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7 dicas para destacar sua loja virtual no TikTok

Veja como este fenômeno das redes sociais pode ser uma boa oportunidade para seu ecommerce. 

Quem vende online precisa estar presente nas redes sociais, seja para criar uma conexão mais próxima com os clientes, ter mais visibilidade da marca e vender seus produtos. A cada dia é mais comum surgir esse modelo de plataforma, mas estar nelas de forma estratégica vai ser o grande diferencial para o seu negócio. 

Um estudo feito pela Market Review: tendências do e-commerce para 2022 da Bornlogic e Opinion Box, aponta que 65% dos entrevistados têm o hábito de pesquisar produtos nas redes sociais e, destes, 10% usam as redes sociais como primeira opção de pesquisa.  Esses dados já mostram a relevância das redes sociais para sua loja virtual. 

Neste post, vamos falar do mais novo fenômeno do momento, o TikTok. Entenda melhor como funciona esse aplicativo e como ele pode ajudar nas vendas da sua loja virtual. 

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Aqui você vai ver:

O que é TikTok?

Você certamente já assistiu algum vídeo do TikTok sendo compartilhado como reels no Instagram ou pelo Whatsapp, certo? Isso não é à toa. 

Afinal, o TikTok foi o aplicativo mais baixado de 2021 (656 milhões de downloads) e conta com mais de 1,1 bilhão de usuários ativos por mês. Pesquisas mostram que a rede social chegou pra ficar: se uma música viraliza na plataforma, logo faz sucesso no Spotify — mostrando que o alcance atinge outras redes sociais e aplicativos. 

O aplicativo do TikTok está disponível em 154 países, em 75 idiomas diferentes. Se você ainda está se perguntando se deve criar conteúdo para essa plataforma, acredito que a resposta é sim. 

Mas, antes de sair criando vídeos inspirados nos virais da plataforma, é preciso planejamento e estudo. Por isso, confira algumas dicas para destacar sua marca no TikTok. 

✍🏼 Dicas para arrasar nas redes sociais do seu ecommerce em 2022

Como usar o TikTok pra destacar sua loja virtual?

Agora que você já conhece mais sobre este aplicativo, veja 7 dicas para usar essa rede social no seu ecommerce. 

1- Defina como sua marca será apresentada

Escolha a forma de abordagem, linguagem e categoria de conteúdo que irá produzir. Por mais tentador que seja sair criando vídeos imitando os virais, a criatividade é um fator imprescindível na plataforma. Você pode se inspirar, nunca copiar.

2 – Aproveite as #Hashtags

A utilização de hashtags é importante em diversas plataformas, fazendo com que o conteúdo seja entregue para pessoas que se interessam pelo tema. No TikTok não é diferente, mas atenção: não use um volume muito grande de “hashtags”.  

Uma dica importante é que o limite da legenda na plataforma é muito curto, até 100 caracteres, use esse espaço para complementar o conteúdo do seu vídeo. 

3- Explore a ferramenta

O aplicativo conta com diversas funcionalidades incríveis, aproveite pra explorar todas elas. Um exemplo, seria a aba “Descobrir”, ela reúne as tendências do momento — as famosas “Trends”. 

Acesse esse conteúdo e use o espaço para interagir com outros usuários e se inspirar na criação de conteúdos com intuitos virais. Você pode observar as fontes, efeitos, filtros, etc. 

Segundo o centro criativo do TikTok,  “esses recursos nativos ajudam a manter seu conteúdo parecido com o nativo da plataforma, o que também pode ajudar a colocá-lo em mais páginas para você!”. Ou seja, sua empresa pode aparecer em mais buscas para os usuários. 

Outra funcionalidade do TikTok são os “duetos”: esse recurso permite ao usuário sincronizar um vídeo próprio com um vídeo original de outro criador. Essa é mais um jeito de se inspirar e produzir conteúdos legais para os “tiktokers”. 

4- Conta pessoal x conta da marca 

É sempre bom lembrar que o perfil da sua marca não pode se misturar com seu perfil pessoal. Isso ajuda a aumentar a credibilidade da sua marca, assim o cliente encontra informações sobre sua empresa e não algo da sua rotina pessoal. 

Isso não significa que você não deva aparecer, muito pelo contrário. Pesquisas mostraram que conteúdos contando a história da marca, formas de usar determinado produto ou processo de criação engajam bastante na plataforma. Então, abuse e use da sua criatividade. 

5- Crie conteúdos com boa qualidade

Para chamar a atenção dos usuários e aumentar a chance de aparecer na aba “Para Você” do aplicativo, invista em conteúdos com boa qualidade. Mas não se desespere. 

Não é necessário um equipamento de cinema para gravar seus vídeos (ainda bem, não é mesmo?). Você precisa apenas de uma boa iluminação, boa captação de áudio e um celular. 

Anote essa dica! Os primeiros 15 segundos do seu conteúdo precisam manter o usuário interessado, isso vai ajudar a prender sua atenção. Além disso, evite filmar no formato horizontal, conteúdos no formato vertical tem uma taxa de visualização 25% maior nos 6 primeiros segundos.

6- TikTok Business

Como no Instagram, no TikTok também existem diferenças de funcionalidades em contas profissionais. Com o TikTok Business, você tem acesso a métricas e dados importantes que te levam a conhecer seu público, o alcance do seu conteúdo e outros dados importantes para sua estratégia de marketing

É bem simples mudar sua conta para business, acesse o seu perfil e toque nos três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela. Depois, clique em “Gerenciar conta”, selecione a opção “Mudar para conta empresarial” e escolha a categoria que sua marca se encaixa. 

7- TikTok Ads

Essa é a plataforma de anúncios do aplicativo, com ela é possível segmentar a entrega do seu conteúdo e direcionar os usuários para seu ecommerce.

Os formatos disponíveis para criar os anúncios são vídeos e banners. Assim como a experiência do usuário no TikTok é única, a interação com anúncios patrocinados não poderia ser diferente. 

Um exemplo disso, são as CTAS clicáveis em anúncios de vídeo no feed que só podem ser clicadas após 5 segundos de visualização. Interessante, não é mesmo?

Outra curiosidade é que vídeos patrocinados não podem ser pulados. Diversas empresas já estão gerando resultados incríveis com a plataforma. No Brasil, a Doritos® é um case de sucesso com a campanha #LiveYourFreedom, que convidou pessoas para celebrar e viver a liberdade de ser quem são e querem ser. 

A campanha foi um grande sucesso, teve mais de 1,05 bilhão de visualizações, uma taxa de engajamento de 14,4% e um aumento de 16,4% na associação da marca com a causa LGBTQI+ — a única marca a experimentar esse aumento.

Use essas dicas para criar conteúdos originais e alcançar cada vez mais pessoas no aplicativo. O TikTok vai continuar crescendo e você pode fazer a sua marca crescer junto. 

Não sabe ainda por onde começar? Separamos 3 dicas para criar um plano de marketing de ecommerce