🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
marketplaces

5 dicas para destacar sua loja virtual nos marketplaces

Os marketplaces podem ser uma grande aliado para aumentar as vendas do seu ecommerce.

Os marketplaces nada mais são do que um local em que o consumidor pode encontrar de tudo e mais um pouco. Alguns são mais específicos que outros, mas ainda assim contam com uma variedade de produtos. 

Se fosse para comparar, o marketplace se parece muito com um shopping online, onde os consumidores conseguem procurar por produtos variados em um só lugar. Por isso, os marketplaces ajudam as empresas a vender mais.

Essa estrutura de venda tem se fortalecido a cada ano. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen, a maior plataforma de opinião de consumidores no Brasil, divulgou que os marketplaces são responsáveis por 78% dos faturamentos dentro do ecommerce

Agora que você já sabe a importância desse modelo de negócio, confira algumas dicas para destacar sua loja virtual no marketplace.

Como destacar sua loja nos Marketplaces?

Dizem que estar presente em um marketplace com os produtos certos pode trazer algumas vantagens para o negócio, certo? Pensando nisso, confira 5 pontos importantes para tirar o melhor proveito desse canal de vendas

1. Categorize seus produtos de forma intuitiva

Assim como na sua loja virtual, nos marketplaces também é importante que os produtos sejam listados de acordo com suas categorias. Com uma boa categorização, os produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, porque há mais visualizações durante a navegação do usuário. 

Na prática, o próprio marketplace passa a recomendar mais seus produtos quando o cliente clica em um produto semelhante ou complementar ao seu. Aumentando a divulgação da sua loja. 

2. Capriche na descrição dos itens

É mega importante aparecer bem nas pesquisas, as descrições podem ter dois objetivos: técnicas de SEO e de reforço da marca, então é bom preparar os anúncios pra isso, não é mesmo? 

Uma boa descrição, deve ser baseada em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), com palavras-chave fortes que traduzem o produto de forma real e intuitiva, aqui você pode ver uma lista das palavras mais buscadas no Mercado Livre, por exemplo. 

3. Use boas fotos nos anúncios

Assim como em uma vitrine tradicional, as fotos em uma feira são o centro das atenções dos visitantes. Portanto, deve ser clara e mostrar as qualidades dos produtos. 

Como o visitante não tem acesso ao produto na hora da compra, tenha em mente que no site se vende também com as fotos. Então, a dica é apresentar imagens que permitam ver o item de diversos ângulos. 

Isso ajuda o cliente a visualizar melhor o produto e ver se é o que realmente procura. Desta forma, ele se sentirá mais seguro pra concluir seu pedido. 

4. Crie uma estratégia para obter boas avaliações pós-venda

Muitas vezes, os consumidores só compram um produto ou serviço se a loja virtual for bem avaliada. Por isso é importante receber elogios e alcançar uma boa reputação. 

Uma estratégia bastante usada é a de encorajar boas críticas através de um atendimento encantador, experiência de unboxing ou mimos inesperados. Isso costuma trazer uma boa impressão e ainda pode ser uma oportunidade de converter o cliente do marketplace para sua loja oficial. 

5. Aproveite (de verdade) os períodos promocionais

Nos períodos promocionais, como Dia das Mães, Natal e Black Friday, os marketplaces costumam criar campanhas de divulgação, com altos investimentos em marketing. Então, são boas épocas para fazer ofertas especiais, liberar seus estoques e conquistar mais clientes, já que eles estão mais dispostos a comprar.

calendário do ecommerce 2022

Em resumo, expandir os canais de venda pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e o faturamento do seu ecommerce. Entretanto, é fundamental que você continue dedicado à sua loja virtual, pois ela é quem vai fazer com que a sua marca seja conhecida por todos e alcance o sucesso escalável.