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Cadastro de produtos: dicas para alavancar suas suas vendas

Um visitante chega ao seu ecommerce e começa a navegar pelas páginas. Finalmente, ele clica em um produto e abre a página dedicada a ele. Essa é a hora da verdade: o que ele encontrar ali pode definir se comprará ou não o produto.

É por isso que você precisa garantir que o cadastro de produtos na sua loja virtual seja o melhor possível. Ele não pode ser nem muito simples, com poucas informações, nem muito longo, deixando o visitante confuso. É preciso encontrar o equilíbrio certo!

Para ajudar você, separamos as principais dicas de como realizar o cadastro de produtos para alavancar as vendas na sua loja virtual! Vamos lá!

4 dicas para criar um cadastro de produtos incrível

1. Invista nas fotos do cadastro de produtos

A experiência de compra no ecommerce é diferente da experiência na loja física. No mundo virtual, o consumidor não pode pegar, sentir ou experimentar o produto. Por isso, a imagem que você utiliza faz toda a diferença na hora da venda.

A imagem do produto tem um peso maior que a descrição — já ouviu o ditado que diz que “uma boa imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é, no ecommerce, ele é verdade.

A imagem comunica visualmente os detalhes do seu produto. É por meio dela que os usuários “experimentam” o produto.

Por isso, é essencial que ela tenha boa qualidade e que você disponibilize fotos de diversos ângulos. Uma ferramenta de zoom, que permita aos usuários aproximar a foto, também é um grande diferencial.

2. Escreva descrições claras e informativas do produto

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras, mas, sem uma boa descrição, ela perde muito do seu valor. 

Boas imagens no cadastro de produtos devem vir alinhadas com uma descrição clara e informativa. É pela descrição que o visitante vai tirar as principais dúvidas sobre o produto.

Sua descrição deve responder às seguintes perguntas:

  • Para quem é o produto?
  • Para que o produto é usado?
  • Como funciona o produto?
  • Do que é feito?
  • Existem opções de cor, tamanho etc.?
  • Qual é o seu diferencial?
  • Por que os visitantes devem comprar o produto?

Além disso, sua descrição deve ter um apelo emocional. Comunique o valor “imaterial” do produto, ou seja, os benefícios que traz para a vida do cliente, as experiências que pode proporcionar etc.

3. Adicione palavras-chave à descrição e uma CTA

O SEO (Search Engine Optimization) é o que ajuda sua loja virtual a se posicionar bem nos mecanismos de busca. Todo o texto do seu site deve ser construído com o SEO em mente, e o cadastro de produtos não é diferente.

Adicione palavras-chave à descrição de cada produto — pense em termos que as pessoas pesquisam e cujo resultado seria o seu produto.

Além disso, toda página de produto deve contar com uma ótima CTA (Call-To-Action). A CTA, ou chamada para ação, pode ser um botão de adicionar ao carrinho, comprar agora ou qualquer outra coisa que leve a uma ação estratégica. Portanto, pense em palavras que despertem a vontade e curiosidade do visitante.

Ao decidir sobre a cor, lembre-se de duas coisas. Em primeiro lugar, se essa cor desperta a sensação/emoção em seu público-alvo que você espera. E, em segundo lugar, como isso contrasta com o esquema de cores do resto da página. O ideal é que a CTA se destaque para chamar a atenção do cliente.

4. Pense na legibilidade da sua página

A legibilidade tem a ver com a facilidade de identificar, ler e compreender o conteúdo da sua página. Veja as dicas abaixo:

Use frases curtas: sim, isso mesmo! Seu professor de português na escola provavelmente não aprovava frases curtas. Mas isso não é um texto acadêmico. Sua descrição de vendas deve ser fácil e rápida de ler — ainda mais considerando que boa parte dos seus visitantes vai acessar sua loja virtual da tela de um celular;

Use marcadores: a maioria dos usuários “escaneia” páginas na internet. Eles não lêem palavra por palavra. Faça-os perceber os pontos importantes usando recursos de destaque, como tags, negritos, sublinhados, cores diferentes etc.

Use uma fonte de tamanho confortável e com bom contraste: é frustrante ler um texto cinza em um fundo branco, especialmente se for escrito em um tamanho de fonte menor. Certifique-se de que a cor da fonte se destaque facilmente na página, bem como o tamanho e o tipo da fonte sejam facilmente legíveis para o seu público-alvo.

Dê espaços de respiro: espaços em branco são essenciais para não deixar a sua página poluída.

As pessoas adoram sites de comércio eletrônico que falam diretamente com elas. Para ter sucesso, você precisa entender quais são as expectativas dos visitantes e, em seguida, moldar seu cadastro de produtos de acordo com as necessidades deles.

Agora que você sabe como otimizar o cadastro de produtos, assine nossa newsletter para receber muito mais dicas de como alavancar as vendas no seu ecommerce!


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