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otimizar tempo no ecommerce

Como otimizar tempo de operação e continuar vendendo

Boas notícias! O ecommerce segue crescendo. De acordo com dados do índice MCC-ENET publicados pelo E-commerce Brasil, no acumulado do ano de 2020, o crescimento registrado foi de 73,88% — um número marcante que comprovou que comprar online já se tornou um hábito para o consumidor brasileiro.

No entanto, nem tudo são flores. O crescimento do ecommerce traz consigo aumento da concorrência. Isso significa que, para se destacar, a operação da sua loja virtual precisa ser impecável, pois vai influenciar várias outras atividades do seu negócio.

Mas, voltando às boas notícias: otimizar o tempo de operação não é uma tarefa complicada. Basta saber os pontos importantes e seguir algumas dicas. Quer saber quais? Confira aqui!

Como otimizar as vendas e logística no ecommerce

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Vender! É o que você todo lojista virtual quer. Mas, para conseguir fechar vendas em um mercado cada dia mais competitivo, você precisa diferenciar sua loja.

Como fazer isso? Oferecendo uma experiência de compra excepcional!

Para começar, a navegação na sua loja deve ser simples e intuitiva. Não deixe o consumidor perdido, procurando o que deseja. Facilite para que ele encontre rapidamente as informações sobre produtos e quaisquer outras dúvidas que tiver.

Além disso, é essencial manter um controle eficaz do seu inventário, especialmente para aqueles que mantêm uma loja física e uma virtual.

Nada pior para o consumidor do que fazer uma compra e receber um e-mail posterior avisando que o estoque acabou e/ou que seu pedido vai atrasar. Por isso, automatize seu controle de estoque!

Como otimizar o frete e envio da sua loja virtual

Uma venda perfeita também envolve um envio perfeito! O grande ponto que diferencia a compra em uma loja física da compra em uma loja virtual é que, nesta segunda, o consumidor não recebe o produto na hora.

Sendo assim, você precisa oferecer formas de compensá-lo. A experiência de compra excepcional é uma delas, mas também é preciso fornecer diferentes opções de frete, que caibam no bolso de quem compra. Quem sabe até oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor.

Além disso, é preciso informar os custos e o prazo do frete claramente na página, preferencialmente, antes que o consumidor clique em comprar. Esses prazos devem ser cumpridos, pois atrasos podem prejudicar a sua reputação. Caso haja algum imprevisto, comunique de forma rápida e clara ao seu cliente!

Como otimizar o marketing do seu ecommerce

Se, com uma loja física, as pessoas podem conhecer o seu negócio passando na frente da sua vitrine, com uma loja virtual, é preciso de um pouquinho mais de esforço para ser encontrado.

O Google e as redes sociais são os meios que as pessoas mais utilizam para procurar fornecedores dos produtos que querem. E é neles que sua estratégia de marketing deve focar!

Otimize a descrição dos seus produtos no Google Merchant Center, aplique boas práticas de SEO e crie uma estratégia de conteúdo consistente nas redes sociais. Você pode utilizar programas de gestão de mídias sociais a preços bem em conta — eles ajudam a montar um calendário e programar postagens, por exemplo.

Outra dica importante é monitorar o que falam da sua marca na grande rede. Lembre-se de responder a menções (especialmente se envolverem uma reclamação) e manter um relacionamento próximo com seu público.

Como otimizar a tecnologia da sua loja virtual

A tecnologia é a base do sucesso de qualquer negócio hoje em dia, e não seria diferente com a sua loja virtual. 

Você deve procurar uma plataforma de ecommerce simples de utilizar, mas que ofereça as principais novidades do mercado quando o assunto é vender online.

Procure automatizar o maior número de tarefas possível para que você possa se concentrar em criar estratégias, atividades de criação e engajamento, entre outras. 

Um bom diferencial para sua plataforma é contar com uma lista de parceiros conectados diretamente que forneçam tudo de que precisa!

Por último, é preciso cuidar bem dos dados dos seus clientes e saber aproveitá-los a seu favor. Com as ferramentas certas, você conseguirá descobrir tendências que podem ajudar nas vendas, além de formas de fidelizar os seus clientes.

Como otimizar as finanças do seu ecommerce

O último ponto — porém não menos importante — está ligado à forma de gerenciar suas finanças. Em primeiro lugar, se você ainda não separou as finanças comerciais do seu dinheiro pessoal, você deve fazer isso agora mesmo!

Controle seu fluxo de caixa de perto e faça projeções para evitar surpresas — e para fazer bons investimentos. Aqui, um software de contabilidade e controle financeiro pode ajudar a manter tudo em dia. Procure opções que sejam adequadas à sua realidade.

E temos ainda uma dica bônus: conheça a Escola #BoraVender! A iniciativa da Loja Integrada para ajudar pequenos e médios lojistas a venderem mais, com conteúdos educativos e relevantes para o mercado de ecommerce.