pra uma empresa funcionar: gestão, logística, financeiro, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços e outros. Em seu nível mais básico, o ERP integra esses processos em um sistema único.

Ou seja, você consegue fazer grande parte de tudo que um ecommerce preciso em um só sistema! Muito bom, né?

✍🏼 Quem é assinante de um dos planos PRO da Loja Integrada, pode integrar o ecommerce com os principais sistema de ERP do mercado, entre eles o Bling e o Tiny. 


CRM

A principal função do CRM é melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes, organizando contatos e permitindo que todo mundo envolvido no processo de vendas atue em sintonia.

Através do CRM, você pode monitorar o contato com os clientes para aprimorar sua estratégia de vendas e gerar mais oportunidades. Segmentar os clientes se torna uma tarefa mais simples – e com isso, você poderá oferecer produtos, conteúdos e promoções que se encaixem em perfis distintos e relevantes para a sua empresa.

Outro aplicativo que é uma mão na roda no dia a dia de quem tem ecommerce!

Meios de Pagamento

Sem as formas de pagamento uma loja não consegue nem abrir, não é mesmo?

Toda loja virtual precisa contar aplicativos que ofereçam os mais variados meios de pagamentos. Isso porque a agilidade na hora de confirmar o pagamento é essencial pra qualquer ecommerce. Além de proporcionar fluidez às transações da loja virtual, esse tipo de integração diminui as chances de fraude, garantindo mais segurança ao cliente durante a finalização da compra.

 ✍🏼 Quem utiliza a plataforma da Loja Integrada conta com diversos aplicativos para meios de pagamentos. A partir deles a pessoa lojista pode receber de um jeito simples e confiável. Entre eles está o Mercado Pago, Pagar.me e Pagseguro. 

Frete e logística

A entrega dos produtos é um ponto crucial pra qualquer site de vendas. Por isso, integrar seu ecommerce a um sistema de transporte e logística é essencial e vai permitir que o consumidor acompanhe todo o processo de envio. 

Vale ressaltar que é importante que o ecommerce ofereça várias opções de entrega e mantenha o valor do frete atualizado de acordo com as localidades, para que o cliente não desista da compra por falta de informação. E a partir de uma integração isso tudo é possível de forma automática. 

Se você tem dúvidas sobre formas de envio para ecommerce, preparamos um conteúdo gratuito super completo. É só clicar no banner logo aqui embaixo e baixar o seu ebook.

Gestão Financeira e Contabilidade

Ao realizar a integração com um sistema de gestão financeira você permite que a pessoa responsável pela parte contábil e financeira acesse todas as informações do ecommerce e consiga importar documentos do próprio sistema.

Dessa forma, seu negócio fica menos sujeito a erros e atrasos – pois, graças ao acesso facilitado pela integração, não há necessidade de levar até o contador os documentos fiscais requeridos.


Marketing e Comunicação

Integrar sistemas de marketing e comunicação a sua loja virtual é fundamental pra atrair clientes, auxiliar na segmentação e personalizar campanhas de acordo com o perfil do público.

Utilizando recursos como o envio automático de emails, você cultiva o relacionamento com os clientes e trabalha a conversão de leads em oportunidades de venda, conseguindo informações relevantes pra sua estratégia.

Já em relação às redes sociais, é sempre importante lembrar que as informações, tanto no ecommerce quanto nas mídias, precisam estar atualizadas e conversarem entre si.


Marketplaces

Os marketplaces são como shoppings que funcionam apenas online, onde a pessoa lojista “paga o aluguel” somente se o cliente realizar a compra de seus produtos.

Ao fazer a integração do ecommerce com esse sistema, você terá a oportunidade de oferecer seus produtos em ambientes com fluxos maiores de acesso. A integração com marketplaces também facilita ao ecommerce a administração das vendas.

Isso acontece porque ele sincroniza e atualiza informações importantes nas duas plataformas, como dados de preço e estoque.

Quem é assinante PRO da Loja Integrada pode aproveitar e integrar a loja virtual com aplicativos para marketplaces. E a partir dessa integração vender em diversos marketplaces ao mesmo tempo. Alguns desses aplicativos são: AnyMarket, All Integray e Plugg.to.

Como instalar um aplicativo em uma loja virtual?

A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com a plataforma que a pessoa lojista utiliza. Mas aqui na Loja Integrada, essa instalação pode ser feita direto na loja de aplicativos, que fica dentro da própria plataforma e muitas delas apenas com poucos cliques.

De qualquer maneira, cada aplicativo tem sua forma de instalação e, por isso, em nossa Central de Ajuda você encontra um tópico exclusivo sobre esse assunto. 😉


administrator

Comunicóloga, especialista em marketing digital, que descobriu no ecommerce um mundo a ser explorado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *