Blog da Loja Integrada
Clientes recorrentes mantenha as vendas depois da Black Friday

Clientes recorrentes: mantenha as vendas depois da Black Friday

Saiba o que são clientes recorrentes e como eles podem garantir o sucesso da sua loja virtual!

Clientes recorrentes são muito importantes pro sucesso do seu ecommerce. Como eles geram pro negócio uma certa estabilidade e segurança, eles formam uma boa base para a construção do negócio online.

Mais do que nunca, as empresas lutam pela atenção do consumidor — e isso é especialmente verdade no mercado virtual.

De 2019 a 2020, o número de novas lojas virtuais abertas no país cresceu 40%. De 2020 para 2021, o aumento foi menor, mas ainda expressivo: 22,05%. Os dados são da pesquisa Perfil do Ecommerce Brasileiro, uma parceria entre a BigDataCorp e o PayPal Brasil.

Ou seja, enquanto as vendas no ecommerce estão crescendo a cada ano, a concorrência por essas vendas também cresce.

E tudo isso fica ainda mais intenso na Black Friday! Então, que tal aprender mais sobre clientes recorrentes e como criar estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades da data?

O que são clientes recorrentes?

Acredite ou não, uma das maneiras mais sustentáveis ​​de melhorar suas vendas é por meio da retenção de clientes. 

Clientes recorrentes são aqueles que você retém, ou seja, aqueles que compraram da sua loja virtual e voltaram para comprar mais vezes.

A grande realidade é que os clientes que você já conquistou são muito lucrativos para o seu ecommerce. Várias pesquisas e estudos mostram que boa parte da receita do negócio vem dos clientes recorrentes.

Além disso, há a famosa frase dita por Philip Kotler, um consultor de marketing norte-americano, e considerada até hoje: “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.

É claro que investir na aquisição de novos clientes é importante — afinal, para que se tornem clientes recorrentes, eles precisam comprar de você uma primeira vez. Mas, o grande problema é que a maioria das lojas investe muito na aquisição de novos consumidores e pouco na retenção dos clientes conquistados.

O que você pode fazer, então?

Como trazer os clientes de volta após a Black Friday: 5 dicas incríveis

A Black Friday é um ótimo momento para conquistar novos clientes. Os descontos e promoções do evento atraem consumidores de todos os cantos em busca de fazer um bom negócio e economizar nas compras de fim de ano.

Mas como fazer com que esses clientes que vieram atrás de uma promoção voltem depois?

Separamos abaixo algumas dicas de retenção para transformar consumidores novos em clientes recorrentes. Veja só:

1. Garanta uma experiência maravilhosa 

Uma das principais razões pelas quais um cliente volta a uma loja é ter gostado muito dos produtos e/ou do atendimento da sua loja virtual.

Seu ecommerce oferece produtos do mesmo nível ou melhores que os da concorrência? Seu atendimento ao cliente é atencioso, proativo e consistente antes, durante e após a compra?

Uma forma de saber isso é obtendo o feedback de quem já comprou. Você pode incentivar as avaliações com descontos ou brindes, por exemplo.

Assim, você terá uma abordagem mais proativa e poderá criar estratégias para oferecer a melhor experiência de compra possível.

2. Leve as reclamações a sério

Isso nos leva à segunda dica, já que nem sempre o feedback será positivo e problemas acontecem. Reclamações são oportunidades de transformar um consumidor insatisfeito em um cliente feliz.

Responder às reclamações com cordialidade e fazer o possível para oferecer uma solução o quanto antes é essencial. Assim, você aumenta as chances de futuras vendas com aquele cliente — e com outros potenciais clientes, já que na internet as notícias correm rápido.

3. Tenha programas de fidelidade

Recompense clientes leais. Programas de fidelidade, aqueles em que os consumidores acumulam pontos no seu ecommerce, mostram que você valoriza seu público e dá um incentivo maior para que eles escolham você, e não a concorrência.

4. Invista no email marketing

Após a primeira compra no seu ecommerce, você terá acesso ao email dos clientes e, caso eles autorizem, você poderá enviar comunicações e ofertas.

O email marketing ainda é uma ótima ferramenta para reter clientes. Envie atualizações com novas ofertas para garantir que os clientes não percam nenhuma oportunidade. Isso também os incentiva a visitar sua loja virtual com mais frequência.

Faça pesquisas para entender o tipo de conteúdo que seu público gosta de receber. Eles querem receber mais descontos? Conteúdo educativo? Ou quem sabe notícias com as principais novidades do seu mercado? Saber a resposta para essas perguntas te colocará no caminho certo.

5. Surpreenda os clientes com o seu diferencial

Como comentei lá na primeira dica, é importante fazer com que os clientes se sintam bem tratados: produtos, atendimento, navegação, checkout, facilidades e todos os elementos que tornam a experiência de compra no seu ecommerce única.

Além dos fatores mais básicos, vale sempre a pena pensar num diferencial. Isso pode ser algo simples como um cartão de agradecimento ou um brinde junto com a entrega, um unboxing surpreendente, um cupom de desconto no aniversário ou quem sabe uma ação em apoio a uma causa.

A Black Friday é uma grande oportunidade de fazer novas vendas. Mas lembre-se: para realmente garantir o sucesso do seu ecommerce, é preciso ter estratégias ao longo de todo ano. Por isso, dê atenção aos clientes recorrentes.

Quer aprender mais? Confira o post Como reconquistar clientes e reconstruir a reputação no ecommerce e saiba o que fazer quando algo não sai como o planejado.

Assine o plano Pró da Loja Integrada
Leia mais
Atenção ao frete na Black Friday como preparar a loja

Artigo anterior

Atenção ao frete na Black Friday: como preparar a loja?

Leia mais
dicas para gestão de estoque na Black Friday

Próximo artigo

6 dicas para gestão de estoque na Black Friday

Deixe seu comentário