🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
restrição de entrega dos Correios ecommerce

O que é restrição de entrega dos Correios?

A restrição de entrega dos Correios está relacionada a dificuldade de acesso na hora de realizar o despacho do objeto postal.

Embora os Correios realizem seus envios em todo território nacional, existem algumas regiões nas quais as encomendas não podem ser feitas na casa do cliente. É o que chamamos de restrição de entrega dos Correios, o qual explicaremos com mais detalhes a seguir.

O que é restrição de entrega dos Correios?

A restrição de entrega dos Correios está relacionada a dificuldade de acesso na hora de realizar o despacho do objeto postal, seja por motivos de:

  • Dificuldade no acesso (como em algumas áreas rurais do Brasil);
  • Falta de agências ou centros de distribuição próximos;
  • Insegurança na região.
ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Nesses casos, o remetente é prontamente informado da restrição de entrega dos Correios, cabendo ao destinatário retirar a encomenda em uma agência mais próxima.

E restrição de entrega domiciliar temporária?

Mesmo que algumas áreas não possuam nenhuma das limitações citadas acima, ainda assim, existe a possibilidade dos Correios não entregarem o objeto postal na casa do destinatário.

Em suma, essa restrição temporária pode fazer com que seja necessário retirar a entrega na agência mais próxima ou, então, que o prazo de entrega seja estendido em mais 7 dias. O destinatário será informado sobre qual providência tomar ao checar o rastreamento dos Correios.

Como saber se os Correios entregam em um determinado endereço?

Apesar da restrição de entrega dos Correios em determinadas áreas, o próprio site da empresa disponibiliza um sistema capaz de fornecer informações relacionadas às regiões de risco e de difícil entrega. Dessa forma, para acessar o sistema, siga os passos a seguir:

  • Entre na página da restrição de entrega;
  • Informar o tipo de serviço dos Correios a ser usado;
  • Digitar os CEPs de origem e de destino;
  • Clicar em “Verificar restrição”.

Vale ressaltar que se a sua encomenda já tiver sido enviada sem que você saiba se o destinatário é ou não uma área com restrições, veja que o próprio Correios se encarregará de enviar um alerta caso seja necessário retirar a encomenda em uma agência mais próxima.

Por fim, os pacotes recebidos na agência ficam disponíveis para retirada por tempo determinado e definido em função da modalidade do serviço. Em encomendas nacionais como PAC e SEDEX é de sete dias. Após, o pacote é devolvido ao remetente.

O que fazer se os Correios não entregam em um endereço?

Embora saibamos da restrição de entrega dos Correios, vale ressaltar que o cliente sempre terá a opção de retirar sua encomenda em uma agência mais próxima. Nesse sentido, ele será alertado via página de rastreamento da empresa, SMS ou telegrama.

Entretanto, essas restrições de envio costumam trazer problemas para os donos de lojas virtuais, limitando assim suas vendas e atrasando o desenvolvimento do negócio. Logo, para não ficar refém dos serviços dos Correios, uma boa opção é procurar por meios alternativos de envio, como por exemplo as transportadoras privadas.

Dessa forma, faça cotações com diferentes transportadoras e mantenha-se precavido em caso de restrição de entrega dos Correios.

Conclusão

É extremamente importante verificar no site dos Correios qualquer tipo de restrição relacionada ao endereço de entrega. Isso evita problemas futuros e possíveis reclamações dos seus clientes, caso você atue no mercado digital.

Agora que você sabe o que é a restrição de entrega dos Correios, não se esqueça de acessar nosso blog para mais conteúdos como esse e diversos outros artigos sobre o mundo do marketing digital.