🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
mix de produtos para loja virtual

Como montar um mix de produtos ideal para seu negócio online

Saber montar o mix de produtos ideal para o seu negócio ajuda a evitar prejuízos e a vender mais. Confira as dicas e aplique na sua loja.

Principalmente depois da pandemia, o mercado das vendas online explodiu, e a concorrência ficou maior. Por isso, se você tem um ecommerce, é hora de escolher um mix de produtos ideal que vai te destacar no mercado e ajudar a vender mais.

A escolha do que vender na sua loja virtual deve ser feita de forma estratégica, para que o tiro não saia pela culatra. Obviamente, existem muitos fatores que impactam na decisão de compra. No entanto, os produtos que você tem na sua loja, certamente influenciam na hora de atrair e converter clientes.

Pensando em te ajudar a definir um mix de produtos ideal para seu ecommerce, preparamos este conteúdo. Ele certamente irá te ajudar nas melhores escolhas sobre o que vender na sua loja. Confira!

O que é um mix de produtos?

Basicamente, é o catálogo de produtos que a loja vende, ou seja, são os itens oferecidos aos clientes, disponíveis na sua loja virtual. Ter um mix de produtos bem segmentado, que atenda a diversos gostos de consumidores dentro do seu nicho, é fundamental para ajudar a ter melhores resultados em vendas.

Por que ter mais produtos não significa ter mais vendas?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Ter um mix de produtos bem amplo pode parecer atrativo em um primeiro momento, com variedade e diversas faixas de preço para atender um público maior e bem diversificado.

Mas será que funciona? A resposta é nem sempre! Isso porque, quando você oferece uma gama muito grande e variada de mercadorias, você perde o foco do seu nicho. Além disso, o investimento acaba se tornando muito alto e não necessariamente o retorno virá.

No entanto, para criar um mix de produtos ideal para o seu negócio, é necessário entender outros fatores, como por exemplo:

  • Custo de aquisição do produto;
  • Custos com armazenamento;
  • Qualidade do produto e como ele atende às necessidades do seu público-alvo;
  • Margem de lucro;
  • Nicho de mercado que você atua;
  • Volume de vendas.

A ideia é montar uma combinação que atenda às necessidades dos seus consumidores, balanceando estes fatores, ou seja, ter exatamente os itens que seu público precisa. Por isso, uma prateleira cheia de opções nem sempre está diretamente ligada a um aumento nas vendas.

Além disso, há outro problema recorrente: o excesso. Com um mix de produtos variado demais, o resultado pode ser o acúmulo de itens em estoque. E isso é sinônimo de prejuízo.

Por isso, é de suma importância que seja escolhido um mix de produtos ideal, totalmente estratégico para o seu negócio. Neste cenário, é preciso ter uma boa gestão de estoque para não exceder a quantidade de produtos disponíveis na sua loja.

Qual é a importância do mix de produtos para loja virtual?

É primordial pensar no mix de produtos ideal da sua loja como uma ferramenta estratégica de posicionamento no mercado, atração e fidelização de clientes. Apesar de não ser interessante ter uma quantidade de produtos ampla, uma loja que não tem mercadorias, não vende. Se vende, é uma vez só, certo?

A escolha do mix de produtos ideal deve ser pensada nos resultados que você pretende alcançar. Neste sentido, é preciso ter diversos itens no seu portfólio, dentro do seu nicho de mercado, que chame a atenção dos consumidores.

Se seu cliente tiver uma identificação com sua marca, ele pode consumir um produto do seu catálogo e voltar na sua loja para procurar por outros. Aliás, a seleção do seu mix de produtos ideal vai muito além de colocar coisas para vender no seu ecommerce.

Na verdade, a missão é ampliar o seu negócio, fazer sua empresa avançar dentro de um nicho, e se destacar dos concorrentes. Ser referência em uma área, tornam as possibilidades de atração de clientes muito mais amplas e assertivas.

Como montar um mix de produtos ideal para loja virtual?

Tendo em vista esse cenário, é hora de colocar a mão na massa, e entender alguns pontos estratégicos para definir um mix de produtos ideal e qualificado para o seu ecommerce.

Entenda quem é o seu consumidor

O objetivo de qualquer loja virtual é vender, e para isso acontecer, é preciso entender a sua persona, ou seja, quem é o potencial consumidor do seu produto. Com esse entendimento, é possível saber os desejos e expectativas, e com isso, ter um mix de produtos ideal que as pessoas esperam encontrar dentro do seu negócio.

Nesta etapa, é fundamental analisar o comportamento desse consumidor. Quanto ele está disposto a gastar? Quais produtos sua persona prefere? Isso te ajudará a ter uma visão melhor do que deve ser vendido na sua loja virtual.

Cuide do seu estoque

Como vimos, ter poucos produtos ou além do necessário, pode gerar prejuízo para o seu negócio. Por isso, é importante estar atento para manter a lucratividade estável e um estoque equilibrado. Pense sempre na margem de lucro dos itens e em que períodos eles são mais vendidos.

Uma boa gestão de estoque irá te ajudar a dar uma visão das datas que cada produto costuma vender melhor. assim, você consegue aproveitar a sazonalidade para lucrar mais e evitar mercadorias paradas. Em suma, o ideal é encontrar um equilíbrio: nem produtos demais, nem de menos.

Avalie o histórico de vendas do seu mix de produtos

Se sua loja já vende produtos há algum tempo, faça uma análise do seu histórico de saídas. Existe um padrão? Você consegue perceber se algum produto impulsiona a venda de outro? existe alguma sazonalidade?

Essas perguntas irão te ajudar a dar um direcionamento sobre o que vende mais na sua loja. Além disso, você consegue entender a procura do público para certos produtos, a margem de lucro que eles trazem, e decidir então, se é interessante manter ou não o item no seu mix de produtos ideal.

Analise a concorrência

Seu concorrente quer a mesma coisa que você: vender. Então entender o que as outras empresas do seu nicho estão fazendo, quais são os mix de produtos que oferecem e o que deixam a desejar com os clientes, ajuda a ter uma boa ideia de como fazer no seu negócio.

O objetivo desta análise não é copiar, mas sim observar, estudar e diversificar. Pense em um mix de produtos ideal que surpreenda seu cliente e supere a concorrência. Inclusive, esse é um item que deve estar no planejamento estratégico do seu ecommerce

Relacione os produtos dentro do seu mix

A menos que você seja um grande varejista, não tente vender itens que não possuem nenhuma ligação com seu segmento. Afinal, faz sentido encontrar oferta de comida light em uma loja de roupas? Provavelmente isso iria deixar os clientes confusos.

O mix de produtos ideal mostra uma comunicação entre a mercadoria, então, avalie o que você já tem e adicione coisas relacionadas no seu catálogo. Essa estratégia vai ajudar no fortalecimento da marca, na fidelização de clientes (que podem voltar para comprar mais produtos do seu nicho).

Teste e sempre reavalie seu mix de produtos ideal

Revisar seu mix é sempre uma decisão inteligente, principalmente porque os hábitos dos consumidores mudam muito. Por isso, teste, veja se as vendas estão gerando o resultado esperado e faça mudanças, se for necessário.

É imprescindível que seus produtos acompanhem a mudança do mercado para alavancar vendas e aumentar o potencial do seu negócio.

Ofereça todas as informações do produto

Apresente sugestões que podem ser relevantes, use imagens de alta resolução, permita o uso do zoom no produto, ofereça uma tabela de medidas (se for o caso), e fotos com outras pessoas utilizando o item.

Além disso, capriche nas descrições, ofereça o máximo de informações e tire todas as dúvidas do cliente através de tutoriais, manuais ou vídeos demonstrativos. Além de ajudar nas vendas, isso também ajudar a engajar e fidelizar seus clientes.

Compare produtos semelhantes e ressalte as diferenças

Se você possui produtos dentro do seu mix, com funções parecidas, destaque as diferenças de forma dinâmica e clara, para ajudar seu consumidor na tomada de decisão.

Agora que você já sabe como montar seu mix de produtos ideal, que tal aprofundar seu conhecimento lento o conteúdo com dicas para encontrar bons fornecedores para o seu ecommerce? Além desse conteúdo, você também pode conferir alguns outros que separamos pra você 😉

🛍️ Dicas de produtos para vender na internet

🎁 Personalização de produtos: o que é e como usar em meu ecommerce

💡 Dicas de como tirar boas fotos de produtos