🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
Correios ou transportadora

Correios ou transportadora: qual é melhor para o ecommerce?

É melhor enviar as suas mercadorias por Correios ou transportadora? Tire essa e outras dúvidas sobre esse assunto neste artigo.

Ao abrir sua loja virtual e começar a comercializar os seus produtos, é extremamente importante pensar na forma como esses itens serão despachados para os seus clientes, seja através de correios ou transportadora. Considerando que as duas modalidades têm as suas vantagens e desvantagens, é comum vermos lojistas com dúvidas nesse sentido.

Desse modo, hoje falaremos de forma mais detalhada sobre essas duas opções de envio, ajudando você a decidir qual modalidade se adequa mais ao seu negócio, se correios ou transportadora. Confira

Correios ou transportadora: como funcionam?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

O sistema de envio dos Correios é bem simples e bastante conhecido por boa parte da população. Dentre os principais serviços oferecidos pela empresa, estão o PAC e o SEDEX, os quais explicaremos a seguir:

PAC

O PAC é um modelo de envio mais barato e é recomendado para os empreendedores que não possuem urgência na entrega dos seus produtos. Além disso, esse serviço é voltado para o transporte de produtos de baixo valor agregado, em pequenos tamanhos e mais leves. Seu prazo de entrega pode se estender em até 10 dias úteis.

SEDEX

Já o SEDEX – talvez o modelo de entrega mais conhecido da companhia – funciona de forma diferente, uma vez que ele é mais caro do que o PAC e o seu prazo de envio não costuma passar dos 5 dias úteis.

Além disso, ao solicitar o serviço de despacho expresso no balcão, você irá se deparar com outras opções de SEDEX, como SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje, SEDEX a cobrar e o SEDEX Mundi, cabendo a você decidir qual deles melhor atende a demanda da sua loja.

Com relação às transportadoras, o processo é bastante parecido com o dos Correios no que diz respeito ao embalamento do produto e a emissão de nota fiscal/declaração de conteúdo, por exemplo.

Entretanto, a qualidade do serviço oferecido pelas transportadoras costuma ser superior e mais ágil com relação às entregas comerciais, sendo essa modalidade bastante indicada para ecommerces que trabalham com volumes pesados.

Correios ou transportadora: Quais as suas vantagens e desvantagens?

Para facilitar a sua escolha na hora de decidir por Correios ou transportadora, decidimos trazer as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas modalidades, abordando o tempo de entrega, custo, segurança entre outras coisas.

Correios:

Vantagens

Sem restrições de entrega

Ao optar por Correios ou transportadora, primeiramente, é preciso pensar onde está localizado o seu estoque. Isso porque dependendo da onde a sua mercadoria será despachada e para onde ela será enviada, muitas transportadoras não estarão aptas a realizarem esse serviço.

Nesse sentido, o Correios leva vantagem, uma vez que seu raio de alcance é muito mais amplo, sendo possível enviar seus produtos para qualquer cliente dentro do território nacional.

Credibilidade

Como se sabe, o Correios é uma empresa bastante conhecida pelos brasileiros, além de ser a líder do setor. O sistema de envio PAC é um dos serviços mais utilizados e seguros do país, sendo frequentemente elogiado por lojistas de diversos setores.

Preço

Conforme já mencionado acima, o PAC é um serviço de entrega oferecido pela empresa a preços acessíveis. Desse modo, caso os itens enviados pelo seu ecommerce não sejam pesados, na hora de optar por Correios ou transportadora, a primeira opção tende a ser a mais viável.

Desvantagens

Greves

Muitos lojistas na hora de escolher entre Correios ou transportadora, por vezes, acabam optando pelas transportadoras. E o motivo por trás dessa decisão é muito simples: as greves. Em suma, greves nos Correios costumam acontecer com certa frequência, impactando diretamente na experiência do seu cliente.

Prazo de entrega

Outro ponto a ser ponderado por empreendedores digitais ao decidir por Correios ou transportadora, fica por conta do prazo de envio. Embora os preços praticados pelos correios sejam mais acessíveis, o prazo de entrega dos produtos pode se estender bastante, o que por sua vez poderá desagradar o seu cliente.

Área de risco

O Correios abrange todo território nacional, com o envio dos seus produtos sendo realizado para qualquer região do país. Entretanto, caso o local de entrega seja considerado de risco, o entregador não realizará o despacho. Desse modo, será preciso o consumidor se dirigir até uma agência mais próxima e retirar a encomenda.

Transportadoras

Vantagens

Serviços de qualidade

Em suma, as transportadoras contam com métodos de envio e aparatos tecnológicos capazes de trazer muito mais segurança e agilidade ao entregar suas encomendas. Além disso, por ser uma empresa privada, você não precisará se preocupar com o risco de greves e paralisações.

Possibilidade negociações

Outro ponto positivo é a possibilidade de negociar com diversas transportadoras conforme a região de atuação do seu ecommerce. Assim, o gestor tem a oportunidade de encontrar soluções financeiramente vantajosas para a empresa e para os clientes.

Entrega expressa

A entrega expressa em grandes centros pode ser uma excelente vantagem para a sua loja virtual, dependendo do seu público-alvo. Em outras palavras, você pode contar com uma transportadora oferecendo serviços exclusivos para o seu ecommerce dependendo da sua demanda.

Desvantagens

Atendimento de suporte ao cliente

Infelizmente, é muito comum empresas de transporte não contarem com uma linha direta de atendimento ao cliente. Ou seja, sempre que algum imprevisto acontecer, como por exemplo rastreamento e entregas de mercadorias, a sua empresa será a responsável por entrar em contato e resolver o problema.

Não abrangem todo território nacional

Diferente dos Correios, as transportadoras encontram dificuldades ao entregarem suas mercadorias em regiões mais distantes. Dessa forma, a depender do lugar para onde seus itens precisam ser enviados, a escolha por uma transportadora pode não ser uma boa ideia

Valor

De modo geral, fazer o envio dos seus produtos pela transportadora sai mais caro do que realizar o mesmo serviço pelos Correios, o que acaba encarecendo a compra e causando a desistência dos seus clientes.

Não são recomendadas para baixo volume de envio

As transportadoras são indicadas, especialmente, para lojas virtuais que trabalham com volumes pesados, portanto, caso esse não seja o perfil do seu ecommerce, escolha uma opção mais viável.

Conclusão

Escolher entre Correios ou transportadora pode ser uma tarefa difícil, já que ao tomar essa decisão, é preciso levar em consideração diversos fatores como por exemplo: tipo de negócio, localidade e o volume de vendas.

Entretanto, embora possuam seus prós e contras, é certo que ambas as opções estarão aptas a atenderem praticamente todo o modelo de ecommerce, desde as lojas virtuais mais robustas e com alto volume de entregas, até as lojas iniciantes e com um baixo volume de envio mensal.

Por fim, o importante é estudar o mercado no qual a sua loja virtual está inserida e realizar alguns testes, fazendo envios tanto pelos correios, quanto por transportadoras privadas. Dessa forma, você terá um entendimento mais amplo com relação a modalidade que melhor atende a sua empresa e aos seus clientes.

Agora que você viu as diferenças entre Correios ou transportadora, aproveite para visitar o blog e ler também o artigo 6 mitos sobre frete para lojas virtuais.