Blog da Loja Integrada

Shopping on Instagram: entenda e saiba como usar na sua loja virtual

É uma vitrine ou uma nova forma de fazer compras? Tem novidade na área e, como não poderia ser diferente, preparamos um texto para lhe contar todos os detalhes sobre o novo recurso do Instagram: Shopping on Instagram.

O que é o Shopping on Instagram?

Shopping no Instagram

Trata-se de um recurso novo do Instagram. A proposta é que ele seja uma nova forma de exibir produtos e vender. Com ele, os clientes podem explorar melhor os produtos e ser incentivados a comprá-los.

Como funciona o shopping no Instagram?

O lojista posta uma imagem e pode marcar até cinco produtos por imagem ou 20 por carrossel. Nesta imagem, ele poderá incluir filtros e legendas, como uma publicação normal. A diferença está na possibilidade de marcar os produtos. Caso o cliente se interesse pelo produto exibido na imagem, poderá clicar para acessar mais fotos dele, sua descrição e preço. Também haverá um link para direcionar o consumidor diretamente para a página de detalhe do produto no e-commerce a fim de incentivá-lo a efetuar a compra.

Marcar produtos? Como assim?

Shopping no Instagram

Lembra das tags que inserimos quando marcamos amigos numa publicação do Instagram? Com elas, quando o usuário clica na foto, aparecem vários balões com o link para o perfil destes amigos. Para marcar produtos, é a mesma coisa. Quando o usuário clicar na imagem, verá balões com o nome e o preço do produto. Ele poderá clicar para ver mais informações sobre a peça e também para efetuar a compra do produto.

O Shopping on Instagram já está disponível para o Brasil?

Sim. Este recurso está disponível apenas para Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Brasil.

Quais são as vantagens do Shopping on Instagram?

Shopping no Instagram

Há vantagens para o lojista e para o cliente. Confira todas elas abaixo:

1. Aprimorar a experiência de compra

Frequentemente falamos sobre a importância disso. O recurso propõe uma nova e melhor experiência de compra.

2. Responder a perguntas antes de elas serem feitas

Quando uma loja posta a foto de um produto, é comum que os clientes usem a caixa de comentários para perguntar sobre as características do produto e o seu preço. Então, ele dependerá da disponibilidade de alguém do outro lado para respondê-lo e isso pode não acontecer imediatamente. Com o novo recurso, nem a pergunta, nem a resposta são necessárias. Clicando na imagem, o cliente já acessará as principais informações (nome e preço do produto) e, clicando na marcação do produto (no balãozinho), verá mais detalhes sobre ele.

3. Link para o e-commerce

Talvez essa seja a maior vantagem. Quando o recurso não existia, o cliente interessado no produto precisava entrar no e-commerce e procurar pelo produto desejado. Esse caminho foi encurtado. O cliente que gostar de um produto pode clicar nele e ser redirecionado para a loja. Fácil e rápido.

4. Os outros recursos da rede social podem ajudar o Shopping on Instagram

Você pode marcar produtos em fotos ou em carrosel. Além disso, o Stories pode lhe ajudar a divulgar a novidade no seu perfil.

Quais cuidados são necessários ao configurar o Shopping on Instagram?

É preciso ter atenção a alguns detalhes para usar o recurso da maneira correta e usufruir de todas as suas vantagens.

1. Garanta que o produto marcado é o produto para o qual o consumidor será direcionado

Imagine gostar de um produto e acabar na página de detalhe de outro. Essa confusão pode lhe custar uma compra.

2. Crie pelo menos nove publicações de compras

O Instagram pede que pelo menos nove destas publicações sejam criadas para ativar a guia Comprar para os seus seguidores.

Como fazer para ativar isso?

Gostou do recurso e quer usá-lo no seu Instagram? Confira o passo a passo para configurar o Shopping on Instagram aqui.

Leia mais

Artigo anterior

Mercado de moda no e-commerce: das passarelas para sua tela

Leia mais

Próximo artigo

9 ferramentas de produtividade para seu e-commerce

Deixe seu comentário