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canais para vender na internet

Como escolher o canal de venda certo pra começar a vender na internet?

Existem muitos canais para quem deseja vender na internet e é preciso saber definir qual deles é melhor para o seu nicho. Descubra como neste conteúdo!

Vender na internet ou na rua mais movimentada do mundo exige, antes de mais nada, planejamento. Desde o início, é necessário ser uma pessoa estratégica para alcançar os resultados que tanto espera. Caso contrário, as chances de você perder tempo e dinheiro serão relativamente altas. E a gente não quer isso!

Por isso, encontrar o melhor canal de vendas é essencial para oferecer uma ótima experiência aos seus consumidores. Além de ser importante para te ajudar a superar seus concorrentes.

A enorme facilidade para acessar informações, hoje em dia, permite que as pessoas avaliem, por si só, qual é a melhor proposta disponível. Elas comparam com facilidade os preços, fretes e prazos de entrega dos produtos, por exemplo.

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Em função disso, os consumidores navegam por múltiplos canais de venda online, à procura de propostas atraentes, que se encaixam não só em um bom padrão de qualidade, mas no seu bolso também.

Então, você precisa identificar quais canais seus prováveis clientes mais frequentam. Isso porque, construir uma presença digital forte em alguns deles, será uma mão na roda para você começar a vender na internet com o pé direito.

Fique com a gente até o final e entenda o que esses canais de venda são, quais mais se destacam e como você pode escolhê-los corretamente para o seu negócio. Vamos lá!

Vender na internet: o que são canais de venda e a importância de defini-los corretamente

Canais de venda nada mais são do que os meios pelos quais empresas e pessoas oferecem produtos ou serviços para determinado público. Trata-se de como as vendas são oferecidas, ou seja, por onde irá comercializar seus produtos ou serviços.

Os canais são os principais pontos de contato com os potenciais clientes. Ou seja, escolhê-los corretamente é quase que uma necessidade de sobrevivência para um negócio online de sucesso. Principalmente, porque existem inúmeras opções de canais de venda na internet.

Dessa forma, você precisa escolher aqueles que fazem mais sentido para seu público, considerando também sua competitividade com a concorrência no seu nicho.

Há quem acredite que, para vender na internet, você só precisa atirar para todo lado até acertar um alvo. Mas, nós sabemos que não é bem assim que funciona.

De nada adianta, testar demasiadamente várias opções sem acompanhar as métricas que sirvam como referência da qualidade de tais canais de venda para o seu negócio. Ou ainda pior: depender de golpes de sorte para escolher a opção mais certa.

Para vender na internet você precisa de um planejamento bem elaborado. Inclusive, para escolher qual canal de vendas vai utilizar, ou terá que dar muitos “murros em ponta de faca” antes de obter resultados expressivos no digital.

Principais canais de venda online disponíveis no mercado

Os principais canais disponíveis abrangem os mais diversos tipos de atuação com foco em vender na internet, como: loja, varejo e atacado. Assim, vale a pena entendê-los minuciosamente para começar a perceber qual deles é o ideal para você vender na internet. Acompanhe a seguir!

Ecommerce

O canal de venda ecommerce ou loja virtual, como também é conhecido, é um site criado única e exclusivamente para comercializar produtos ou serviços. Ele pode ser feito completamente do zero ou com o auxílio de plataformas de ecommerce, como a Loja Integrada.

Em nenhum outro canal, você terá tantas ferramentas para personalizar seu negócio online quanto na loja virtual. Além disso, você pode gerenciar seu estoque da maneira como quiser, comunicar-se com mais clareza e assertividade com potenciais clientes. Assim como, apostar no tráfego orgânico para atrair mais visitantes para sua loja.

Perceba que, na loja virtual você tem um canal próprio para desenvolver seu negócio online. Ou seja, o império que você está construindo não dependerá das redes sociais ou marketplace para manter-se de pé. Assim, caso algo aconteça com uma dessas plataformas, você poderá seguir em frente tranquilamente.

Nesse sentido, uma alternativa interessante seria reunir marketplace, redes sociais e loja própria, num mesmo projeto, neutralizando os pontos falhos das opções e aproveitando o que há de melhor nelas.

Google Ads

Primeiramente, vamos falar sobre o mecanismo de busca mais querido do mundo, o Google. Tanto a rede de pesquisa como o display desse conhecido serviço digital, oferecem uma solução bem interessante para quem quer vender na internet. Isso, por meio da ferramenta de publicidade online chamada Google Ads ― antigo Google Adwords.

Esse canal de venda, permite que você gere tráfego para um site ou loja virtual, além de ampliar o alcance de produtos ou serviços para gerar mais vendas. Basicamente, funciona da seguinte forma: você compra palavras-chaves relevantes dentro do seu segmento e publica anúncios estratégicos para divulgar seus itens.

Na rede de pesquisa, o anúncio estará entre os primeiros resultados da palavra-chave em questão. Enquanto nas opções display, banners ou carrosséis vão aparecer dentro de páginas parceiras.

✍🏼 Primeiros passos para criar campanhas no Google Ads para o seu ecommerce

Marketing de afiliados

Há um bom tempo em destaque, mais um canal de vendas para começar a vender na internet é o marketing de afiliados. Nessa alternativa, seus produtos ou serviços podem ser divulgados por outras pessoas, isto é, aqueles que se filiaram a eles.

Fundamentalmente, é um tipo de marketing boca a boca, no qual os afiliados transmitem o conhecimento do produto para as demais pessoas. Esta é considerada uma importante estratégia para ampliar seu número de leads e conversões. Contudo, você terá que pagar uma comissão por cada venda realizada por esses profissionais.

De acordo com dados do E-commerce Brasil, só nos Estados Unidos, o marketing de afiliados trouxe resultado de 6,8 bilhões de dólares em 2020. A tendência é que esses números se tornem ainda maiores, pois não há sinais de queda nesse mercado.

Redes sociais

Atualmente, é bastante difícil encontrar pessoas que não acessam as redes sociais, não é mesmo? Afinal, a maioria delas gostam de estar conectados, interagindo com conhecidos e influenciadores, resolvendo problemas da vida cotidiana ou se informando sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Inclusive, em 2021, uma pesquisa feita pela Kaspersky Lab junto com uma empresa de pesquisa chamada Corpa, afirmou que 7 em cada 10 internautas brasileiros utilizaram as redes sociais para se informar durante o ano.

Só que, além de plataformas de conexão com outras pessoas, as redes sociais são uma ótima forma de vender na internet. É possível produzir conteúdos de valor, anunciar produtos ou serviços com ferramentas como o Facebook Ads, dentre outras coisas, importantes para captação de leads e conversões.

✍🏼 Vendas em redes sociais: o que fazer (e o que não fazer)

Marketplace

O marketplace, por sua vez, é um canal de vendas para varejo, bem parecido com um grande shopping center na internet. Nessa opção de vendas, você pode divulgar seus produtos ou serviços juntamente com milhares de empreendedores, em infraestruturas disponibilizadas por grandes empresas.

Assim como nos shoppings, há um grande tráfego de pessoas e muita visibilidade no marketplace. Porém, a concorrência também é enorme, sendo necessário encontrar meios para se destacar entre multidões de ofertas num mesmo nicho.

✍🏼 O que você saber antes de começar a vender em marketplaces

A hora da verdade: como escolher o melhor canal para começar a vender na internet?

Agora que você já sabe quais são os principais canais de vendas, é hora de conhecer três métricas que podem ajudá-lo na escolha do melhor canal para você começar a vender na internet. Dá uma olhadinha!

1. Preferências dos potenciais clientes

Analise quais são os canais de venda que os seus potenciais clientes preferem. É necessário entender com profundidade as particularidades do seu público-alvo para estar convicto de que eles vão estar na opção que você escolher.

2. Momento do negócio

Avalie também qual é o momento do seu negócio, percebendo se há capacidade humana e intelectual o bastante na sua equipe para utilizar determinado canal com excelência. Caso esteja sozinho nesse começo, faça a mesma avaliação consigo mesmo.

Você pode optar pelos canais de venda que têm mais propriedade para utilizar no momento e deixar os outros, que demandam mais recursos humanos, para um futuro próximo.

3. Funcionalidades de cada canal de venda

As funcionalidades dos canais de venda, os que mencionamos acima e outros, também podem ajudá-lo nessa tomada de decisão. Por exemplo, se você pretende vender na internet produtos que precisam da visualização, como roupas e objetos de decoração, apostar nas redes sociais seria uma boa alternativa.

Conclusão

Por fim, escolher corretamente qual o melhor canal de vendas para oferecer seus produtos ou serviços, certamente, é uma etapa essencial pra você começar a vender na internet.

Embora existam muitas opções, alguns canais dialogam melhor com o que você pretende disponibilizar do que outros. Então escolha de maneira estratégica qual fará parte do seu negócio online e inicie sua caminhada com o pé direito.

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