Todos os detalhes em uma loja virtual fazem a diferença! Confira como melhorar a descrição de produtos para ecommerce.

Não importa o tamanho da sua loja virtual, as descrições dos produtos desempenham um papel fundamental no seu negócio. Descrições de produtos eficazes podem atrair clientes em potencial e podem influenciar na decisão de compra.

Ou seja, ótimas descrições de produtos podem ajudar a melhorar as taxas de conversão e aumentar as vendas, além de impulsionar sua visibilidade com boas práticas de SEO.

A importância de criar uma descrição de produto para o seu ecommerce

A descrição de um produto é o “copy” que explica o que é um produto e por que vale a pena comprá-lo. O objetivo da descrição de um produto é fornecer aos clientes informações importantes sobre os recursos e benefícios do produto para que eles sejam obrigados a comprar.

Um descritivo bem elaborado move os compradores em seu funil de conversão. Se você adicionar um pouco de criatividade, suas páginas de produtos se tornarão instantaneamente mais atraentes, levando a mais conversões de compradores casuais.

Para ter sucesso ao escrever descrições de produtos, você precisa responder às perguntas dos clientes, como:

  1. Que problemas o seu produto resolve?
  2. O que os clientes ganham com seu produto?
  3. O que o torna melhor do que a concorrência?

A descrição deve responder a essas perguntas de uma forma divertida e envolvente.

Confira já 5 dicas para melhorar a descrição de produtos para ecommerce

1. Escreva para o seu público-alvo

Comece perguntando-se: quem vai comprar este produto? Depois de ter uma ideia de quem é seu cliente, você pode criar a descrição do produto para se adequar ao estilo de vida, aos interesses e às necessidades dessa pessoa.

Se você está vendendo brinquedos para bebês, convém que suas descrições sejam atraentes para os pais de primeira viagem, e não para os estudantes universitários sem filhos. Determinar perfis de clientes também pode ajudar com marketing, desenvolvimento de produtos e design de loja.

2. Entenda tudo sobre o seu produto

Quais são as informações básicas que você deseja transmitir na descrição do produto? Se você estiver vendendo roupas, inclua informações pertinentes sobre materiais, processo de fabricação, local de origem, etc. Ex:
●  Essa peça de roupa tem o tamanho universal?

●  Esse produto foi testado em animais?

●  Ele usa corantes naturais?

 As descrições dos produtos devem cobrir todas as informações básicas que não podem ser respondidas por fotos.

3. Use o “tom de voz” ideal

Estabelecer um tom de voz significa essencialmente falar com o cliente pretendido e, ao mesmo tempo, usar a voz da sua marca. Tente se colocar no lugar de seus clientes. Que tipo de estilo de comunicação vai deixá-los à vontade e mais confortáveis com seus produtos?

Pense no que torna sua empresa e seus produtos divertidos e únicos. As descrições são uma oportunidade de mostrar a personalidade da sua marca e criar uma experiência de compra agradável. A última coisa que você deseja é que as descrições de seus produtos pareçam ter sido produzidas por um gerador de descrições de produtos.

4. Crie um FAQ

Fazer uma lista das perguntas mais frequentes e incluir as respostas nas descrições tornará a vida mais fácil para você e seus clientes. Com as descrições adequadas do produto, você pode esperar que as consultas de suporte ao cliente diminuam. Adquira o hábito de vasculhar suas perguntas frequentes e ver se há alguma informação que você pode adicionar às descrições de seus produtos com o passar do tempo.

Quais são as perguntas mais frequentes dos seus clientes? Ex:

●  Esse produto contém contra-indicações?

●  Esse produto é para um gênero?

●  Esse produto é indicado para crianças?

●  Qual a data de validade do produto?

Faça um estudo e pense em todas as possíveis dúvidas do seu cliente. Assim você irá evitar uma taxa de rejeição por falta de informações.

5. Otimize a sua descrição para SEO

SEO significa (Search Engine Optimization), é algo que nenhum lojista pode ignorar nos dias de hoje. Descrições de produtos produzidos estrategicamente incluem palavras-chave que tornam mais fácil para os motores de busca encontrarem seus produtos.

Como regra, sempre escreva a descrição do produto primeiro. Depois de escrito, veja se você consegue trabalhar naturalmente em algumas palavras-chave. Ninguém gosta de ler uma descrição tão atolada em palavras-chave que está à beira do absurdo completo.

Se você precisar de algumas ideias de palavras-chave, há várias ferramentas online para ajudá-lo. Sugerimos o Planejador de palavras-chave do Google. Além disso, hoje você pode também contratar o serviço de uma agência especializada na criação de tal conteúdo, como este aqui, por exemplo, desenvolvido pela Alpha Theme.

Conclusão

As descrições dos produtos não devem ser esquecidas. Elas podem contar histórias, responder a perguntas e falar com seu público-alvo de uma forma que construa conexões. Elas também podem realmente ajudar a impulsionar a classificação da sua página nos motores de busca e trazer mais tráfego para a sua loja online.

Lembre-se! Dê a atenção merecida para as descrições de cada um dos seus produtos! 

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Gerente sênior de parcerias, com experiência na área comercial, com foco em negociação, gestão de carteira e vendas consultivas.

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