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Digitalize seu negócio: como ir do físico pro online

Existem muitos benefícios, tanto de curto quanto de longo prazo, de migrar sua loja física para o mundo virtual. Digitalizar um negócio é uma excelente estratégia. Quer saber por que? Vamos te contar!

Quando pensamos no atual momento, migrar sua loja permitirá que você continue gerando vendas, mesmo em face às restrições de circulação para frear o coronavírus.

No longo prazo, por outro lado, o “novo normal” será muito mais digital do que físico, e você terá a oportunidade de aumentar suas vendas criando um ecommerce próprio.

Ter uma loja virtual também permitirá aproveitar o que é conhecido como varejo omnichannel — ou seja, a venda em múltiplos canais de forma integrada. Você pode vender um produto online e oferecer a retirada na loja, por exemplo, melhorando a experiência de compra dos seus clientes. 

Seja qual for sua razão para digitalizar seu negócio, este é o momento certo para se reinventar! 

Configurar e gerenciar uma loja de comércio eletrônico online não precisa ser complicado. Existem muitas ferramentas desenvolvidas para facilitar esse processo. Você pode abrir sua loja online em pouco tempo, seguindo as nossas dicas abaixo:

Físico para online: 5 passos para digitalizar seu negócio

Para colocar sua empresa online, há uma série de grandes decisões que você precisa tomar e fatores a serem considerados. Nós sabemos que cada empresa tem necessidades e prioridades diferentes, por isso listamos as mais importantes para qualquer tipo de negócio levar em consideração.

1. Defina o seu nome de domínio

O primeiro desafio é determinar como redirecionar o foco para sua presença online. E, para fazer isso, você precisa escolher um nome de domínio onde as pessoas possam encontrar o seu negócio no ambiente digital.

Existem duas maneiras de escolher seu nome de domínio:

  • Pense no SEO e escolha um nome cativante e amigável; ou
  • Utilize o nome da sua marca atual.

Ambas as abordagens têm suas vantagens, e o ideal é que você consiga juntar as duas coisas. Isso porque um nome de domínio orientado para SEO dará a você a chance de ampliar sua marca de loja física de uma nova maneira, possibilitando a otimização das pesquisas orgânicas e mais tráfego.

Quer entender mais de SEO? Confira outros artigos no blog da Loja Integrada, como este aqui: SEO para e-commerce: saiba como destacar sua loja nos principais buscadores.

2. Escolha uma plataforma

A seleção da plataforma é o maior passo para levar sua loja física para uma loja online. Listamos abaixo as perguntas para se fazer na hora de escolher a sua, veja só: 

  • Qual é o custo total? Quanto custa a plataforma de comércio eletrônico, um host de site e um nome de domínio personalizado?
  • É escalonável o suficiente para continuar apoiando meu negócio conforme eu cresço?
  • A plataforma é fácil de instalar e usar?
  • Existe um limite de produtos que posso adicionar à plataforma?
  • A plataforma vem com segurança integrada, como conformidade com HTTPS?
  • A plataforma vem com suporte ao cliente?
  • A plataforma tem temas e modelos responsivos, adaptando-se automaticamente com base no dispositivo do comprador?
  • A plataforma pode se integrar com meus sistemas de negócios existentes ou com integrações de terceiros de que eu possa precisar, como meus sistemas atuais de remessa, contabilidade e POS?
  • Posso vincular facilmente meu inventário online para criar anúncios pagos ​​no Facebook e Instagram?

3. Selecione os produtos para colocar online

Idealmente, seu estoque ou serviços devem ser escolhidos estrategicamente para atrair um público mais amplo — especialmente quando você está apenas começando.

Se você tem uma grande seleção de produtos em sua loja física, recomendamos restringir seu mix de produtos online para aproximadamente 100 dos itens mais vendidos. Mas é claro que isso vai depender da realidade da sua loja.

Lembre-se de tirar boas fotos dos produtos e criar descrições que tenham estratégias de SEO em mente.

4. Defina os formatos de envio e frete

Abrir uma loja online significa que entregar um produto ao cliente não é mais tão fácil quanto embalá-lo e entregá-lo no caixa. Existem duas maneiras de fazer o envio. A primeira é você mesmo encarregar-se da embalagem e do transporte.

A segunda opção é aproveitar um serviço terceirizado, como transportadoras ou Correios, que embala e envia os pedidos online diretamente para seus clientes em seu nome.

Seja qual for sua opção, certifique-se de que as etapas adequadas sejam tomadas para higienizar seus produtos e embalagens antes de serem enviados.

Veja mais >> 8 dicas para acertar no frete dos produtos do seu e-commerce

5. Pense na sua estratégia de marketing

É sempre importante manter seus clientes e comunidade informados. Como você divulgará sua nova loja online? Qual é a melhor maneira de alcançar seu público? A sua plataforma de comércio eletrônico automatiza alguns esforços de marketing para você?

Procure recursos como publicidade paga, gerenciamento de listas de contato, engajamento por redes sociais e email marketing para começar a construir sua estratégia de marketing digital.

Com esses 5 passos simples, você conseguirá digitalizar seu negócio e colocar sua loja física no mundo online em tempo recorde, basta começar!

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