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dropshipping no ecommerce

O que sua loja precisa para fazer dropshipping?

Entenda o que é dropshipping, quais as suas vantagens e como começar a trabalhar com esse modelo de negócio.

Um dos maiores problemas enfrentados por pessoas que sonham em ter a sua própria loja virtual, fica por conta da falta de dinheiro para investir, vez que abrir um negócio online exige gastos extensivos com compra de mercadorias, hospedagem de site, campanhas publicitárias e etc. Entretanto, como uma alternativa a tudo isso, surge o dropshipping, uma técnica de gestão da cadeia logística que vem ganhando bastante força nos últimos anos.

Dessa forma, hoje falaremos com detalhes sobre o que é o dropshipping, como funciona na prática e quais são as suas vantagens. Confira

O que é dropshipping?

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O conceito por trás desse modelo de negócio é bem simples, uma vez que ele consiste na venda de mercadorias pela internet sem a necessidade de ter o produto em mãos. Em outras palavras, o trabalho do empreendedor é anunciar o item na sua loja virtual, rede social ou marketplace, prosseguir com a venda e deixar que o próprio fornecedor se encarregue de despachar o produto.

Para lucrar através do dropshipping, é necessário utilizar a técnica de majoração de preços que nada mais é do que cobrar do cliente final um valor maior do que o que será repassado para o fornecedor. Dito isso, temos o seguinte cenário:

  • O consumidor compra o produto do vendedor (o drop shipper);
  • O vendedor encomenda o produto do fornecedor;
  • O fornecedor envia o produto para o consumidor.

Por fim, vale ressaltar que embora a entrega do produto não seja realizada pelo vendedor, ele continua sendo a pessoa responsável pela comunicação entre fornecedor e cliente. Ou seja, caso haja algum problema no envio ou o produto seja entregue com avarias, todo procedimento de troca ou extravio deverá ser resolvido pelo lojista.

Quais as principais vantagens do dropshipping?

Facilidade para a começar

Iniciar no dropshipping demanda apenas que você tenha um laptop e acesso a internet, diferente de outros modelos de negócios que exigem a realização de testes e outros procedimentos mais complexos.

Custo baixo

Você não vai precisar se preocupar em adquirir uma quantidade excessiva de mercadorias, vez que todo procedimento de entrega será realizado pelo próprio fornecedor.read what he saidhelpful hintshome pagereplica watch reviewsquien invento el barcocasetify phone casesthis site

Baixa quantia de custos indiretos

Custos relacionados a contratação de empregados e a administração de inventário deixam de ser necessários. Logo, seu custo indireto passará a ser muito menor.

Venda vários produtos

Como um vendedor de estoque na fonte, você pode escolher vender produtos de mais de um fornecedor. Isso significa que dá para ser criativo em relação aos tipos de produtos que você quer oferecer aos seus consumidores. Priorize os produtos mais vendidos na internet.

Conveniência

Por último, o trabalhar com dropshipping permite que você faça o seu horário e trabalhe remotamente de qualquer lugar do mundo.

Confira um passo a passo para começar a trabalhar com dropshipping

Escolha o produto que você vai vender

Primeiramente, escolha os produtos que você vai comercializar na sua loja virtual. Nesse sentido, é extremamente importante escolher produtos com os quais você tenha mais afinidade e que façam parte do seu campo de conhecimento.

Assim, você consegue atestar a qualidade dos itens vendidos no seu ecommerce, além de oferecer um serviço de atendimento personalizado para os seus clientes.

Escolha seus fornecedores

Definido o seu nicho de atuação, chega o momento de escolher seus fornecedores. Dito isso, busque por empresas aptas a fazerem a entrega do produto para o seu cliente logo após a confirmação do pedido, já que dessa forma todo custo operacional tende a ficar mais barato.

Atualmente, devido ao crescimento do mercado de dropshipping, o número de golpes nesse setor tem crescido bastante. Logo, antes de estabelecer um relacionamento comercial com qualquer empresa, verifique a existência de qualquer irregularidade ou restrição em seu CNPJ.

Além disso, dependendo dos produtos a serem comercializados, fornecedores internacionais também podem ser uma opção.

Teste os produtos escolhidos para sua loja de dropshipping

De antemão, é fundamental que você teste seus produtos antes de anunciá-los na sua loja. Em síntese, alguns fornecedores costumam enviar amostras grátis para que seus clientes possam fazer esses testes.

Entretanto, caso isso não aconteça, procure ler sobre a experiência de compra de outros clientes em plataformas como o Facebook e Instagram, por exemplo.

Defina qual vai ser o seu canal de vendas

Nesse ponto, é comum vermos lojistas optarem por anunciar os seus produtos em marketplaces como Mercado Livre, Lojas Americanas, Amazon e etc. A princípio, não há problema algum em fazer isso, porém, saiba que essas plataformas costumam cobrar altas taxas sobre cada venda realizada.

Dessa forma, o ideal é criar a sua própria loja virtual e evitar pagar comissão para os marketplaces. Nesse sentido, a Loja Virtual permite que você crie o seu ecommerce de forma rápida, eficiente e sem pagar nada por isso.

Crie uma política de trocas e devoluções

Você precisa ter uma política de trocas e devoluções que deverá ser conversada e acordada com seu fornecedor. Essa parte do processo é extremamente importante e exige bastante atenção, já que um acordo bem costurado pode evitar maiores problemas para o seu ecommerce lá na frente.

Além disso, saiba que a legislação brasileira garante ao consumidor o direito de arrependimento. Ele consiste em um período de sete dias após a chegada do produto para se arrepender da compra, solicitando cancelamento ou troca, sem custo adicional repassado ao cliente.

Divulgue a sua loja

É preciso entender que o processo de divulgação é um dos pontos chaves para o sucesso da sua loja virtual. De outro modo, seus clientes não vão entrar em contato com você a menos que eles tenham conhecimento do seu comércio eletrônico.

Assim, utilize as redes sociais para fazer a divulgação da sua loja. Estratégias de marketing são extremamente importantes e podem fazer toda a diferença. Por último, caso o seu orçamento permita, realize campanhas pagas no Facebook, Instagram e no Google para atingir mais pessoas.

Atenda seus clientes de forma adequada

Um dos grandes erros cometidos por lojistas de primeira viagem, está relacionado a falta de atenção provida a seus clientes ao entrarem em contato com a loja. Em síntese, oferecer um atendimento personalizado e imediato ao seu público é essencial para o desenvolvimento do seu negócio e o aumento do meu volume de vendas.

Desse modo, esteja sempre atento aos seus e-mails, comentários nas postagens, caixa de mensagens e etc. Mostre-se prestativo e procure tirar todas as dúvidas dos consumidores de forma clara e objetiva. Isso aumentará o nível de autoridade da sua loja, além de contribuir para a fidelização dos seus clientes.

Conclusão

O dropshipping pode ser uma excelente opção para aqueles que não possuem capital para investir na sua loja virtual logo de início. Todavia, por mais que esse modelo de negócio tenha as suas facilidades, é importante ressaltar que para prosperar nesse mercado é preciso trabalhar muito e estar sempre atento às novas tendências o tempo todo. Somente dessa forma será possível se manter à frente da concorrência e se tornar autoridade no seu campo de atuação.

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