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7 ferramentas essenciais para criar o seu ecommerce

Sabe aquela frase famosa “tempo é dinheiro”? Então, neste conteúdo, você vai conferir uma lista com dicas de ferramentas fundamentais pro seu ecommerce funcionar de forma eficiente, e assim você conseguir mais tempo e melhorar suas vendas.

Se pensarmos no trabalho como um todo, ter um ecommerce é mais “simples” que abrir uma loja física, principalmente porque não é necessário ter um local exclusivo para abrir o negócio. Mas, nem tudo são flores, isso porquê empreender no mundo digital também dá trabalho e exige conhecimento específicos.

Por exemplo, quando o assunto é ecommerce, é muito importante você saber mexer bem na plataforma que sua loja utiliza, em integrações para lojas virtuais e vários outros aspectos. Pensando nisso, separamos uma ferramentas essenciais para o ecommerce super bem e facilitar sua vida!

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Aqui você vai ver:

O que eu preciso ter para criar um ecommerce? 

Sem essas ferramentas não é possível criar uma loja virtual na internet. São elas que sustentam a base para a sua loja online atender os clientes de forma satisfatória e manter o seu site funcionando. Então, muita atenção na hora de escolher cada um delas, e não vá pelo valor mais baixo, mas sim pelo serviço que atenda as necessidades do seu negócio. Lembre-se, as vezes o barato pode sair caro, então se liga!

Veja quais são essas ferramentas essenciais pro seu ecommerce:

1- Serviço de hospedagem

Tudo começa com o serviço de hospedagem, pois é ele que permite que o seu site continue no ar e também que possua um domínio. É esta ferramenta que mantém o seu site no ar quando existe um número de acessos elevado (durante datas comemorativas, por exemplo).

É por isso que, na hora de escolher, é muito importante prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro, é saber se o serviço está preparado para hospedar um ecommerce, que traz junto com ele uma bagagem, como as soluções de pagamento, vitrine de produtos, carrinho de compras, entre outros.

E também tem a questão da segurança. Afinal um ecommerce vai lidar com informações financeiras de clientes, e necessariamente, precisa disponibilizar um lugar confiável para seus clientes comprarem.

2- Plataforma de ecommerce

Se o serviço de hospedagem é o que vai manter o seu site no ar, é por meio da plataforma de ecommerce que você vai criar o layout do seu ecommerce, montar a vitrine com os produtos, colocar os preços, fazer a gestão de estoque e diversas outras funções do dia a dia.

É importante ficar atento a alguns detalhes na hora de procurar por uma plataforma. Entre os tópicos mais importantes, podemos destacar: atendimento ao nicho de mercado, segurança, suporte, personalização e integrações.

Para quem está começando, sempre recomendamos iniciar escolhendo uma plataforma de ecommerce que seja robusta, mas fácil de usar. Ou seja, uma plataforma voltada a lojistas iniciantes, ou mesmo para micro e pequenos empreendedores.

3- Solução para pagamentos

Quando estiver tudo pronto, ecommerce no ar, sistema de gestão pronto, visual da loja montado, é a hora de encontrar a solução para garantir a sustentabilidade do seu negócio. Hoje em dia existem diversos tipos de meios de pagamentos disponíveis para o comércio digital, e é preciso saber exatamente como cada um deles funcionam, suas diferenças, vantagens e desvantagens.

O principal é escolher uma solução que tenha a possibilidade de ser integrada diretamente à sua plataforma de ecommerce, e que também ofereça boas condições de políticas de preços. Dessa forma seu cliente terá mais confiança e melhora a experiência final, além de você conseguir obter bons lucros com as vendas. 

4 – Soluções para envio

Diferente de uma loja física, em uma loja virtual é necessário pensar em como você vai entregar o produto ao seu cliente. Ou seja, quais serão as formas de envio que a sua loja virtual vai utilizar.

Existem várias empresas de envio disponíveis no mercado, o importante é você analisar o seguinte:

Vai entregar para o todo o Brasil?
Qual volume mensal de envios sua loja vai enviar?
Qual tipo de produto você trabalha?
Você conta com um time ou é uma pessoa que faz tudo sozinha?

Respondendo a essas perguntas, vai ficar mais fácil escolher a solução de envio que melhor te atende. Assim, você vai poder escolher por exemplo entre, os Correios, transportadoras, droppshiping, etc.

💡 Guia completo sobre formas de envio pra lojas virtuais

5- Dê aquele “tapa” no visual 

Quando o assunto é loja virtual, chamamos de template, tema ou layout, o visual da sua loja.

E de nada adianta ter uma estrutura boa e moderna, se o visual da sua loja for amador ou ultrapassado demais, concorda? Toda loja virtual precisa de ter um visual profissional e fácil do cliente usar. Uma combinação de simplicidade, unidade visual e modernidade, é tudo o que você precisa para começar maravilhosamente bem.

💡 A boa notícia é que hoje você encontra opções de templates muito baratos, bem completos e modernos. Por isso, convidamos vocês para darem uma olhadinha nos temas da Globe Commerce.

6- Ferramentas de Marketing Digital

Tão importante quanto a estrutura, as ferramentas de divulgação e comunicação com o seu cliente são indispensáveis aqui também. Disparos de email, marketing, ferramentas de chat, SEO, integração com marketplaces, são itens que você deve estudar e implementar para assim deixar a gestão da sua loja virtual com aquela nota 10!

7- Carrinho de compras

Se o consumidor, ao clicar em comprar, for levado para um carrinho complicado, cheio de regras, talvez não queira finalizar todo o processo e desista da compra. Diante disso, os principais itens a serem analisados são um software de carrinho de compras com estabilidade, agilidade e facilidade de uso.

O mercado muda muito rápido, por isso, é muito importante ser uma pessoa lojista ligada. Busque sempre por tendências e inovações.

Se quiser continuar aprendendo mais para criar seu ecommerce, prepramos um conteúdo com os 7 tipos de aplicativos que não podem faltar na sua loja virtual.

Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas da Globe Commerce, empresa especializada em desenvolvimento de temas para ecommerce