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Checklist E-commerce

Passo a passo pra você registrar e escolher o domínio da sua loja virtual

Apesar de a Loja Integrada tornar muito mais fácil a jornada de quem quer empreender e ter seu negócio online, vender pela Internet demanda muito comprometimento e uma série de ações antes de se colocar a loja no ar.

Depois de ter a ideia, definir o conceito da sua marca e também quais produtos você vai vender, é hora de colocar a mão na massa.

Para te ajudar, preparamos esta série Criando meu ecommerce, onde vamos te apresentar um checklist com tudo o que você precisa providenciar para que sua loja fique pronta.  

Nesta primeira parte do checklist, vamos detalhar tudo o que está relacionado com o Domínio.

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Aqui você vai ver:

O que é nome de domínio?

Similar ao endereço e CEP de um espaço físico, o nome de domínio é o que localiza a sua loja no mundo digital, seu endereço na web. Digitando-o no navegador, o usuário irá encontrar o seu e-commerce. Por exemplo: www.sualoja.com.br.

Por que o nome de domínio é importante?

O nome de domínio é, basicamente, o responsável por fazer os visitantes chegarem até você. Se você quer visitar uma loja física, precisa saber o seu endereço para se locomover até lá, não é verdade? Da mesma forma acontece no meio online. Por isso é importante criar um domínio marcante, que seja lembrado facilmente e, mais importante ainda, que tenha referência com seu ramo de atividade ou com o nome da sua loja.

Dicas para escolher o nome de domínio ideal pro seu ecommerce

Confira dicas práticas para escolher o nome de domínio ideal para o seu negócio.

Atenção ao jeito de escrever

Se a ideia é facilitar para que o usuário encontre a loja rapidamente, escolha um domínio que seja fácil de escrever. Alguns exemplos de grafias que podem complicar o seu domínio:

  • Palavras com “i” ou “e”, ou com “o” ou “u”. No português, muitas vezes pronunciamos “e” com som de “i” e “o” com som de “u”. Estas palavras podem gerar confusão para o usuário na hora de digitar o nome do domínio. Por exemplo, a Loja da Deise pode ser com e (Deise) ou com i (Deisi). Se o usuário digitar uma letra errada já não encontrará o site desejado. 
  • Números. As pessoas não saberão se devem colocar o numeral ou escrever o nome por extenso. 
  • Hífens. As pessoas estão acostumadas com domínios cujas palavras são escritas todas juntas. Os hífens podem gerar confusão.
  • Palavras estrangeiras. Pode ser que nem todos saibam como escrever palavras estrangeiras e isso seja um empecilho para encontrar o seu domínio.
  • Abreviações. Se o nome da sua loja possui abreviações, pode ser que o usuário não saiba se deve escrever a palavra toda ou a abreviação. Por exemplo, a loja se chama Doutor de Sapatos, mas o domínio é drdesapatos.com.br.

Caracteres especiais. É muito importante que você não compre um domínio que tenha ç ou qualquer tipo de acentuação porque quase ninguém na internet digita domínios assim e nem todos os navegadores entenderão que esse site exite de fato. Se você tiver uma loja de serviço, por exemplo, o domínio tem que ser www.servico.com.br.

Pense no tipo do seu negócio

Se a sua loja não é tão conhecida, uma ideia é criar um nome — e consequentemente um domínio — com aquilo que ela produz. Dessa forma, fica fácil para o usuário identificar o que a loja vende e memorizar o domínio. Por exemplo, uma loja de produtos de plástico pode levar o termo “plast” no nome, como maisplast.com.br. Já uma loja de bolsas pode ter o nome casadasbolsas.com.br.

Não use domínios muito longos

Três palavras ou mais já tornam o domínio longo demais para ser lembrado e há mais chances de erros. Quanto mais curto e direto ele for, melhor.

Use palavras-chave

Palavras-chave geralmente procuradas pelo seu público para encontrar produtos da sua indústria são ótimas ideias para nome de domínio e para trabalhar o SEO da sua empresa.

Saiba mais sobre ambos os temas nos textos Como fazer pesquisa de palavra-chave para e-commerce e O que é e como usar o SEO para loja virtual.

Descubra se existem domínios parecidos

Usar um nome de domínio muito parecido (ou igual) ao de outra empresa pode gerar confusão no usuário e problemas legais para você. A outra empresa pode processar a sua e você pode perder o domínio, por exemplo. Então, fique atento e pense muito no nome que dará ao seu negócio e na hora de comprar um domínio.

Outras extensões de domínio

Os usuários estão mais acostumados com o final .com ou .com.br. O .com é global e o final .br é nacional. O global é recomendado para empresas que pretendem fazer negócios no mundo todo ou que querem ser acessíveis a pessoas de diversas localidades. Já o nacional é focado no Brasil. Além destas opções, você pode escolher extensões que tenham tudo a ver com o seu negócio. Por exemplo, .co para comércio, .biz para uso comercial ou corporativo e .store para lojas virtuais.

Você pode escolher mais de uma extensão e direcionar todas elas para o site principal da loja. Independentemente da(s) extensão(ões) que você escolher, é interessante usar o mesmo nome de domínio para todas. Isso ajudará o seu cliente a encontrá-lo na web.

Passo a passo para registrar o domínio da sua loja virtual

1. Confirmar que o domínio está disponível

Assim que definir qual será o nome de sua loja, é importante confirmar se o domínio está disponível para a compra. 

Esse primeiro passo é muito importante, pois caso seu domínio não esteja disponível, você precisará repensar o nome do seu negócio.

2. Comprar o domínio

Assim que confirmar a disponibilidade do domínio, você deverá adquiri-lo. 

O recomendável é que você compre o domínio com as principais terminações possível (.com.br, .com, .store etc), para garantir a exclusividade do endereço.

É válido lembrar que, na maioria dos casos, os serviços de hospedagem vendem uma licença de uso com duração de 1 ano, e custo aproximado de R$ 40. Ao final do prazo, é necessário renovar a licença.

Para domínios que tem final .br, o serviço de hospedagem recomendado para que você compre o endereço para sua loja é o Registro.br, responsável oficial pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam esse final. 

Já para domínios com final .com, recomendamos que você use serviços mais conhecidos, como a GoDaddy.

Existe também a possibilidade de se adquirir um domínio com final .store, que pode ser comprado diretamente com a .Store.

3. Conferir a disponibilidade de acesso ao gerenciamento de DNS

Após a compra do domínio, será necessário apontá-lo para a Loja Integrada, para que ele funcione corretamente.

É válido lembrar que a Loja Integrada não hospeda domínios, e sim somente sua loja virtual.

Isso significa que, para que tudo funcione corretamente, é necessário criar os apontamentos no serviço onde você comprou o domínio, para que ele chegue até sua loja quando for visitado.

Alguns serviços que comercializam domínios oferecem a hospedagem, mas não um painel para que se façam os apontamentos.

4. Aguardar a propagação e a ativação do Certificado Digital de Segurança

Após realizar as configurações do domínio, é necessário aguardar um prazo de até 48 horas para que a propagação do domínio se complete.

Essa propagação funciona como a construção de uma estrada, que ligará o serviço de hospedagem do seu domínio até a Loja Integrada.

Também é necessário aguardar a ativação do Certificado Digital de Segurança, o SSL. Essa ativação ocorre de forma automática, após a propagação do domínio.