🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
Seguidores nas redes sociais para o ecommerce

8 dicas para atrair novos seguidores pras suas Redes Sociais

Aprenda a atrair seguidores nas redes sociais e fazer o perfil do seu ecommerce crescer de forma rápida e eficiente.

Ao dar início a um novo perfil, seja ele comercial ou não, muitas pessoas têm o objetivo de fazer com que essa conta cresça e atinja um grande número seguidores nas redes sociais, os chamados followers..

Entretanto, se por um lado existem estratégias capazes de colaborar com a chegada de novos adeptos, por outro, certas atitudes atrapalham no engajamento da sua conta, consequentemente reduzindo seu número de seguidores.

Nesse sentido, vale a pena seguir algumas boas práticas para adquirir novos seguidores nas redes sociais, as quais daremos mais detalhes logo abaixo. Então acompanhe com a gente as dicas que separamos para te ajudar a conseguir mais seguidores nas redes sociais de forma simples e eficiente.

Não compre seguidores nas redes sociais

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Primeiramente, tenha em mente que comprar seguidores nas redes sociais não é uma boa ideia. Atualmente, é muito comum vermos diversos perfis no Instagram e no Facebook comercializando pacotes de novos seguidores, prometendo engajamento e crescimento rápido.

Entretanto, o que acontece é justamente o oposto. Na maioria das vezes, o que o público realmente acaba comprando são bots, ou seja, contas que são administradas por computadores e que não interagem. Estes também são conhecidos por perfis fakes.

Além disso, essa prática fere as diretrizes de comunidades como o Facebook e o Instagram, ao passo que, pouco tempo após a aquisição, ambas as plataformas começam a excluir esses novos followers automaticamente.

Por fim, a compra de seguidores nas redes sociais reduz a taxa de engajamento da sua conta fortemente. Em suma, o novo algoritmo da Meta, empresa controladora do Instagram e do Facebook, privilegia conteúdos com bastante engajamento e esconde publicações que não estão fazendo sucesso.

Quando você compra seguidores, os primeiros a verem seus posts são bots ou fakes, ou seja, perfis que não irão interagir. Logo, o código deixará de mostrar seus conteúdos para pessoas reais que estão efetivamente interessadas em você ou na sua marca.

8 práticas para conseguir novos seguidores nas redes sociais de forma orgânica e eficaz

Agora que você entendeu que não vale a pena comprar seguidores nas redes sociais, veja como atrair um público realmente interessadas no seu conteúdo.

1. Tenha um perfil atrativo

Comece mudando o seu perfil pessoal para comercial, já que dessa forma, você terá acesso a métricas e dados que só se encontram disponíveis para contas empresariais. Após isso, capriche nas informações adicionadas na sua bio.

Lembre-se de utilizar palavras-chaves do seu negócio e incluir informações importantes sobre o seu ramo de atuação. Por último, explique na descrição o que os seus seguidores vão encontrar por ali. Faça um texto objetivo que passe as informações principais sobre o negócio.

2. Divulgue o seu perfil em outros canais

Uma excelente dica para conseguir novos seguidores nas redes sociais é divulgando a sua conta em diferentes canais. Você já deve ter comprado algum produto e ao olhar para a embalagem, ter se deparado com um IG de Instagram, correto? Pois bem, essa é uma das formas de divulgar o seu perfil.

Fora isso, você pode inserir o link da sua conta no seu site, na sua assinatura de e-mail, em informativos, banners de eventos, inclusive, nas suas outras redes sociais, como TikTok, Twitter, YouTube, Linkedin e etc.

3. Crie conteúdos de qualidade

Não há outra forma de gerar engajamento e atrair novos seguidores para o seu perfil, se não por meio de conteúdos relevantes e que chamem a atenção. Dessa forma, estude bem o seu campo de expertise e produza materiais de qualidade que realmente possam manter as pessoas que te seguem bem informadas.

Estimule o seu público a curtir, comentar e compartilhar as suas postagens, fazendo com que o algoritmo da plataforma ajude a entregá-las para mais pessoas.

4. Encontre mais pessoas utilizando a geolocalização

A princípio, geolocalização, também conhecida por geomarketing, é uma técnica que usa os dados de localização a favor do seu perfil no Instagram, para segmentar melhor o público e encontrar potenciais seguidores na rede social.

Desse modo, caso a sua intenção seja se relacionar com pessoas que moram ou trabalham perto do seu negócio e que curtam marcas do seu nicho de atuação, crie anúncios e campanhas personalizados e direcionados para esse público.

5. Use Hashtags

Na hora de conseguir novos seguidores nas redes sociais, fazer uso das hashtags é algo imprescindível. A hashtag tem a função de agrupar uma série de conteúdos do mesmo nicho através da utilização de palavras clicáveis e que possuam o sinal do jogo da velha (#) na sua composição.

Dito isso, vamos imaginar que você tenha uma loja de roupas no Instagram e que a sua intenção seja fazer com que suas postagens alcancem mais pessoas. Desse modo, você poderia fazer a publicação de alguma peça de roupa e na legenda da foto inserir as seguintes hashtags: #moda #roupas #estilo.

Em síntese, sempre que alguém procurar por essas hashtags nos campos de pesquisas, as chances da sua loja aparecer nos resultados são maiores. No entanto, cuidado para não exagerar nessa estratégia. O recomendado é usar entre 5 e 10 palavras-chave.

6. Poste com frequência

Para conseguir mais seguidores nas redes sociais, não se esqueça de se manter ativo o tempo todo nos seus perfis. Isso quer dizer que você precisa manter uma boa frequência de postagens, tanto nos stories, quanto no seu feed.

Em suma, não existe uma regra exata com relação a quantidade de postagens semanais, entretanto, procure utilizar o princípio de Pareto nas suas publicações: 80% dos posts sobre conteúdos educativos e divertidos e 20% para falar dos seus produtos e serviços.

7. Invista em postagens patrocinadas

Por mais que o engajamento orgânico seja importante, na hora de conseguir mais seguidores nas redes sociais, estratégias voltadas para campanhas pagas podem ser uma excelente ideia.

Nesse sentido, antes de promover as suas publicações, faça um estudo detalhado sobre a sua persona para que todas as suas campanhas possam ser mais segmentadas. Estipule um valor máximo a ser gasto com o Instagram e Facebook Ads e contrate uma empresa especializada para fazer isso para você, caso não possua conhecimento nessas ferramentas.

8. Faça as suas postagens nos melhores horários

Você sabia que os primeiros minutos depois que um post é publicado são determinantes para aumentar o seu alcance? A princípio, o Instagram e o Facebook analisam o desempenho da sua postagem assim que ela é compartilhada, ou seja, analisam a quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários e se vale a pena entregá-la para mais pessoas.

Em outras palavras, quanto melhor for o desempenho inicial do post, mais chances ele tem de aparecer nas sugestões da plataforma. Logo, priorize publicações nos dias e horários em que os seus seguidores estão ativos nas redes sociais. Assim, eles veem os posts na hora e já curtem, comentam e compartilham.

Conclusão

Conseguir seguidores nas redes sociais não é tarefa das mais simples e, acima de tudo, pode levar tempo. Porém, se seguidas à risca, as dicas contidas neste texto certamente te ajudarão a encurtar esse caminho e atingir o seu objetivo mais rapidamente.

Agora que você aprendeu a como atrair seguidores nas redes sociais, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse e diversos outros artigos sobre como vender mais com as redes sociais.