🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡

Saiba como usar o Instagram Shopping na sua loja virtual

O Instagram Shopping é uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas do seu ecommerce. Aprenda a usar e melhore seus resultados.

O Instagram é uma plataforma que mostra um grande potencial para as marcas. Por conta disso, algumas ferramentas foram implementadas, como o Instagram para Empresas e o Instagram Shopping. Essas soluções ajudam varejistas de todos os portes a venderem os seus produtos de forma rápida, ilustrativa e altamente engajadora.

O Instagram Shopping é mais uma ferramenta criada para facilitar a vida do ecommerce. Além do lojista poder usar o aplicativo para postar fotos de produtos e divulgar a marca, esse recurso específico oferece um botão de compra para promover ainda mais as vendas pelo próprio Instagram.

Entenda mais sobre o Instagram Shopping e saiba como utilizar essa ferramenta na sua loja virtual.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping, ou Compras no Instagram, é um recurso da rede social que permite a inserção de links de produtos em fotos publicadas no feed. Sua proposta é oferecer uma nova forma de exibir e vender produtos.

Em vez de usar tags para marcar usuários, esse recurso funciona com uma etiqueta de preços. Basta tocar na imagem e o usuário vê uma tag com o nome e valor do produto, que pode ser clicada para acessar diretamente a página do produto no site da empresa.

Além disso, o usuário pode usar a sacolinha, um ícone que fica na página de perfil da empresa ou que aparece no canto esquerdo de algumas publicações. Essa opção possibilita ver os produtos e fechar a compra diretamente na rede social.

Também há a opção de explorar as lojas do Instagram clicando no ícone da sacolinha que fica no próprio menu principal, na parte inferior da tela. Com essa ferramenta, os clientes podem navegar facilmente pelos produtos, descobrir novas lojas e ter mais incentivo para fechar uma compra.

Vale a pena usar o Instagram Shopping?

É claro que colocar simplesmente as tags nos produtos não garante vendas. É preciso se dedicar a toda a estratégia de marketing da sua marca com conteúdos, imagens, legendas e identidade visual do seu perfil.

💡 Na pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN em parceria com a Social Miner, Etus e Opinion Box, 74% dos entrevistados afirmaram usar as redes sociais para fazer compras e, entre as redes mais requisitadas estão o Google Shopping em 1º lugar (53%) e Instagram em 2º lugar (50%).

Além disso, as principais respostas a “Por que o consumidor prefere comprar nas redes sociais?” são: melhores preços, rapidez, acesso a mais informações sobre os produtos, pesquisa fácil e praticidade.

Essa ferramenta facilita o trabalho de gerenciamento de redes sociais da sua empresa e aumenta a conversão. Como não há necessidade de responder a tantos comentários e mensagens privadas sobre preço e informações específicas do produto, é possível focar em questões mais complexas e na sua estratégia de marketing.

Vantagens do Instagram Shopping

Já deu para perceber que o Instagram Shopping oferece vantagens para lojistas e para clientes, não é? Confira abaixo as principais vantagens oferecidas por essa ferramenta.

  • Aprimorar a experiência de compra;
  • Contribuir para o posicionamento da marca;
  • Responder a perguntas antes de elas serem feitas;
  • Diminuir as desistências;
  • Integrar a pesquisa e compra de produtos ao fluxo comum de navegação dos usuários;
  • Gerar tráfego para o site da loja.

3 dicas e cuidados para configurar o seu Instagram Shopping

Confira alguns cuidados ao configurar o Instagram Shopping para usufruir de todas as vantagens.

1. Cumpra os requisitos do Instagram

Antes de mais nada, leia todos os requisitos de qualificação e confira se você está de acordo com as políticas. Eles podem ser consultados na Central de Ajuda do Instagram. Alguns dos principais pontos são:

  • Ter um perfil comercial

Se a sua conta ainda não é comercial, acesse as configurações do seu perfil, selecione a opção “Conta” e em seguida “Mudar para conta profissional”. Essa transição é bastante simples e você não terá problemas em realizá-la.

Você deve ter um site próprio, com anúncios que estejam disponíveis para compra direta no site da sua loja virtual.

  • Estar entre os países habilitados

Sua empresa deve estar localizada em um dos países habilitados. O Brasil está nessa lista desde 2018.

  • Demonstrar confiabilidade

Sua conta deve demonstrar uma presença autêntica e estabelecida.

2. Garanta que o produto marcado é o produto para o qual o consumidor será direcionado

Esse erro parece bobo, mas pode te custar algumas vendas. Afinal, se o seu cliente gosta de um produto e acaba sendo direcionado para a página de outro, ele ficará frustrado e dificilmente vai se dar ao trabalho de buscar o link correto para a fazer a compra. Neste caso, geralmente há a desistência da compra.

3. Explore as diversas aplicações do recurso de Compras

Existem inúmeras formas de você divulgar a sua loja no Instagram, seja com a figurinha de Compras nos Stories, criando coleções, divulgando promoções específicas para a rede e muito mais.

Como configurar a sua loja no Instagram Shopping

  1. Vincule sua conta do Instagram à sua página do Facebook;
  2. Configure uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  3. Em seguida, carregue o seu catálogo de produtos e faça as demais configurações, como método de finalização de compra etc. Essa integração pode ser feita por meio de plataformas de ecommerce parceiras;
  4. Envie sua conta para análise. Esse processo costuma levar alguns dias, mas, às vezes, pode demorar um pouco mais;
  5. Depois que a sua conta for aprovada, você deve habilitar o modo Compras no perfil do Instagram;
  6. Por último, marque os seus produtos na loja do Instagram. Crie um post com a foto do produto, escolha a opção “Marcar produtos” e faça muitas vendas com o Instagram Shopping.

Agora que você já sabe como usar o Instagram Shopping na sua loja virtual, confira Dicas para arrasar nas redes sociais do seu ecommerce em 2022.